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Material Didático

Materiais de apoio ao ensino de ciências, elaborados pelos Centros e Museus associados à ABCMC.
Para informações de cada trabalho, clique no título.

Este objeto, construído em madeira de balsa e que usa como alimentação pilhas comuns, simula um braço robótico com os movimentos de rotação, em torno do eixo de sua base e verticais pra cima e para baixo.
Os braços robóticos talvez sejam o maior símbolo da automação no mercado mundial por definirem de forma geral a independência de um trabalho em série, em relação a interferência do homem, via computador.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

Permite demonstrar a formação de múltiplas imagens em espelhos.

Informações
(85) 288-7375 / (85) 288-7376.

Outra aplicação dos estudos de ótica é a câmara escura. Com esse experimento, é possível se ter uma idéia de como as imagens se formam no globo ocular e mostrar para o aluno que as imagens que vemos são formadas de acordo com a incidência dos raios de luz.
Como funciona: em uma caixa de sapato preta, fazemos um furo de um lado e do outro um outro fura menor. No meio da caixa, coloca-se uma espécie de um quadro de papel manteiga, ou um outro papel desse tipo. Os raios de luz entram pelo orifício da frente (na figura) e formam a imagem no anteparo colocado no meio da caixa. Olhando-se pelo outro furo, pode-se ver que esta imagem formada está invertida.
Veja que, utilizando cálculos simples relacionados às distâncias envolvidas com a câmara escura, o professor pode levar os alunos a uma aula de campo e medir o diâmetro do Sol.

Informações
Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

Uma fantástica máquina de guerra que ajudou a derrubar e formar grandes reinos de varias épocas. O objeto feito no LACTEA simula uma dessas máquinas, utilizando-se de ratoeiras e corpo de madeira devidamente adaptados. Faz lançamentos em ângulos de zero a 90 graus.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

A Seara da Ciência transferiu para um CD a exposição permanente que disponibiliza no seu salão de exposições onde é possível observar a trajetória da Medicina por meio de pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, litografias, ilustrações, radiografia, entalhe em madeira e documentos históricos. A exposição é dividida em seis partes: medicina e caricatura, doença, o médico, cirurgia, educação e terapêutica. As ilustrações desta exposição foram cedidas pelo Instituto Wellcome para a História da Medicina (Wellcome Institute for the History of Medicine, The Wellcome Trust), Londres.

Informações
(85) 288-7375 / (85) 288-7376.

Com o CD é possível visualizar a tabela periódica e descobrir informações clicando nos elementos. A partir de um clique, são encontrados dados como o
símbolo e o nome do elemento, a origem do nome, seu significado, o peso e o número atômico, o nome do descobridor do elemento, o ano do descobrimento, em que é aplicado e o elemento em estado natural.

Informações
(85) 288-7375 / (85) 288-7376.

Um protótipo que demonstra o funcionamento de uma cerca elétrica comum, similar às usadas em residência, com a diferença de usar para seu funcionamento uma bobina de ignição de automóvel e um circuito oscilador de tensão.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

O principio de funcionamento é o mesmo dos espelhos parabólicos côncavos; ou seja, as ondas sonoras incididas no parabolóide de um refletor convergem para o foco do mesmo, concentrando a energia da onda. Do mesmo modo, uma onda sonora emitida a partir do foco de um dos refletores será refletida pelo mesmo. Se os dois refletores, A e B, estão alinhados no mesmo eixo, uma fonte sonora colocada no foco do refletor A será captada no foco do refletor B, se não houver anteparos entre os dois. Considerando que uma pessoa no foco do refletor A seja a fonte sonora, e uma pessoa no foco do refletor B seja o receptor, e vice versa, estas duas pessoas poderão se comunicar mesmo falando baixo, aos cochichos.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

O experimento foi criado para permitir a observação de um cone duplo em relação ao comportamento do cilindro. Quando são colocados na parte superior e inferior
do trilho, os sólidos se deslocam em direções contrárias. O cilindro encontra, na parte inferior, a posição de menor energia potencial para o seu centro de massa. Com o cone duplo acontece exatamente o contrário, pois à medida em que ele sobe, o seu centro de massa desce, encontrando assim sua posição de equilíbrio.

