O seu portal de centros e museus de ciência

Pesquisas concluídas

Autor: Simões, Maria da Penha Caus
Grau: mestrado

Resumo
O presente estudo teve como finalidade analisar o ensino de ciências no cotidiano da prática educativa, com a intenção de identificar as brechas que se encontram nas relações cotidianas da escola tendo em vista a busca de uma prática pedagógica alternativa.
Baseando-se em conceitual proposto por Lefebvre (1981) e Heller (1989), a pesquisa baseou-se em metodologia qualitativa (observação, entrevista e análise documental). Desenvolveu-se em duas escolas públicas do Município de Vila Velha – ES, durante aproximadamente oito meses.
Conclusões do estudo apontam para o potencial que a cotidianidade escolar oferece para a prática renovada da educação, desde que revistas sejam as suas práticas instituídas (normas formais que regem a vida escolar, conteúdos e métodos de ensino, uso de recursos materiais etc).
Papel fundamental nessa reconstrução se deve a forma como os agentes educacionais  constróem sua subjetividade e a objetivam no contexto de sala de aula. A partir daí, são feitas as recomendações para futuros estudos.

Palavra-chave
Teoria do conhecimento

Orientador
Gonçalves, Obéd

Descrição Física
209 páginas

Tipo Material
Monografia DatDef 1992

Unidade
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo

Autor: Cardoso, Henrique Bezerra
Grau: mestrado

Resumo
Ambientes favoráveis onde o aluno possa desenvolver práticas experimentais satisfatórias para uma melhor compreensão dos fenômenos (como um bom laboratório) não se encontram disponíveis na grande maioria das escolas. O uso do experimento de baixo custo no ensino de Física apresenta-se, então, como uma excelente opção para estudos exploratórios, encontrando-se ainda longe de ser esgotado. Baseado no modelo de mudança conceitual (MMC), propomos a aplicação de uma metodologia na qual o experimento de baixo custo seja um fator motivador para a aprendizagem. Exploramos, baseado neste modelo, o tópico “movimento de queda livre dos corpos”. Nosso estudo mostrou que a metodologia adotada contribuiu, de forma positiva, para a aprendizagem possibilitando a ampliação conceitual dos alunos. Entretanto, a ocorrência de uma mudança conceitual, num sentido mais amplo, não foi possível de ser verificada no presente trabalho.

 

Palavras chave
Experimento de baixo custo; mudança conceitual

Orientador
Filho, Josué Mendes

Tipo Material
TESE DatDef 06/02/2003

Descrição Física
116 páginas

Unidade
Departamento de Física – Universidade Federal do Ceará

Autor: Massarani, Luisa
Grau: mestrado

Resumo
Levantamento e discussão sobre as atividades de divulgação científica desenvolvidas no Rio de Janeiro, na década de 20 deste século. No período, ocorreu intensificação dessas atividades, contando com grande engajamento de cientistas e acadêmicos. Foram identificados os principais atores desse processo e os meios de comunicação que utilizaram. Considerou-se ainda o pano de fundo das motivações, dos interesses e das perspectivas filosóficas e políticas sobre a ciência, que se refletiram no tipo de divulgação científica produzida no período

 

Tipo Material
TESE DatDef 1998

Unidade
ECO – Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Autor: Crespo, Telson Emmanuel Ferreira
Grau: mestrado

