O seu portal de centros e museus de ciência

Museus no Exterior

Centros e museus estrangeiros, organizados por país de origem, que tratam de temas ligados à exposição de espécimes e ao estudo sistemático da natureza.

ÁFRICA DO SUL

Albany Museum
http://www.ru.ac.za/
Vinculado a Rhodes University, o museu consiste em seis construções: Natural Sciences MuseumHistory MuseumObservatory MuseumFort SelwynOld Provost e Drostdy Arch. O site apresenta informações sobre seus departamentos de pesquisa e coleções, além de programas educativos e publicações. O Makana Biodiversity Centre – MBC faz parte do museu e está voltado para a pesquisa, ensino, conservação e gerenciamento da biodiversidade da África. O visitante da página também tem acesso a dados sobre os espaços do museu e links para órgãos de divulgação científica.
Contato: B.deKlerk@ru.ac.za

AUSTRÁLIA

Australia´s Macleay Museum
http://www.usyd.edu.au/
O Museu Macleay foi fundado em 1893 e está vinculado à Universidade de Sydney – USYD (Austrália), tendo na história da ciência seu principal foco de atividade. O site, todo em inglês, apresenta as exposições temporárias em cartaz no museu (inclusive as realizadas no passado) e as coleções permanentes (que incluem vertebrados, entomologia, etnografia e instrumentos científicos). Disponibiliza ainda a coleção de fotografias históricas do museu e uma loja virtual em que é possível comprar as publicações do museu.
Contato: gbar6228@mail.usyd.edu.au

Australian Museum
http://www.austmus.gov.au/
Além de ter variadas coleções, Australian Museum incentiva pesquisas e publicações. O museu possui um centro de pesquisa, Australian Museum Audience Research Centre(AMARC), que auxilia no trabalho de produção e divulgação científica. No site, o visitante pode encontrar diversos assuntos como biodiversidade, fósseis, mamíferos e até uma ferramenta de busca. Explore apresenta páginas com informações para auxiliar estudantes, pesquisadores e educadores. Traz, ainda, apresentações interativas para crianças como Living colour e diversas atividades do museu.
Contato: http://www.austmus.gov.au/contact/index.cfm

CANADÁ

Canadian Museum of Nature
http://www.nature.ca/
Sediado em Ottawa, o Museu Canadense da Natureza é um patrimônio do Estado canadense. Seu acervo compreende mais de 10 milhões de espécimes divididos em 24 grandes coleções científicas nas áreas de Botânica, Ciências da Terra, Vertebrados e Invertebrados. O site é dividido em grandes seções que são identificáveis pela cor e contemplam os grandes eixos de atuação do museu: pesquisa, coleções, exposições ou calendário, por exemplo. Permite comprar as publicações editadas pelo museu e consultar on-line o catálogo da biblioteca. O site pode ser visitado em inglês ou francês.
Contato: questions@mus-nature.ca

Nova Scotia Museum of Natural History – MNH
http://museum.gov.ns.ca/mnh/index.htm
O Museu de História Natural da Nova Escócia, no Canadá, possui coleção de rochas e minerais, fósseis, plantas e animais, com enfoque nas espécies da região. O site permite acesso a sete volumes digitalizados sobre as mais importantes personalidades canadenses do passado e do presente: Canada Heirloom Series Web. Também podem ser encontrados programas educacionais.
Contato: museum-info@gov.ns.ca

ESTADOS UNIDOS

The Academy of Natural Sciences
http://www.acnatsci.org/
Fundada em 1812, a Academia de Ciências Naturais da Filadélfia (EUA) se intitula a mais antiga instituição científica do hemisfério ocidental. Esse museu de história natural tem na educação e pesquisa científica dois outros importantes focos de atividade. As coleções do museu abrigam cerca de 17 milhões de espécimes, que incluem o mais antigo esqueleto de dinossauro da América do Norte ou as mais antigas coleções de moluscos, peixes e plantas do Ocidente. Entre as seções do site, estão exposições on-line e páginas especiais com atividades para famílias e crianças. O site é apresentado em inglês.
Contato: webmaster@acnatsci.org