Informações
(85) 288-7375 / (85) 288-7376.

Compostos de peças plásticas flexíveis que permitem a montagem de ácidos nucléicos e de moléculas de DNA, simulando sua duplicação e o processo de transcrição, e compondo a molécula de RNA mensageiro a partir do molde da fita de DNA.
Este kit vem acompanhado de duas outras ferramentas, o disco de nucleotídeos e aminoácidos, usados para auxiliar no aprendizado das características bioquímicas dos nucleotídeos e no estudo dos aminoácidos e suas fórmulas estruturais. Além disso, em seus versos encontramos a tabela do código genético que, após a montagem do RNA mensageiro, o estudante a utiliza para simular a síntese de uma proteína. Público: ensino médio e graduação.

Polígono de Nucleotídeos

Composto por octógonos superpostos e giratórios, mostra, quando girado, informações dos diferentes nucleotídeos. Público: ensino médio e graduação

 

Disco de Aminoácidos

Composto por discos giratórios sobrepostos que fornecem informações sobre os aminoácidos, suas fórmulas estruturais e nomenclaturas. Público: ensino médio, graduação e pós-graduação.

Contato
CBME/CDCC
Leila Maria Beltramini
Tel.: (16) 273-9837
E-mail: leila@if.sc.usp.br

Dispositivo mecânico para demonstração de efeito ótico.
Um curioso objeto que mostra, de uma forma lúdica, a interrupção visual quando duas ou mais fontes emitem condições para visão quase simultaneamente; por exemplo; quando uma câmara filma um monitor cuja freqüência de varredura não é a mesma da câmara, aparecem aquelas faixas pretas.
O objeto possui seis polias de madeira divididas em três eixos com duas cada, relacionadas por uma tira de borracha, similar as de Panela de pressão, e dispostas verticalmente ao longo de uma estrutura em ‘U’ voltada para base. Uma da polias, ao girar, transmite movimento para as outras, segundo uma relação de transmissão adequada para conseguir um grande aumento da velocidade ao final do sistema.Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

O trabalho divulga a descoberta original, feita por alunos do CEFET-MG, de que o artista Jean Baptiste Debret, na famosa pintura Pequena Moenda para fazer caldo de cana,  registrou de forma incorreta  o funcionamento do mecanismo de moagem. Através de modelo funcional em escala da moenda, propicia-se ao público uma simulação interativa da situação retratada na obra, facilitando-se a compreensão do equivoco do artista. Na experiência, o público percebe claramente a impossibilidade de introduzir a cana entre os cilindros de moagem de forma como fazem os escravos da pintura. A verificação de que os sentidos reais de rotação das engrenagens não permitem a realização da situação retratada torna clara a razão do nome “Erro de Debret”.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

Foi desenvolvido pelo professor Antônio Ornelas da Usina Ciência – UFAL. As idéias experimentais, em grande parte, foram desenvolvidas pelo próprio autor em conjunto com os estudantes da Licenciatura em Física da UFAL. Este projeto consta de um livro e do Kit com equipamentos simples, normalmente encontrados com facilidade no comércio.A idéia foi possibilitar ao professor e a escola, na ausência de recursos didáticos, uma atividade experimental direcionada para atender às recomendações da nossa reforma de ensino.

Nesta primeira edição, os experimentos e os recursos abordam conteúdos clássicos de mecânica, de calor, de óptica, de eletricidade e magnetismo.Fazem algumas inserções na Física moderna, quando tratam de descrever o funcionamento de alguns componentes eletro-eletrônicos. No kit compacto elaborado, só constam os principais instrumentos de medidas e equipamentos, com a característica de serem materiais de pequeno porte. Os recursos de grande porte, como os suportes de fixação, podem ser construídos ou buscados em adaptações na própria sala de aula. Cada experimento tem um roteiro, com ilustração, que orienta seu uso.

