O seu portal de centros e museus de ciência

Exposição e Programas

Vários museus brasileiros mantêm exposições e programas itinerantes abordando diferentes temas. Caso o seu museu, espaço ou escola tenha interesse em solicitá-los, entre em contato com as instituições para obter mais informações.

Instituição associada à ABCMC

Para maiores informações: http://www.espacociencia.pe.gov.br

Contato:  comunicacaoec@gmail.com 

Jogos e Acaso
Produzida pelo Espaço Ciência para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, cujo tema foi “A Matemática está em tudo”, une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades. O Jogo da Velha todos conhecem, mas na exposição o jogo ganha uma dificuldade a mais: é realizado em três dimensões. Em diferentes jogos de azar, como pedra, papel e tesoura; cara ou coroa; ou jogos de roleta, os visitantes poderão verificar como cálculos de probabilidade podem influenciar na “sorte”. Ou seja, de forma lúdica e interativa, a exposição revela que “A Matemática está em tudo”. Clique aqui para mais informações: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=11855

Fotos da exposição

 

A Ciência Alimenta o Brasil?

Conteúdo em atualização.

Fotos da exposição

 

Ciência Contra a Desigualdade 

A Ciência pode reduzir Desigualdade? A exposição, feita para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, utiliza experimentos científicos e atividades interativas para debater esse tema. Na abertura da Mostra, o visitante recebe dois objetos e tem a impressão de que um deles é mais pesado. Mas, ao por na balança, verifica que o peso é o mesmo. Ou seja, a Ciência pode oferecer instrumentos que vão além de nossos sentidos para ampliar nosso conhecimento sobre diversas coisas, a desigualdade por exemplo. E de posse de conhecimentos científicos, é mais fácil exigir políticas públicas para solução dos problemas. Três banquinhos, de alturas diferentes, podem deixar três pessoas do mesmo tamanho, ainda que elas sejam bem diferentes. Da mesma forma, a Ciência pode ser usada para diminuir as desigualdades, sem negar as diferenças. Em três mesas estão experimentos e atividades interativas para estimular a reflexão sobre desigualdades de renda, raça e gênero. Clique aqui para mais informações:

Fotos da exposição

 

Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável  

Conteúdo em atualização.

Fotos da exposição

Instituição associada à ABCMC

Para maiores informações: http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/exposicoes-itinerantes

Contato: expo.itinerante@ficoruz.br

 

EXPOSIÇÕES DE PEQUENO PORTE

Oswaldo Cruz: Médico do Brasil

A mostra busca aproximar o visitante do sanitarista Oswaldo Cruz, apresentando o médico que hoje é conhecido por dar nome à Fundação que atua na área de pesquisa e saúde.

Carlos Chagas

Elaborada em comemoração aos 90 anos da descoberta da doença de Chagas, completos em 1999, na mostra os visitantes podem aprender sobre a vida e a obra do pesquisador.

Manguinhos Revelado

Imagens produzidas na primeira metade do século XX integram a mostra, que expõe práticas de institucionalização da microbiologia no Brasil e ações pioneiras da administração federal na área de saúde pública.

Na Corda Bamba de Sombrinha

Como foi a luta por melhores condições de saúde no Brasil? A exposição busca responder algumas perguntas, mostrando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, economia e cultura do país.

A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil

Aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco no câncer e nas ações para o seu controle, enfatizando o diagnóstico precoce e as alternativas de tratamento e cura.

O Controle do Tabaco no Brasil: Uma Trajetória

Ilustra a sequência de embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX.

A Mulher e o Câncer do Colo do Útero

Traz informações para que a população conheça melhor esse tipo de câncer e suas formas de enfrentamento ao longo da história até os dias de hoje.

O Controle do Câncer de Colo de Útero no Brasil

Sintetiza a história do controle dessa doença no país, com imagens das ações educativas produzidas para campanhas de saúde pública, ao longo do século XX.

 

EXPOSIÇÕES DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Biodiversidade e Saúde

Voltada para o público a partir de 12 anos, a exposição provoca reflexões sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais.

Aedes: que Mosquito é Esse?

Que tal chegar a uma exposição e ser recebido por um mosquito Aedes aegypti gigante? A mostra reúne informações sobre a doença em universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado.

Pelos Caminhos do Sus

A exposição aborda a temática do SUS sob uma perspectiva crítica e lúdica. A intenção é desmistificar, informar e mostrar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde.

Pesos e Medidas: Vale Quanto Pesa?

A mostra identifica as primeiras formas que buscavam estabelecer parâmetros de equivalência entre elementos cotidianos, como por exemplo, o sistema métrico decimal e as balanças.

Aventura Pelo Corpo Humano

Voltada para crianças de cinco a oito anos, a exposição oferece aos visitantes descobertas sobre o corpo humano, como a chance de descobrir como determinados órgãos funcionam.

Nós do Mundo

Por meio de imagens, áudio, vídeos e atividades interativas, aborda temas como consumismo exagerado, degradação do meio ambiente, matrizes energéticas e desigualdades sociais.