Resumo

Analisar o papel da Internet brasileira como instrumento de educação ambiental para conservação da água é o objetivo desse trabalho, pois, nos dias atuais, a água transformou-se na principal questão ambiental discutida por especialistas em todo mundo. O drama da escassez que já atinge 28 nações em todo planeta, o vergonhoso quadro sanitário mundial onde 1,4 bilhões de pessoas não possuem acesso a água tratada, enquanto, cerca de 2,9 bilhões não tem saneamento adequado, são tristes testemunhos da importância dessa discussão. A escassez da água combina fatores explosivos como o aumento populacional, a má utilização das fontes de abastecimento existentes e um modelo de desenvolvimento econômico altamente predador que juntos poderão “mergulhar” a humanidade numa crise sem proporções, onde a água será o motivo de futuras guerras. No Brasil, nossa aparente riqueza hídrica, é uma quimera muito distante do cotidiano de nossas metrópoles, onde os sinais dessa crise já estão presentes, além do eterno cenário da seca nordestina e de um quadro elevado de doenças transmitidas pela água contaminada. Novamente, a educação ambiental, surge como uma grande aliada para o processo de transformação que se faz necessário, nesse delicado momento que vivemos, mas como atingir tantos corações e mentes com as informações necessárias para um processo de transição na busca de um consumo sustentável da água. É indiscutível a eficácia dos novos meios de comunicação na disseminação de idéias e comportamentos, cada vez mais comuns num mundo globalizado, a Internet, em especial, vem revelando-se um instrumento fantástico para esse fim, e o Brasil é um dos países com maior crescimento no número de pessoas plugadas na rede. Diariamente, milhares dos nossos educadores acessam páginas e sites na busca de informações e materiais para suas atividades, fazem cursos e participam de listas temáticas nacionais e internacionais – inclusive sobre a questão da educação ambiental para a conservação da água (water education). Trabalhando sobre essa perspectiva, procuramos analisar a maioria dos endereços existentes sobre “water education” disponíveis na Internet mundial, selecionamos os melhores para compará-los com seus similares nacionais, e, nesse processo, contamos ainda com a participação preciosa de uma parcela dos nossos especialistas; conseguindo, assim, delinear um quadro consistente da utilização atual e das possibilidades futuras do uso da Internet como instrumento de educação ambiental para conservação da água e, conseqüentemente, de melhoria da qualidade de vida de nossas comunidades.

Palavras chave
Água; educação ambiental, internet

Descrição Física
160 páginas

Tipo de Material
TESE DatDef 01/12/2001.

Orientador
Philomena, Antônio Libório

Unidade
Fundação Universidade do Rio Grande

Acervo
Biblioteca Central / FURG

Autor: Tinoco, Sandra Carpinetti
Grau: doutorado

Resumo

Este trabalho investiga as mudanças nas concepções dos professores do ciclo fundamental, sobre ensino e aprendizagem de Ciências, quando sujeitos às propostas metodológicas levadas pelo curso: o conhecimento físico nas séries iniciais. Os dados para análise foram colhidos das respostas dos professores participantes aos questionários veiculados durante o curso. A análise dos dados baseia-se nos critérios da Teoria de Mudança Conceitual (Posner et al, 1982).

Assunto
Ensino de priemeiro grau; Ciências (estudo e ensino); ensino e aprendizagem

Chave
Ensino de ciências

Orientadora
Carvalho, Anna Maria Pessoa de

Descrição Física
113 páginas + anexos

Tipo de Material
TESE DatDef 09.11.2000

Unidade
FE – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca FE-USP

Autor: Cunha, Altair Lorencetti
Grau: mestrado

Resumo
Este trabalho utiliza-se de questionários, onde são propostas várias situações físicas, construídas com o objetivo de fazer emergir as concepções e os modos de raciocínio de senso comum dos estudantes sobre o fenômeno do atrito sólido seco, antes e depois deste receberem as primeiras instruções formais sobre este fenômeno, as quais ocorrem na 8ª série e ensino médio. Ainda, através de uma análise crítica dos livros textos mais utilizados na 8ª série, este trabalho propõe também verificar, qual a relação destes livros com o conhecimento de senso comum de estudantes e professores revelados pelo estudo. A análise dos resultados dos questionários permitiu explicitar um modelo estudantil sobre o fenômeno do atrito sólido seco, o “modelo de obstáculos”, que dava conta de um conjunto de resultados, colocando assim, em evidência, o modelo explicativo sobre a conceitualização do fenômeno e sua evolução, na população alvo do estudo. Outros resultados, paralelos a esse modelo, indicaram ainda, um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada e associados ao conceito de força e movimento e à aplicação da 2ª e 3ª leis de Newton. Por um lado, análise dos livros textos revelou que os livros analisados, os quais constituem a principal fonte de pesquisa e informação de alunos e professores, tendem a reforçar o conhecimento do senso comum desta população, não permitindo ou não contribuindo para que este seja colocado em questão e evolua para um modelo cientificamente aceitável do atrito.