American Museum of Natural History – AMNH
http://www.amnh.org
Fundado em 1860, o Museu Americano de História Natural, em Nova York, tem grandes coleções relacionadas à antropologia, paleontologia, entre outros assuntos. O site traz exposições virtuais, filmes IMAX, além de programas especiais oferecidos para crianças, professores e famílias. O visitante da página também tem acesso a entrevistas com pesquisadores, projetos e links para bibliotecas virtuais.
Contato: http://www.amnh.org/museum/welcome/contact.html

Anniston Museum of Natural History
http://www.annistonmuseum.org
O Museu de História Natural de Anniston, Alabama (EUA), apresenta cerca de 2000 itens em exposição permanente em suas galerias. Seu site apresenta o acervo da instituição, que contempla temas diversos que vão do antigo Egito (a coleção inclui duas múmias) à natureza do Alabama, passando pelos pássaros norte-americanos. O site é todo em inglês e traz também a descrição das exposições permanentes do museu, uma página sobre sua história e um calendário de eventos por ele organizados.
Contato: info@annistonmuseum.org

Arkansas Museum of Discovery
http://www.amod.org/
Situado em Little Rock (Arkansas/EUA), o Museum of Discovery dispõe de uma coleção de 14.000 artefatos divididos em duas grandes seções: ciências da vida e da terra e história e antropologia. Seu site está disponível em inglês e oferece um panorama da coleção do museu e de suas exposições permanentes, sobre temas como as florestas do mundo ou os índios do Arkansas. A loja do museu e sua programação especial para grupos de visitantes também estão disponíveis na página.
Contato: mod@amod.org

Bishop Museum
http://www.bishop.hawaii.org
O Bishop Museum é um centro de disseminação de informações sobre o Hawai e o Oceano Pacífico, com importante programa de pesquisa e documentação da cultura e da história natural da região. O site dá acesso ao Hawaii Biological Survey, um inventário de história natural do arquipélago havaiano, que apresenta espécies nativas e não nativas da flora e da fauna, através de consulta em base de dados ou em arquivo de imagens.
Contato: webmaster@bishopmuseum.org

The Buffalo Museum of Science
http://www.sciencebuff.org/
As origens do Buffalo Museum of Science, situado em Buffalo (EUA), remontam ao século 19. Suas coleções contam com quase 700 mil espécimes nas áreas da arqueologia, botânica, entomologia, micologia, paleontologia e zoologia. O site do museu, todo em inglês, traz uma descrição das exposições temporárias e permanentes, que incluem salas sobre dinossauros, insetos ou o antigo Egito. O site apresenta ainda os departamentos e atividades de pesquisa do museu, além dos eventos e atividades por ele promovidos. A página apresenta, por fim, a Reserva Natural de Tifft, mantida pelo museu, e as possibilidades de excursões a esse parque.
Contato: jsmith@sciencebuff.org

California Academy of Sciences
http://www.calacademy.org/
Fundado em 1853, com o objetivo de examinar e estudar os recursos naturais do território americano, especialmente da Califórnia, é a instituição científica mais antiga do oeste americano. Composta pelos Natural History Museum, Steinhart Aquarium e Morrison Planetarium, traz em seu site informações sobre História Natural e suas áreas afins, eventos, atividades educacionais e publicações, como o CAS Newsletter.
Contato: acramer@calacademy.org

Carnegie Museum of Natural History – CMNH
http://www.clpgh.org/cmnh/index.html
O Carnegie Museum of Natural History propõe ao visitante uma jornada de descoberta pelo planeta Terra e a investigação da diversidade da vida, bem como ações de preservação ambiental. O site possui diversas atividades interativas, como visitas virtuais no Jurassic Classroom, Discovery Room Online, que acessa jogos e atividades, como os Dinossauros Impostores, Conheça os Besouros, Dinoscience, Dino-facts e a exposição Carnegie´s Dinosaurs: a world treasure.
Contato: cmnhweb@carnegiemuseums.org