Para maiores informações: https://saemuseunacional.com/material-de-emprestimo

Contato: colecaodidatica@mn.ufrj.br

 Coleção Zoológica

A Coleção Zoológica com mais de 1.500 lotes que representam os biomas brasileiros nos principais grandes grupos zoológicos. É composta por poríferos, cnidários, platelmintos, anelídeos, moluscos, equinodermos, peixes, répteis, anfíbios, aves, mamíferos, partes anatômicas e fetos humanos. O material encontra-se em meio líquido, taxidermizado ou montado em caixas de madeira. Esta coleção foi idealizada a partir de 1931 por iniciativa de Roquette Pinto, então diretor do Museu Nacional. Sua criação fazia parte de uma das suas várias estratégias para a difusão da educação no país e para o acesso da população ao conhecimento científico.

Coleção Geológica

Desde que o Planeta Terra foi formado há 4,5 bilhões de anos aproximadamente, diversos processos e eventos geológicos de formação de cadeias de montanhas, vulcões, oceanos e continentes vem ocorrendo ininterruptamente. Para ajudar a contar essa história, vestígios desses processos são registrados nos elementos naturais existentes desde o início da formação do nosso planeta: as rochas. Elas nos ajudam a contar cada momento da história do lugar onde vivemos, da configuração atual dos continentes ao surgimento e evolução da vida terrestre. Também é delas que tiramos a base da nossa atividade econômica e do desenvolvimento tecnológico, a partir da exploração de minérios e de materiais voltados à construção civil. E não podemos nos esquecer de dois elementos essenciais à vida na Terra: água e alimento. É nas rochas onde a água potável que consumimos fica armazenada (nos aquíferos) e é a partir delas que se formam os solos onde cultivamos nosso alimento. São mais de 450 exemplares dentre rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e alguns dos principais minerais formadores de rocha, além de kits de minerais com mais de 10 amostras pré-selecionadas.

Coleção Paleontológica

Desde a origem da vida até os dias atuais, incontáveis espécies, famílias e filos de seres vivos já habitaram o planeta Terra. Ao longo desses bilhões de anos, a vida passou por vários momentos de grande diversificação, se adaptando aos vários ambientes que se encontravam em constante mudança; e por momentos de declínio, quando houve extinções pequenas ou em massa.
Mas, que seres vivos eram esses? Qual era a aparência deles? Do que se alimentavam? E em que ambiente viviam? Essas e muitas outras perguntas são os motores da Paleontologia, área da ciência que estuda os fósseis, registros de vida antiga que ficaram preservados na rocha. Os fósseis contam toda a história do surgimento, adaptação e evolução da vida, como também o modo que determinados seres foram extintos. Unindo Geologia e Paleontologia, a história de nosso planeta se torna muito mais rica e encantadora aos olhos de um admirador. A Coleção Paleontológica, que conta com mais de 150 exemplares, dentre animais vertebrados, invertebrados e plantas.

Para maiores informações: https://inatel.br/centrodememoria/exposicoes-itinerantes

Contato: centrodememoria@inatel.br

Entre Memórias

Resultado da parceria entre o Centro de Memória Inatel e Museu História Delfim Moreira, integrou a programação do evento Memórias e Histórias Locais – Temporada Cultural do Museu e 2º Encontro de Pesquisadores do CMI, uma ação do Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz 2019. Baseada no livro “A rainha operária e sua colmeia negra”, do jornalista Jonas Costa, a mostra nos remete à singularidade de Maria Bonita.

História das Telecomunicações

É difícil imaginarmos nosso mundo sem utilizarmos as facilidades providas pelas Telecomunicações. Se não é possível imaginar como viveríamos hoje sem nos comunicar através do sistema de telefonia, imagine nossa civilização desprovida de ferramentas como a rádio difusão, as comunicações por satélite, ou sem as transmissões de dados pelas fibras ópticas que hoje conectam os cinco continentes. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel desenvolveu essa exposição, abordando as primeiras formas de comunicação utilizadas pelos homens. A mostra passeia pela história das principais personalidades das telecomunicações, implantação do telefone móvel, mergulhando na trajetória da evolução tecnológica desde o ano de 1844. A mostra é uma viagem pela história das telecomunicações.

Play Games

Com clássicos de diversas gerações do videogame, a Play Games Exposition permite aos visitantes conhecer consoles que encantaram gerações e fazer uma viagem pelo mundo dos games. Com cerca de 20 consoles, desde os antigos de bits até os mais avançados em alta definição, a exposição traz raridades como o Atari 2600, Intellivision, Sega Master System, Super Nintendo Entertainment System-SNES, entre outros clássicos. Displays dos principais personagens do mundo dos games recepciona o visitante para estimulá-lo a explorar a história das diferentes gerações do videogame. Passeando pela mostra, o público encontrará diversas curiosidades e pode se divertir tirando fotos nos painéis interativos que compõem a exposição.