Palavra-chave
Física (pesquisa); senso comum

Orientador
Caldas, Helena M. S. C. C. P.

Descrição Física
196 páginas

Tipo Material
Monografia DatDef 2000

Unidade
Programa de Pós-Graduação em Física – Universidade Federal do Espírito Santo

Autor: Corrallo, Marcio Vinicius
E-mail: corrallo@if.usp.br
Grau: mestrado

Resumo

Este trabalho teve como objetivos confeccionar, distribuir e analisar um software hipermídia utilizando como suporte 1a capacitação de professores de Física. O software consta de várias sugestões de atividades experimentais, construídas com material de baixo custo e de fácil obtenção, para um curso de Mecânica. Também possui links com assuntos relacionados e suporte para a construção efetiva das práticas. Dois tópicos foram debatidos e refletidos: a informática educacional e o uso do laboratório no ensino de Física. E, assim, mostramos as possibilidades e limitações destas metodologias na educação. Finalmente, distribuímos o software a professores de escolas públicas e particulares, por meio de disquete e internet, para que o analisassem e o utilizassem em seus cursos. A posteriori, enviamos um questionário para os professores voluntários, a partir do qual pudemos analisar a possibilidade do uso das experiências com materiais de baixo custo e as vantagens e desvantagens da utilização de um software para capacitação de professores a distância.

Assunto
Física geral

Palavra Chave
Capacitação de professores; informática na educação; laboratório a baixo custo

Orientador
Ferreira, Norberto Cardoso

Tipo de Material
TESE DatDef 17.04.2000

Unidade
IF – Instituto de Física – Universidade de São Paulo

Acervo
Exemplares na biblioteca IF/USP

Autor: Jurberg, Claudia
Grau: doutorado

Resumo

Este trabalho apresenta um ambiente para aprendizagem a distância na área de jornalismo científico, dirigido a profissionais jornalistas e estudantes de graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo.
A possibilidade de explorar novas tecnologias de informação e comunicação na construção deste modelo procura, por um lado, responder às limitações de tempo dos profissionais para dedicarem-se ao seu próprio aperfeiçoamento; por outro, visa experimentar novas formas de comunicação, avaliando suas potencialidades no processo educativo no campo da divulgação científica e, assim contribuir para mudanças qualitativas na produção de matérias e notícias de ciência, por meio de jornalistas capazes de refletir criticamente diante do fato científico.
Foi desenvolvido um ambiente na Internet, o site Ciência na Pauta, permitindo que o público alvo acessasse informações sobre a área de ciência, tentasse superar barreiras de tempo/distância, possibilitando o aprimoramento científico através da WWW e de seus serviços e no qual foi oferecido curso de Imunologia para Jornalistas. Além disso, o processo de criação do site privilegiou a construção de micro-ambientes acadêmicos virtuais: biblioteca online, agenda científica, quem é quem em ciência e tecnologia, quem é quem em jornalismo científico, quem é quem nas agências de fomento e galeria de laureados, com uma pequena biografia dos ganhadores do Prêmio Nobel em Imunologia.

O enfoque pedagógico do curso de Imunologia para Jornalistas baseou-se em teorias construtivistas de aprendizagem, ou seja, partiu do princípio de que o aprendiz é agente de seu conhecimento e constrói seus próprios significados de acordo com suas experiências e conhecimentos. A estratégia de comunicação utilizada procurou facilitar a interação, a circulação de informações e a reflexão sobre questões da área de imunologia. O modelo básico de abordagem do conteúdo do curso é o de “mudança conceitual baseada em conflito”, a partir da apresentação de uma questão central e da exposição do aluno às diferentes visões/facetas relacionadas, que foram analisadas e discutidas entre alunos/alunos, tutores/consultores, tutores/alunos e cientistas/alunos.