Cincinnati Museum Center
http://www.cincymuseum.org/
O Cincinnati Museum Center reúne três museus da cidade de Cincinnati dedicados à difusão das ciências e da história regional: o Cincinnati History Museum, que conta o surgimento e evolução dessa cidade do meio-oeste norte-americano; o Cinergy Children´s Museum, que conta com nove galerias de atrações interativas para crianças de todas as idades; e o Museum of Natural History and Science, com atrações nas áreas de geologia, paleontologia e antropologia, entre outras. Além de apresentar uma descrição das atrações de cada um dos três museus, o site apresenta a programação da sala de cinema Omnimax sediada no complexo e o conjunto das coleções das instituições.
Contato: information@cincymuseum.org

Dallas Museum of Natural History – DMNH
http://www.dallasdino.org
Fundado em 1936, o museu conta atualmente com várias coleções, mobilizando, em torno de seus projetos e pesquisas, estudiosos de diversas áreas do conhecimento, tais como paleontólogos, geólogos, antropólogos e arqueólogos. O site apresenta programas educacionais, atividades para famílias, pesquisas, além de suas exibições, permanentes, itinerantes e virtuais. Também podem ser encontradas novidades sobre ciência e as publicações do museu.
Contato: info@dmnhnet.org

Denver Museum of Nature and Science
http://www.dmnh.org
O Denver Museum of Nature and Science (no estado do Colorado, EUA) existe desde 1900 e dispõe de 750.000 itens em suas coleções, incluindo espécimes, artefatos e documentos. Seu site, em inglês, apresenta as cerca de 20 exposições permanentes do museu – uma delas sobre a fauna da América do Sul – e exposições em cartaz e por vir. A programação da sala de cinema Imax, a loja do museu e os programas educacionais desenvolvidos pelo museu são outras atrações da página, que destaca ainda o projeto Odisséia Espacial, a ser implantado em 2003 e descrito como “o mais ambicioso da história centenária do museu”.
Contato: web@dmns.org

The Field Museum
http://www.fmnh.org
Criado em Chicago (EUA) para abrigar as coleções biológica e antropológica da Exposição Mundial Colombiana de 1893, o Museu Field de História Natural hoje é também um centro educativo e de pesquisa. O site traz uma introdução a suas dezenas de exposições permanentes e temporárias, divididas em grandes temas ligados a Natureza ou Cultura. Há também exposições on-line. Uma das peças da coleção do museu destacada no site é Sue, apresentada como o maior, mais completo e bem preservado esqueleto de Tyrannosaurus rex. A versão original do site é em inglês.
Contato: gborzo@fieldmuseum.org

Hastings Museum of Natural and Cultural History
http://www.hastingsmuseum.org/
O site do Museu de História Natural e Cultural de Hastings (Nebraska, EUA) é todo apresentado em inglês e descreve as galerias do museu, cujas atrações contemplam ciências como a antropologia, paleontologia, zoologia, entomologia, mineralogia e outras (as coleções contam ainda com itens como carros antigos, moedas e armas de fogo). O site apresenta também as características e a programação de duas atrações sediadas no museu: o Planetário J.M. McDonald (trata-se do primeiro do Nebraska) e a sala de cinema Imax. A página apresenta ainda os programas educacionais desenvolvidos pela instituição e permite fazer um tour virtual pelo museu.
Contato: hastingsmuseum@alltel.net

Humboldt State University Natural History Museum – HSU-NHM
http://www.humboldt.edu/~natmus/
Criado em 1989, o Museu de História Natural da Universidade Estadual de Humboldt (EUA) tem seu foco principal na natureza do norte da Califórnia. O acervo do museu inclui uma coleção de cerca de 2000 fósseis de todo o mundo, dos quais 500 são exibidos de cada vez. O site apresenta as diferentes exposições permanentes do museu (algumas com várias ilustrações), além de seus programas de educação científica, que incluem desde visitas guiadas até expedições pela natureza. O site disponibiliza ainda Nature of the Northcoast, publicação do museu sobre as espécies da região. O site é apresentado em inglês.
Contato: mlz1@axe.humboldt.edu