Contato
Tel.: (82) 221-8488
E-mail: usina.ciencia@fapeal.br

Objetivo
A Experimentoteca é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental da mesma maneira que uma Biblioteca Pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso, em sistema de empréstimo sem custos. Portanto, ela funciona como um laboratório escolar intensivo, visto que pode ser usada fora de salas de laboratório específicas, ou seja, dentro da própria sala de aula.

Público-alvo
A Experimentoteca destina-se a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, podendo ser adaptada a outras faixas etárias. Há também equipamento específico para Física e Química do ensino médio.

Acervo
A Experimentoteca completa é constituída por 74 itens. É formada basicamente por material experimental ou demonstrativo, além de filmes para vídeo, mapas, modelos e jogos. O material experimental possibilita a experimentação por parte dos alunos, havendo material para 10 equipes de alunos trabalharem simultaneamente sobre cada tema.

Informações
Os professores de São Carlos (SP) e região, podem solicitar o material pelo telefone (16) 273-9772; ou pessoalmente, de 3ª a 5ª feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, com Vanilde de Fátima Bongiorno.
E-mail: fatima@cdcc.sc.usp.br

O projeto integra tecnologia e arte num instrumento musical em que feixes de laser substituem as cordas. Basta interromper com os dedos um dos feixes para ouvir um tom musical, como acontece quando se tocam as cordas de uma harpa acústica. No interior da montagem, um circuito eletrônico de controle encarrega-se de perceber a ação do usuário sobre cada um dos feixes de laser e dar sinal para que um circuito de geração de tom produza o som que é emitido pelo alto-falante do instrumento.Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

Composto por peças plásticas flexíveis que, quando montadas, representam estruturas espaciais de moléculas de proteínas. Facilita a compreensão das estruturas tridimensionais de proteínas e o entendimento dos fatores que contribuem para suas diversidades estruturais e funções. Público: graduação e pós-graduação.

Contato
CBME/CDCC
Leila Maria Beltramini
Tel.: (16) 273-9837
E-mail: leila@if.sc.usp.br

Kits de vertebrados, ichinodermata, mollusca, Chelicerata e cnidária. Materiais avulsos com Répteis (serpentes, tartarugas, lagartos), peixes (raias, cações,peixes ósseos), embriões de alguns mamíferos (porco, vaca, homem, gambá, gato, rato) e aves (urubú), aves diafanizadas, , girinos de rã, miriápodes (lacraias), quelicerados (aranhas, opiliões, ácaros), cnidários (medusas, corais), moluscos (lulas), equinodermos (ouriços, anêmonas), algas, entre outros.

Informações
Fernando Antonio Sedor
Tel: (41) 361-1628

Coleção didática de materiais fósseis composta de aproximadamente 50 exemplares que podem ser modulados em kits dependendo da necessidade do professor ou do aluno. Estes exemplares representam diversos períodos e grupos biológicos.

Informações
Fernando Antonio Sedor
Tel: (41) 361-1628

Desenvolvido especialmente para o professor de ensino médio realizar aulas práticas de Microbiologia. No kit, há materiais necessários para a realização de experimentos com protozoários, bactérias e fungos.  Acompanha uma estufa desmontável cujas dimensões a tornam suficiente para manter a temperatura ideal para o crescimento de microorganismos e um manual que ensina o uso dos materiais e a realização de vários experimentos. A finalidade é motivar o professor para que trabalhe com pesquisa em sala de aula e obter melhor desempenho dos alunos.

Informações

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155
museumicrobiol@butantan.gov.br

O kit é dirigido ao público infantil, a partir de 7 (sete) anos. A finalidade é apresentar à criança noções de Microbiologia, higiene e assepsia através de experiências simples relacionadas ao cotidiano. Acompanha manual de instruções.