Tipo Material
TESE DatDef 2000

Unidade
Instituto de Ciências Biomédicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

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Autor: Freire, Cecília Yoshida
Grau: mestrado

Resumo

A questão central da presente dissertação é a investigação das principais dificuldades apontadas pelos professores polivalentes como obstáculos para o desenvolvimento da disciplina Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental. Nesse sentido, organizou-se uma coleta de dados junto a uma amostra de professores dos primeiros anos do ensino fundamental da Delegacia Regional de Educação – DREM/4 do município de São Paulo. Os dados obtidos foram organizados quantitativamente e, posteriormente, analisados, procurando identificar e relacionar as opinões emitidas pelos professores no que diz respeito à formação inicial e continuada, uso de materiais, uso de laboratório, currículo de Ciências e valorização do ensino de Ciências. A análise realizada aponta para a importância da formação do professor, tanto no período de formação inicial como na oferta de formação continuada. Dessa forma, consideramos urgente uma avaliação da situação dos cursos de formação, bem como um investimento em pesquisa para que o trabalho com Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental aborde aspectos que colaborem para a formação do cidadão.

Assunto
Ciências (estudo e ensino); formação de professores; educação

Palavra Chave
Ensino de ciências; ensino fundamental

Orientadora
Trivelato, Silvia Luzia Fratesci,

Tipo Material
TESE DatDef 01.09.2000

Unidade
FE – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca FE-USP

Autor: Pezzato, João Pedro
Grau: doutorado

Resumo
O presente estudo investiga as práticas construídas no contexto do cotidiano escolar por três professoras de Geografia que lecionaram em 5ª séries de três escolas públicas estaduais de Educação Básica da cidade de Maringá-PR, Brasil no ano de 1998. Na perspectiva da história das disciplinas, com a contribuição de Chervel, descreve-se a articulação entre os saberes de referência, a prescrição programática indicada pela proposta curricular oficial e os métodos de ensino adotados pelas professoras. O trabalho de campo utilizou-se dos recursos da etnografia e da coleta de depoimentos envolvendo as rememorações das professoras no que diz respeito às trajetórias de formação escolar e profissional. Os materiais impressos, como a proposta curricular e o livro didático, também foram descritos e analisados, pois serviram de referência para as professoras envolvidas. A contribuição de Habermas deu subsídios para a análise das interações ocorridas na escola, assim como as formulações de Lefèbvre contribuíram para os estudos das representações das professoras a respeito do ensino. Os resultados indicaram que foram escassas as práticas de ensino que contemplassem a construção e o desenvolvimento de conhecimentos geográficos e a efetiva verificação da aprendizagem por parte das professoras. Houve por parte das professoras e dos demais envolvidos com o trabalho pedagógico, crítica unânime a práticas como hoje estão ocorrendo na escola e demonstração da predisposição para adoção de outras mais adequadas. Tais sinalizações colocam em evidência a importância da interlocução com os profissionais que estão no limiar de mudanças da prática docente para que possam discutir o rumo das modificações e fortalecer a vontade política para melhoria da qualidade de ensino.

Assunto
Geografia (estudo e ensino); ensino e aprendizagem

Palavra Chave
Ensino fundamental

Orientadora
Penin, Sônia Teresinha de Sousa,

Imprenta
São Paulo, 2001

Descrição Física
302 páginas

Tipo Material
TESE DatDef 03.04.2001

Unidade
FE – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca FE-USP

Autor: Tatiana Baptista da Silva
Grau: monografia

Resumo
Identificação dos entraves que existem entre jornalistas, cientistas (pesquisadores) e a sociedade, que levam a uma “mistificação” da ciência e faz com que não haja uma perfeita comunicação entre as partes. A abordagem apoiou-se ainda, nos conceitos relacionadas ao jornalismo e á ciência e nas diversas dificuldades que permeiam a relação entre jornalistas, pesquisadores e a sociedade.