Kansas City Museum
http://www.kcmuseum.com/
O Kansas City Museum é um museu de história e história natural que integra o complexo de Union Station , antiga estação ferroviária que é um marco histórico de Kansas City (EUA). Seu site é parte integrante da página da Union Station. A página é toda apresentada em inglês e descreve a programação do planetário do museu, suas exposições temporárias e os eventos especiais ali organizados.
Contato: http://www.unionstation.org/contact.cfm

Milwaukee Public Museum – MPM
http://www.mpm.edu
Criado em 1882, o museu possui enormes coleções de objetos e espécimes que ajudam a interpretar a cultura e história natural do mundo juntamente com suas pesquisas, exibições e programas educacionais. O site traz fotos e informações sobre as exposições temporárias e permanentes divididas em áreas e assuntos como Living Oceans e Temples, Tells & Tombs. Em Collections & Research, pode-se descobrir mais sobre as pesquisas e projetos relativos a diversas áreas tais quais história, biologia, zoologia, botânica, entre outras. O visitante também encontra informações sobre os eventos do museu, filmes IMAX e materiais educativos como Eco-Explorers. Uma ferramenta de procura dentro da própria página pode ajudar a encontrar dados sobre algum assunto específico.
Contato: http://www.mpm.edu/contact/staffdir.html

National Museum of Natural History – NMNH
http://www.mnh.si.edu/nmnhweb.html
O National Museu of Natural History pertence à Smithsonian Institution. O Virtual Tour proporciona uma visita virtual às salas de exposição do Museu, que conta com um centro interativo de história natural, para estudantes. O site exibe exposições e atividades virtuais do Museu, como as mostras Crossroads of Continents e Global Warning. Em Portraits, acesso aos diferentes departamentos do Museu. Em Collections and Research Information, acesso às bases de dados das coleções do Museu.
Contato: info@info.si.edu

Natural History Museum of Los Angeles County – NHM
http://www.nhm.org
O museu trabalha com exposições e eventos para crianças, adultos e professores, além de pesquisas e coleções em História Natural. Sua missão é instigar o interesse e responsabilidade pela natureza. Em seu site, o visitante encontrará, além de informações diversas sobre as atividades, eventos e programas educacionais, partes dedicadas a diversos temas, como por exemplo: The Bird Site, que fala da vida dos pássaros e Cats! Wild to Mild, falando da anatomia e do comportamento dos felinos. O site ainda remete aos produtos desenvolvidos pela instituição.
Contato: info@nhm.org

Natural Museum of the Adirondacks
http://www.adknature.org
Situado na cidade de Tupper Lake, região dos Grandes Lagos e dos montes Adironracks, perto da divisa dos EUA com o Canadá, o Museu, criado em 1998, tem o duplo propósito de atrair o turismo e de dar apoio ao ensino da ciência. Suas atividades se concentram basicamente nos recursos naturais da reserva florestal que o cerca. Proporciona visitas orientadas e passeios ao ar livre a grupos escolares, conferências, exposições e ainda está desenvolvendo seus recursos interativos. Através do site, pode-se conhecer aspectos da flora e da fauna locais, além de outros detalhes sobre a região.
Contato: museum@adknature.org

Natural Science Center of Greensboro, Inc.
http://www.greensboro.com/sciencecenter
O Natural Science Center de Greensboro (EUA) é um museu de ciências com mais de 40 anos de história. Seu site, disponível em inglês, apresenta as principais atrações do centro, como a programação e o cronograma de exposições temporárias ou o zoológico mantido pelo museu. O site apresenta também a programação do planetário vinculado ao museu e os projetos de educação científica para público infantil promovidos pela instituição.