Informações 

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155

museumicrobiol@butantan.gov.br

O kit tem por finalidade  ensinar noções de probabilidade e relacioná-las à epidemiologia, que estuda os dados colhidos na população e prevê o perigo do aparecimento de epidemias e a eficácia das vacinas. Indicado para jovens a partir de 14 anos. Acompanha manual de instruções.

Informações

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155

museumicrobiol@butantan.gov.br

O kit permite estudar as estruturas tridimensionais de cristais, construir modelos e constatar seu efeito sobre a luz polarizada. Ao entender este fenômeno, que permitiu desvendar a estrutura tridimensional da molécula de DNA, em 1953, o aluno compreende melhor a organização dessa molécula que existe em todos os seres vivos, inclusive nos microrganismos. Indicado para jovens a partir de 15 anos. Acompanha manual de instruções.

 

Informações

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155

museumicrobiol@butantan.gov.br

Indicado para crianças e jovens. O kit possui um manual que narra a história do “Clube de Ciências Ybitatá” formado pelo professor e alguns de seus alunos mais interessados em aprender ciências. A cada dia, um mistério é desvendado através da realização dos experimentos. Estes mistérios são apresentados pelos próprios integrantes do Clube e nada mais são do que situações do cotidiano de cada um. O objetivo é que crianças e jovens percebam que estarão fazendo ciência ao satisfazer sua curiosidade procurando uma possível explicação para entender um determinado fenômeno.

Informações

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155

museumicrobiol@butantan.gov.br

InformaçõesIndicado para crianças e jovens. Este kit oferece uma série de atividades lúdicas com a utilização de espelhos e de materiais que entre outras coisas permitem a montagem de um caleidoscópio. Por meio da realização dos experimentos o jovem pode entender simetria, noções de conjuntos até chegar às chaves de classificação. Quase um milhão e oitocentas mil espécies já foram identificadas, mas é provável que essa quantidade não chegue a 10% do total de espécies vivas sobre a face da terra. Os insetos representam a metade dos seres conhecidos. Cerca de milhares de seres, principalmente microrganismos foram descobertos nos últimos anos. Cada vez mais é necessário conhecer essa biodiversidade para a preservação do meio ambiente, pois as diferentes espécies são o testemunho da história antiga e recente do planeta Terra.

Av. Vital Brazil 1500

CEP: 05503-001

São Paulo, S.P.

Fone: (11) 3726-7222 – ramal: 2155

museumicrobiol@butantan.gov.br

Você lembra da experiência de Newton com dois prismas?
É um exemplo das possíveis SOMAS de cores. Mas, não é necessário usar todas as cores visíveis para obter o branco. Basta usar três cores, ditas primárias: o vermelho, o azul e o verde. Projetando, sobre uma tela branca, feixes de luz com essas três cores primárias, observamos que a soma delas, no centro, é branca. A soma do vermelho com o verde é o amarelo e assim por diante. Qualquer cor visível pode ser obtida somando essas três cores, variando adequadamente a intensidade de cada uma delas. Na verdade, com essas três cores conseguimos cores que nem estão no espectro solar, como o marrom. Isso é usado na tela da televisão. Se você olhar bem de perto verá que a tela é coberta de pontos com apenas essas três cores. Vistos de longe, os pontos se mesclam e vemos toda a gama multi-colorida. Aliás, neste exato momento, todas as cores que você vê em seu monitor são a soma dessas três: vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, RGB).

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

Propõe uma nova abordagem para o ensino de um tema específico da Química, levando em consideração várias recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para este ensino. A proposta  visa contribuir com o professor de Química no tratamento de um tema atual e relevante através da utilização de um Kit de materiais didáticos cuja utilização em sala de aula permitirá a exploração de vários conceitos e conteúdos fundamentais no estudo da Química.