Palavra chave

Jornalismo científico; conceito de jornalismo científico e ciência; distinção entre nomenclaturas (difusão, divulgação e disseminação), entraves.

Orientador
Franciscato, Carlos Eduardo

Descrição Física
78 páginas

Tipo Material
Monografia DatDef 29/03/2004

Unidade
Departamento de Artes e Comunicação Social – Universidade Federal de Sergipe

Autor: Cury, Marilia Xavier (coordenadora)

Relatório dos resultados obtidos no trabalho de mapeamento e estudo de centros de ciências, solicitado pela Fundação Vitae à profa. Marília Xavier Cury (do MAE/USP) e colaboradores.

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Autor: Garcia, Nilson Marcos Dias
Grau: doutorado

Resumo
Este trabalho relata uma investigação realizada junto a uma empresa montadora de linha branca com o objetivo de identificar os assuntos de Física escolar presentes em sua linha de produção. Tratando-se de uma pesquisa realizada na fronteira entre dois campos, ao mesmo tempo que se apoiou em referenciais teóricos relativos à Educação e Trabalho, também necessitou de elementos pertinentes ao campo específico do Ensino de Física. Tomando como referência, num primeiro momento, a história da educação, principalmente no que concerne a sua relação com a produção industrial, e partindo do pressuposto de que o conhecimento presente no processo produtivo pode interagir com o conhecimento escolar, sem que para isso se estabeleça uma relação de dependência entre a indústria e a escola, a pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso e, por meio de visitas ao setor produtivo da Empresa, entrevistas com alguns de seus funcionários e análise de questionários por eles respondidos, consegui-se identificar os assuntos escolares de Física presentes no processo produtivo investigado. Entre outros aspectos, discutiu-se sobre os espaços em que ocorre a circulação desses conhecimentos, ressaltando-se tanto a escola quanto a fábrica, na qual assumiram especial papel os próprios colegas de serviço, os supervisores e os assim denominados “padrinhos”, funcionários com maior experiência que transmitem aos recém admitidos os conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional. Procurou-se também identificar o significado que o conhecimento de Física tem, tanto para o ingresso como para a manutenção no emprego, assim como para a operação de equipamentos de alta tecnologia incorporada. Finalmente, procurou-se ressaltar as possíveis aproximações entre o conhecimento escolar de Física e o conhecimento presente na produção da empresa investigada, além de serem também tecidas considerações a respeito das possíveis implicações dos estudos realizados.

Assunto
Física (estudo e ensino); trabalho e trabalhadores; ensino e aprendizagem

Palavra Chave
Ensino de física

Orientadora
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal,

Imprenta
São Paulo, 2000

Descrição Física
276 páginas

Tipo Material
TESE DatDef 19.12.2000

Unidade
FE – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca FE-USP

Autor: Biojone, Mariana Rocha
Grau: mestrado

Resumo
Aborda-se a comunicação científica juntamente com seu papel e os impactos que sofreu com o surgimento das redes eletrônicas de comunicação. Apresenta-se o periódico científico, independente de seu formato, como principal instrumento da comunicação da ciência, apresentando sua evolução e suas principais funções. Com base nessas funções discute-se as dificuldades enfrentadas pelos periódicos em formato impresso para suprirem as necessidades da comunidade científica e suas vantagens e desvantagens em relação àqueles em formato eletrônico. As vantagens desse novo formato são demonstradas através da discussão de diversas experiências de projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento de periódicos científicos eletrônicos. Discute-se, ainda, a tentativa de aplicação dos processos tradicionais de tratamento documentário no meio eletrônico e as novas possibilidades de tratamento através da aplicação de linguagens como SGML e XML e o surgimento de alternativas como os “open archives”.

Assunto
Redes e sistemas de informação

Palavra Chave
Comunicação científica; redes eletrônicas de comunicação; tratamento documentário; periódicos científicos.