New Mexico Museum of Natural History and Science – NMMNH
http://www.nmmnh-abq.mus.nm.us/nmmnh/nmmnh.html
Vinculado a New Mexico Office of Cultural Affairs do New Mexico State Government, este museu tem por objetivo promover e auxiliar na compreensão da história natural da região através de pesquisas, coleções, além de apresentar exibições de espécies de dinossauros e fósseis. O site traz os programas e projetos educacionais, serviços e pesquisas. O site é todo em inglês.
Contato: webmaster@nmmnh-abq.mus.nm.us

Paleontological Research Institution – PRI
http://www.priweb.org/
Vinculado a The Geological Society of America e American Geological Institute , Paleontological Research Institution – Pri tem por missão incrementar e disseminar o conhecimento sobre a história e evolução da vida na Terra, priorizando a pesquisa e a educação. O site apresenta fotos e explicações sobre fósseis, ossos e esqueletos de suas exibições. A instituição mantém programas educativos que permitem a visita de alunos de escolas e universidades para oportunizar a experiência, o contato e o esclarecimento de dúvidas. O visitante da página tem acesso a dados de pesquisas, publicações e indicações de outros sites.
Contato: pn21@cornell.edu

Peggy Notebaert Nature Museum
http://www.chias.org
O Peggy Notebaert Nature Museum foi o primeiro museu de Chicago (EUA), criado em 1857 pela Academia de Ciências da cidade. Sua página na internet, construída em inglês, permite consultar as exposições em cartaz, permanentes e temporárias, e visualizar amostras dos cerca de 200.000 espécimes vegetais, animais e minerais das coleções do museu. O site conta também com uma série de exposições on-line com atividades interativas para crianças de diferentes idades, sobre borboletas, pássaros e outros temas. A página apresenta ainda os programas educacionais do museu, que incluem de oficinas a viagens de campo.
Contato: info@naturemuseum.org

The Putnam Museum
http://www.putnam.org
Fundado em 1867 em Davenport (Iowa), o Museu Putnam de História Natural foi um dos primeiros inaugurados nos EUA a oeste do rio Mississippi. Suas coleções contam hoje com cerca de 160.000 itens, entre espécimes e artefatos. A página do museu na internet está disponível em inglês e apresenta as exposições e atrações promovidas pelo museu, além de suas coleções permanentes. A programação da sala de cinema Imax e as atividades pedagógicas promovidas pelo museu são outras seções do site.
Contato: museum@putnam.org

Santa Barbara Museum of Natural History
http://www.sbnature.org
Fundado em 1916, o Museu de História Natural de Santa Barbara (Califórnia, EUA) tem onze salas de exposição. Seu site apresenta cada uma dessas salas que hospedam as exposições permanentes, que contemplam sobretudo a zoologia, a botânica, a paleontologia e a antropologia. Há também uma descrição detalhada e ilustrada das coleções do museu. O site apresenta ainda o Centro Marinho vinculado à instituição, as atividades pedagógicas do museu e sua loja de suvenires. É possível ainda fazer um tour virtual guiado pelo museu ou visitar a exposição virtual sobre os índios Chumash.
Contato: webmaster@sbnature2.org

The South Florida Museum
http://www.sfmbp.org
O South Florida Museum fica situado em Bradenton. Suas coleções, que têm cerca de 15.000 peças, contemplam paleontologia e arqueologia, a história da Flórida e dos primeiros povos que ali viveram. O site do museu, todo em inglês, apresenta as exposições do museu sobre temas como mastodontes ou homens arcaicos e os programas educacionais da instituição. A página descreve ainda o aquário mantido pelo museu, cuja principal atração é o peixe-boi Snooty. O site anuncia ainda os planos de reforma do planetário do museu, que estava desativado em março de 2003.
Contato: info@southfloridamuseum.org