O Kit  inicia efetuando um  histórico do uso dos metais pelo ser humano, de onde e como eles podem ser obtidos, seu uso no cotidiano e sua importância para a economia do País.
O kit “Os Metais” é composto de:

– Sete transparências:

  • Principais minérios metálicos, ocorrências no mundo, principalmente no Brasil;
  • Tecnologia da extração dos metais de suas fontes naturais e de sua preparação (Metalurgia);
  • Ilustrações do modelo microscópicas das ligações metálicas;
  • Tabela periódica atualizada, destacando os metais ;
  • Principais  ligas metálicas ;
  • Diferenças de propriedades dos metais responsáveis pela determinação de suas diversas utilizações;
  • Tabelas especificando os tipos de metais economicamente importantes, os minérios dos quais eles são extraídos, época em que eles foram descobertos, propriedades físicas  principais,  utilizaçoes, estados brasileiros ricos em minérios metálicos, produção brasileira dos principais metais.
  • Tabelas especificando algumas ligas metálicas, composição,  propriedades, usos no cotidiano e também algumas  ilustrações de utilização de ligas metálicas de importância econômica.

– Conjunto com sete tabelas plastificadas

Para facilitar a realização de trabalhos em grupo, as transparências foram reproduzidas em papel e plastificadas, transformando-se assim em tabelas, o que facilita o manuseio pelos alunos.

– Dois pôsteres
Um pôster apresenta a tabela periódica dos elementos químicos, com destaque para os metais. O outro apresenta o mapa do Brasil com destaque para as incidências de jazidas de minérios metálicos e um esquema explicativo da crosta terrestre.

– Mostras de alguns minérios, metais e ligas metálicas economicamente importantes

A coleção contém os seguintes metais, minérios e ligas metálicas: Alumínio, chumbo, estanho, cobre, magnésio, ferro através de ligas como aço carbono, aço galvanizado, inox escovado e  inox polido e também outras ligas como o latão (mistura de cobre e zinco) e bronze (mistura de estanho e  cobre) e alguns minérios  tais como hematita, pirolusita , magnesita.

Material necessário para realização de três experimentos

1o Experimento:  Do que depende o enferrujamento?

2o Experimento:  Verificando as propriedades dos metais

3º Experimento: Como identificar um material

Contato
Tel.: (82) 221-8488
E-mail: usina.ciencia@fapeal.br

Uma forma simples de se mostrar que a terra realmente gira sem precisar ter que ir à lua.

Materiais individualmente desconsiderados como um CD estragado, um pedaço de madeira devidamente adaptada, alguns metais, um cordão, um motor de carrinho de brinquedo para girar a base e muita criatividade, dão forma ao objeto.

Informações
Prof. Paulo Cezar Santos Ventura
Coordenador do LACTEA
E-mail: pauloventura@lactea.cefetmg.br
Tel.: (31) 3319-5244

InformaçõesEssa experiência trata da eletrização. Veja que com ela, além de cargas elétricas e lei de Coulomb, o professor pode ainda trabalhar soma de forças leis de Newton.
Como funciona: a montagem consiste de uma bolinha de isopor, encapada de papel alumínio, presa numa linha bem leve, que por sua vez está amarrada numa haste.
O bastão que aparece na figura é um cano PVC. Pode-se eletrizá-lo atritando-o contra um pano de seda ou no próprio cabelo.

Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

A experiência permite mostrar ao aluno o fenômeno da ressonância, que muitas vezes não é tão bem compreendido simplesmente com a análise matemática usualmente feita em sala de aula.
Como funciona: os pêndulos são unidos através de um barbante principal, na horizontal. Ao colocar um deles em movimento, o aluno verá que o pêndulo com o mesmo comprimento deste irá também entrar em movimento (ressonância), e que os outros ficarão praticamente parados.
Veja que este experimento é de fácil confecção, o material é barato e fácil de se conseguir.