Orientador
Kobashi, Nair Yumiko

Imprenta
São Paulo, 2001

Descrição Física
107 páginas

Tipo de Material
TESE DatDef 21.06.2001

Unidade
ECA – Escola de Comunicação e Arte – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca ECA-USP

Autora: Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Grau: doutorado

Descrição do autora

Bióloga, mestre em Microbiologia Aplicada e doutoranda do programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, sob orientação do Prof. Jorge Megid Neto, do Grupo FORMAR-Ciências. Coordena o curso de Ciências Biológicas da UNIFEOB, em São João da Boa Vista – SP e o Centro de Ciências BIOESPAÇO.

Descrição da pesquisa
Em função de ter assumido a gestão do Centro de Ciências BIOESPAÇO e tendo em vista a responsabilidade de trabalhar com professores do ensino Fundamental e Médio na área de ciências, decidi por elaborar uma pesquisa de doutorado que envolvesse a formação de professores em Centros e Museus de Ciências, no intuito de que futuramente, os dados desta investigação possam contribuir para a formulação de um programa de formação continuada de educadores no BIOESPAÇO.

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Autor: Ribeiro, Jocemar Regina Cotrim
Grau: mestrado

Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo o Projeto “Ensino de Ótica Moderna – Capacitação de Professores, Desenvolvimento e Demonstrações: Impacto no Ensino Público”, desenvolvido de forma conjunta pelo Instituto de Física da USP de São Paulo, Instituto de Física da USP de São Carlos, Estação Ciência e professores da Rede Pública do Estado de São Paulo, de setembro de 1997 a outubro de 1999. Os objetivos do Projeto são: Desenvolvimento de um kit óptico para o ensino fundamental e médio; Desenvolvimento de materiais didáticos de apoio; Aplicação do kit óptico em escolas públicas; Formação Continuada de Professores. Através da análise de cada uma das etapas do projeto, aplicado no Estado de São Paulo, é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Óptica.

Assunto

Currículos

Palavra Chave

Kit óptico; ensino de ótica; capacitação de professores; materiais didáticos; experimentação de fisica.

Orientador
Horowicz, Ricardo Josué,

E-mail: horowicz@if.usp.br

Tipo Material
TESE DatDef 13.03.2000

Unidade
IF – Instituto de Física – Universidade de São Paulo

Acervo

Biblioteca IF-USP

Autor: Gaspar, Alberto
Grau: doutorado

Resumo

Vamos, inicialmente, apresentar um breve relato crítico sobre a história dos museus desde suas origens até nossos dias. Complementando esse relato apresentaremos, a seguir, um pequeno histórico dessa instituição no Brasil voltado especificamente à área de ciências, o que nos dará indicações valiosas tanto em relação à concepção como em relação às funções educacionais dessas instituições.

Em seguida apresentaremos uma proposta de conceituação para um determinado tipo de museu ou centro de ciências a partir de uma discussão sobre educação formal, não-formal, informal e do conceito de alfabetização em ciências e, a seguir, uma revisão geral das diversas pesquisas realizadas nessa área, a partir das quais pretendemos encontrar subsídios para o nosso trabalho. Prosseguindo apresentaremos nossa proposta de adotar, como referencial teórico para a aprendizagem nestas instituições, a teoria de Vygotsky acrescida da contribuição de trabalhos mais recentes de alguns de seus seguidores. Finalmente apresentaremos o relato de nosso trabalho e nossas pesquisas no centro de ciências que dirigimos a luz das idéias até então expostas e, como conclusão, a seguir, uma antevisão de um museu ou centro de ciências que orientasse seu projeto e suas atividades em consonância com os pressupostos aqui apresentados.