St. Louis Science Center
http://www.slsc.org/
Estabelecido em St. Louis (EUA), o St. Louis Science Center tem o objetivo de incentivar o interesse pelas ciências e pela matemática. Seu site, todo em inglês, destaca na primeira página as exposições atualmente em cartaz no museu e oferece ainda diversas exposições apresentadas exclusivamente on-line, sobre genética ou ecologia, por exemplo. A página oferece também recursos on-line que professores podem adotar em sala de aula para crianças de idades variadas, com dicas de orientação pedagógica.
Contato: slscweb@slsc.org

Texas Memorial Museum – TMM
http://www.tmm.utexas.edu/
Criado para contribuir na conservação da história do Texas e na implementação do sistema educacional, Texas Memorial Museum é hoje vinculado a University of Texas – UT. No site, o visitante tem acesso a informações sobre coleções, laboratórios e exibições como Waltz Across Time, em que é feito um tour geológico até a atual paisagem do Texas. Education traz exercícios online, planos de aula, passeios e programas educativos. Online fun apresenta sugestões e atividades para jovens. Dentro do site, há uma ferramenta de busca para facilitar pesquisas.
Contato: tmmweb@uts.cc.utexas.edu

Utah Museum of Natural History – UMNH
http://umnh.utah.edu/
A história do Museu de História Natural de Utah, vinculado à Universidade de Utah, remonta a 1959. Hoje, suas coleções contam com centenas de milhares de espécimes e objetos nos departamentos de antropologia, biologia, geologia, paleontologia, malacologia e ecologia. O site do museu, todo em inglês, traz uma página para descrever os destaques de cada departamento das coleções, além de apresentar um panorama das principais peças em exposição. A página traz ainda os variados programas educacionais e recreativos que o museu organiza para crianças, adultos e famílias.
Contato: webmaster@umnh.utah.edu

Virginia Museum of Natural History – VMNH
http://www.vmnh.org
O Museu de História Natural de Virginia é uma agência vinculada à secretaria de recursos naturais desse estado norte-americano. Seu site tem versão apenas em inglês e apresenta as coleções do museu, que contam com 21 milhões de espécimes, e as atividades organizadas pela instituição, que incluem viagens de campo para escavações com o público leigo. A página apresenta ainda exposições virtuais (sobre dinossauros, flores e outros temas) e exposições itinerantes que o museu se propõe a organizar em outras cidades.
Contato: webmaster@vmnh.org

Yale Peabody Museum of Natural History
http://www.peabody.yale.edu
O Museu Peabody de História Natural pertence à Universidade de Yale (Connecticut, EUA) e foi fundado em 1876. Seu site, todo em inglês, apresenta as coleções da instituição, que começaram a ser formadas no início do século XIX e contam hoje com mais de 11 milhões de espécimes divididos em 14 departamentos. A página de exposições do museu apresenta as permanentes, temporárias e as exclusivas on-line, que incluem uma galeria de fósseis de invertebrados e o fóssil do mês. O site traz ainda informações sobre a história do museu e os eventos e atividades educativas ali organizadas.
Contato: peabody.webmaster@yale.edu

FRANÇA

Muséum National d´Histoire Naturelle – MNHN
http://www.mnhn.fr/
O Museu Nacional de História Natural de Paris é uma instituição científica que tem como missão a pesquisa e o desenvolvimento de coleções, a difusão de conhecimentos e o ensino no domínio das ciências da natureza e do homem. O Museu edita três periódicos especializados e mantém acessível, através do site, uma base de dados com informações sobre diversos temas científicos e sobre cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição.
Contato: murail@mnhn.fr

ITÁLIA

Museo di Storia Naturale di Firenze – MSN
http://www.unifi.it/unifi/msn/main_ita.htm
Vinculado a Università degli Studi di Firenze, o Museu de História Natural de Florença trata de assuntos como antropologia, botânica, geologia, paleontologia, entre outros. O site, com versões em italiano e inglês, traz fotos e informações sobre suas coleções e proporciona um pequeno passeio virtual, que exige tecnologia QuickTime. Também estão disponibilizadas informações sobre seu Jardim Botânico e a história do próprio museu. Há indicação de links para outros museus de história natural.
Contato: musminfi@cesit1.unifi.it

