O seu portal de centros e museus de ciência

Parcerias

Desde a fundação da ABCMC, em 1999, muito foi feito para intensificar o intercâmbio e a cooperação entre profissionais e instituições, estimular a criação de espaços científicos culturais em cada canto do país e fortalecer o diálogo com as instâncias responsáveis pelas políticas públicas na área de popularização da ciência.

Ao longo desses anos, todas as conquistas só foram possíveis com o compromisso de nossos associados e o fundamental apoio de parceiros que, como os centros e museus de ciências, acreditam e investem na luta incansável pelo acesso a informações científicas por todos os brasileiros.

 

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Os apoios do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, através da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, proporcionaram à ABCMC promover o intercâmbio entre os centros e museus de ciência de todo o Brasil, com troca de experiências, divulgação de atividades e projetos realizados nas instituições associadas. Com esses recursos foi possível implementar o Portal ABCMC, um projeto de popularização da ciência com o uso de novas tecnologias e realizar eventos integradores, como as diversas edições do Circo da Ciência, simpósios, mesas-redondas e assembleias nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, assim como Encontros Nacionais de Centros e Museus de Ciência.

 

VERCIÊNCIA

VerCiencia

O Ver Ciência (http://www.verciencia.com.br/) promove e incentiva a disseminação da cultura científica por meio da televisão, da internet e de outras tecnologias audiovisuais. Desde 1994, o projeto proporciona acesso, especialmente do público infantojuvenil, aos mais atraentes programas de divulgação científica, com produções nacionais e internacionais. Dessa forma, estimula o debate e a reflexão sobre os grandes temas da ciência e da tecnologia.

Nesse engajamento de ‘inclusão social pelo conhecimento’, o Ver Ciência faz parceria com a ABCMC na caravana de atividades audiovisuais que percorre, anualmente, os centros e museus de ciência de todo o país, com especial ênfase nos temas e períodos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.