Tipo Material
TESE DatDef 1993

Unidade
Faculdade de Educação – Universidade de São Paul

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Autor: Costantin, Ana Cristina Chaves
Grau: doutorado

Resumo

O presente estudo consiste numa reflexão e interpretação sobre o papel que os museus interativos de Ciência possuem enquanto espaços alternativos para a alfabetização científica da população.
Faz um breve apanhado histórico mundial sobre o surgimento dos primeiros museus de ciência; relata o processo de dinamização que estes museus sofreram, até o aparecimento, na década de 1960, dos primeiros museus interativos de Ciência.
Traça um paralelo do surgimento dos museus interativos de Ciência brasileiros; realizando uma retrospectiva histórica e crítica do primeiro museu deste gênero a surgir em nosso país: o Espaço Ciência Viva.

Tipo Material
TESE DatDef 2001

Unidade
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autor: Pinheiro, Cíntia Garrido
Grau: mestrado

Resumo
Este estudo procura investigar evidências de possíveis estruturas do raciocínio baseado no senso comum sobre o conceito de energia relacionado a eventos e processos em estudantes de 13-14 e 17 e 18 anos e também investigar os tipos de relações estabelecidas pelos mesmos em suas explicações sobre o porque dos eventos ocorrerem. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários que consistiam de 27 eventos e processos. Os estudantes foram solicitados a responder a perguntas relacionadas a alguns aspectos selecionados do conceito de energia e também explicar com suas palavras porque os eventos e processos selecionados dos conceitos de energia e também explicar com suas palavras porque os eventos e processos selecionados ocorriam. Os dados quantitativos foram submetidos a analise fatorial, cujo principal resultado foi à construção de um espaço fatorial de explicação tridimensional ortogonal comum para os dois grupos de alunos. As dimensões deste espaço de explicação estão relacionadas à maneira como os eventos e processos são interpretados pelos estudantes e são caracterizadas pelos extremos; Conservação vs. Não conservação. Disponibilidade vs. Não Disponibilidade e Transformações vs. Não Transformação. Os eventos e processos foram localizados neste espaço, mas suas posições diferem para cada grupo. Como resultado da análise qualitativa, pode-se dizer que de um modo geral, os eventos e processos se dividem entre aqueles que ocorrem devido a uma causa interna e aqueles que ocorrem devido a uma causa externa.

Palavra-chave
Física (estudo e ensino); energia; senso comum

Orientador
Fenacioli, Laércio

Descrição Física
213 páginas

Tipo Material
Monografia DatDef 2000

Unidade
Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal do Espírito Santo

Autor: Castro, Beatriz Aparecida Caprioglio de
Grau: mestrado

Resumo
O trabalho de pesquisa envolveu o estudo do Projeto de Educação Continuada realizado pela Estação Ciência, no ano de 1997, o qual fez parte do Projeto de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi coordenado na USP através da Faculdade de Educação. O projeto foi destinado aos profissionais ligados ao ensino fundamental e médio, porém, teve participação majoritária daqueles que exerciam a docência. O estudo teve com objetivo avaliar o projeto segundo as expectativas e necessidades apontadas por seus participantes, bem como, as influências que provocou e a sua utilização n trabalho pedagógico dos professores. Como parte da pesquisa, foi feito o acompanhamento de três cursos, que compunham o projeto, o que possibilitou verificar as aplicações do trabalho desenvolvido nestes, na prática dos professores em sala de aula e seus desdobramentos em outras atividades. O estudo procurou traçar os aspectos relevantes da concepção de formação continuada de professores como um processo permanente, que deve envolver os educadores do ensino fundamental e médio, a Universidade e políticas educacionais, valorizando e provocando mudanças na prática pedagógica dos professores.