Informações
Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

O periscópio é um aparelho ótico usado em submarinos, por exemplo, que permite a visualização indireta de uma região.
Como funciona: com dois espelhos planos posicionados em um ângulo de 45 graus nas quinas do corpo do periscópio, conseguimos direcionar os raios de luz de forma que, olhando por uma de suas aberturas, é possível ver as imagens que chegam na outra.
Veja que esse é um bom exemplo de aplicação do estudo de reflexão em espelhos planos.

Informações
Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

A ponte hidráulica é uma forma bastante interessante de mostrar aos alunos uma aplicação do princípio de Pascal.
Como funciona: a parte móvel da ponte é feita com madeira de compensado e presa com uma dobradiça. São fixadas duas seringas descartáveis, uma de cada lado da ponte. Uma terceira seringa é ligada a essas duas por meio de uma mangueira de plástico. Veja que existe um dispositivo controlador de fluxo, que permite distribuir como quiser a quantidade de água em cada uma das seringas.
Antes mesmo de explicar o princípio de Pascal, o professor pode provocar os alunos a tentar explicar o funcionamento da ponte e, também, de outras máquinas hidráulicas utilizadas no cotidiano.

Informações
Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

Esse experimento muito simples consiste em duas seringas, uma (da direita) com a área muito maior que a outra.
Essa imagem é transposta para diagramas freqüentemente em livros de física para exemplificar o princípio de Pascal.
Com essa montagem, o aluno pode perceber claramente, ao empurrar a seringa menor, a facilidade com que conseguirá mover a maior; e, como era de se esperar, quando tenta empurrar a seringa com a área maior, sente dificuldade para realizar o movimento.
A partir da percepção desse fato pelo aluno, o professor pode mostrar matematicamente a explicação do princípio de Pascal, passando assim a idéia da modelagem científica.

Informações
Prof. Wanderson Pereira Schneider
Colégio Americano Batista –
Núcleo de Educação Orientada – NEO
Humanas – Vitória – ES
Professor usuário do programa Experimentoteca-UFES
E-mail: littlecatw@zipmail.com.br
Tel: (27) 3359-0894 / 9949-8338

O Projeto Relógio Solar, desenvolvido pelo Observatório Municipal de Diadema, é usado como um instrumento didático no ensino da Geografia, Astronomia e Ciências no ensino fundamental e médio.
A finalidade do projeto é explicar para estes alunos como ocorrem os dias e as noites, por que há estações diferenciadas no ano, os desiguais climas que ocorrem em regiões diferentes no globo terrestre, por que os pólos da terra são tão gelados, por que há diferenças muito grandes de horários entre alguns países, etc.
Para facilitar o aprendizado de Astronomia, Ciências e Geografia e sanar algumas dúvidas que perseguem os alunos ao longo dos anos, se decidiu usar um instrumento utilizado há milhares de anos na orientação geográfica e na marcação do tempo. Trata-se do relógio solar, verdadeiro laboratório a céu aberto (gnômon).
Este projeto está aberto, não só para a cidade de Diadema (SP), mas a outras cidades que tenham o interesse de implementar o ensino de astronomia, geografia e ciências em sua rede municipal de ensino.
Será oferecido no Observatório Municipal de Diadema ou na cidade interessada um curso para professores e será entregue o kit “Relógio de Sol” para ser utilizado com os alunos.

Contato
Observatório Municipal de Diadema
Tel.: (11) 4043-6457
E-mail: relogiosolar@bol.com.br

Produzido e realizado pela equipe da própria Seara da Ciência, o vídeo demonstra que a Química cerca o ser humano em todos os momentos. Enquanto usa o sabonete para lavar o rosto quando acorda, liga o fogão para fazer o café, sai de casa e pega um ônibus para ir à residência da namorada ou de lá vai à praia com ela até voltar para casa, o protagonista presencia fenômenos químicos ou participa de processos que são simultaneamente explicados por um professor, encenado pelo mesmo ator. Ao longo do dia, são identificados processos como combustão, ebulição, fermentação, fotossíntese, revelação, fixação e oxidação.

Informações
(85) 288-7375 / (85) 288-7376.