Nota:  Ensino de Ciência. Modalidade Física

Assunto
Física geral

Palavra Chave
Física – estudo e ensino

Orientador
Hamburger, Ernst Wolfgang

Imprenta
São Paulo, 1999

Descrição Física
132 páginas + apêndice

Tipo de Material

TESE DatDef 15.04.1999

Unidade
IF – Instituto de Física – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca IF-USP

Autor: Valentim, Marta Lígia Pomim
Grau:  doutorado

Resumo

A política nacional de informação para a produção de bases de dados em ciência e tecnologia deve contemplar a geração, tratamento e disseminação da informação e do conhecimento. A infra-estrutura para a sistematização e consolidação da informação no país, depende essencialmente de financiamento e acompanhamento, bem como do interesse da iniciativa privada, no sentido de buscar estes recursos e estabelecer efetivamente um novo segmento produtivo no país denominado indústria da informação. A cultura brasileira em relação a consolidação de dados deve ser modificada, ou seja, informação deve ser entendida como insumo básico para o desenvolvimento técnico- científico do país. O estabelecimento de critérios de avaliação para produtores de bases de dados obterem esses recursos é fundamental. Assim como a confiabilidade das informações fornecidas por essas bases de dados deve ser objeto de avaliação contínua.

Assunto
Ciência da informação

Palavra Chave
Bases de dados (produção); disseminação da informação; tratamento da informação; ciência e tecnologia

Orientadora

Smit, Yohanna Wilhelmina,

Imprenta
São Paulo, 2001

Descrição Física
281 páginas

Tipo Material
TESE DatDef 20.03.2001

Unidade
ECA – Escola de Comunicação e Arte – Universidade de São Paulo

Acervo
Exemplares na biblioteca ECA-USP

Autor: Aguiar, Marcia
Grau: mestrado

Resumo
A preocupação de procurar um significado para o laboratório e investigar qual sua função dentro do papel da escola enquanto instituição social, norteou este trabalho. Na busca de resolver essa questão procurou-se esclarecer a idéia de educação que havia sido construída ao longo de anos de escolarização. Com base em alguns educadores, especialmente Dewey (1976) e Azanha (1976), aprofundou-se tanto o significado de Educação quanto a idéia de experimentação. Com a idéia formada do que seria uma boa participação da escola na formação de um cidadão, observou-se, na prática, como outros educadores trabalhavam no laboratório, se o sentido de educação de cada um estava transparente nas suas práticas dentro desse lugar, e se esse significado estava de acordo com a proposta de educação sugerida neste trabalho. Verificou-se que a maioria das escolas entrevistadas continuava com um ensino restrito apenas a atividades individuais, sem favorecer uma integração entre os alunos, e relacionando o laboratório a um lugar em que se reproduzem experiências que já ocorreram, desvinculadas de um significado para o aluno na atualidade. A partir destas considerações, esboçou-se uma proposta de se trabalhar com o laboratório de matemática em que se leva em consideração cada aluno como um indivíduo pertencente à sociedade e a escola como parte integrante da vida de cada um. Esse laboratório é a própria sala de aula que deve direcionar as suas experiências para uma mudança no conhecimento dos indivíduos, garantindo sempre a discussão de valores e que estes estejam presentes nas relações entre todos os indivíduos que atuam no laboratório.

As estratégias sugeridas neste espaço são: a problematização dos assuntos trabalhados, os jogos, os projetos e outros que busquem a continuidade do desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos científicos ao longo da escolaridade e que trabalhem com a escola como sendo uma parte da vida do aluno e não fiquem pensando em prepará-lo para o futuro sem um necessário enraizamento no presente. Dentro dessa proposta a transição do conhecimento adquirido no cotidiano para o conhecimento científico é um movimento constante e por causa disso não se deve esquecer da transformação que o mundo em geral está sofrendo com o avanço da tecnologia, especialmente com o computador. A informática e os espaços virtuais cada vez mais presentes nas casas estão proporcionando outros tipos de relacionamentos que antes eram impossíveis. Dificilmente, hoje, seria possível desconectar um estudo sobre o significado dos laboratórios nas atividades de ensino de uma investigação sobre a influência dos computadores na escola, sobretudo na criação de novos sentidos para a experimentação.

Assunto
Pesquisa educacional; educação

Palavra Chave
Laboratório de pesquisa

Orientador
Nílson, José

Imprenta
São Paulo, 1999

Descrição Física
210 páginas

Tipo Material
TESE DatDef 20.05.1999

Unidade
FE – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Acervo
Biblioteca FE-USP