JAPÃO

National Science Museum, Tokyo
http://www.kahaku.go.jp/
A versão original do site do Museu Nacional de Ciência do Japão – cuja origem remonta a 1871 – é em japonês, mas há também uma versão em inglês. Nela, é possível conferir as exposições apresentadas nos três prédios que abrigam as coleções do museu, que abrangem zoologia, geologia, paleontologia ou antropologia. A página apresenta ainda os eventos e exposições temporárias em cartaz no museu, além das atividades de pesquisa e educação por ele promovidas. O site dá acesso por fim a uma volumosa base de dados com informações e imagens sobre espécies animais e vegetais, minerais, fósseis e outros itens.
Contato: webmaster@kahaku.go.jp

Osaka Musem of Natural History – OMNH
http://www.mus-nh.city.osaka.jp/
O museu – situado no jardim botânico do Parque Nagai – promove exposições sobre recursos naturais, o planeta e a vida, a evolução, a biodiversidade e a sua conservação, divididas em quatro salas. O site possui versões em japonês e inglês. A versão em inglês traz mapas e informações sobre as exposições, suas coleções e publicações.

PORTUGAL

Museu Nacional de História Natural
http://www.mnhn.ul.pt/
Vinculado a Universidade de Lisboa, o site do Museu Nacional de História Natural lista informações de Mineralogia, Geologia e Icnologia de Dinossauros. Traz ainda um ícone para a Revista Gaia e fornece acesso a outras publicações.

REINO UNIDO

Conoco Natural History Centre
http://www.abdn.ac.uk/cnhc/
O Centro Conoco de História Natural da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, é um centro de educação ambiental criado em 1995 com o patrocínio da empresa de energia Conoco. O centro promove cursos ligados à história natural para crianças e adultos e visitas educacionais a centros como o Jardim Botânico de Cruickshank e o Museu de Zoologia, ambos vinculados à Universidade de Aberdeen. O site, elaborado em inglês, traz informações gerais sobre o centro, relatos sobre visitas por ele organizadas e instruções para o agendamento de visitas ou cursos.
Contato: nat.hist@abdn.ac.uk

Oxford University Museum of Natural History
http://www.oum.ox.ac.uk/
O Museu de História Natural da Universidade de Oxford abriga as coleções científicas que essa universidade britânica acumulou ao longo de mais de três séculos de história. As coleções abrangem zoologia, entomologia, geologia, paleontologia e mineralogia. O site do museu é todo em inglês e apresenta um panorama das exposições permanentes e temporárias abertas ao público. A página descreve também as coleções do museu e algumas delas podem ser consultadas on-line, com a ajuda de bancos de dados eletrônicos. O site traz ainda páginas voltadas para crianças, além de apresentar a biblioteca do museu.
Contato: info@oum.ox.ac.uk

RÚSSIA

Naturhistoriska Riksmuseet – NRM
http://www.nrm.se/welcome.html.se
O Riksmuseet, museu sueco de História Natural, apresenta coleções de Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, Entomologia e o Planetário Cosmonova. O site fornece informações sobre as suas diversas coleções e mantém exposições virtuais . Pode ser consultado na língua inglesa.
Contato: myndigheten@nrm.se

SUÉCIA

Naturhistoriska Riksmuseet – NRM
http://www.nrm.se/welcome.html.se
O Riksmuseet, museu sueco de História Natural, apresenta coleções de Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, Entomologia e o Planetário Cosmonova. O site fornece informações sobre as suas diversas coleções e mantém exposições virtuais . Pode ser consultado na língua inglesa.
Contato: myndigheten@nrm.se

SUIÇA

Musée d´histoire naturelle, Fribourg, Suisse
http://www.etatfr.ch/mhn/
Na Suíça, Musée d´histoire naturelle foi fundado em 1823. Seu site apresenta sete seções de exposições permanentes, além das mostras temporárias que estiveram em cartaz desde 1995. Traz também o acervo da coleção do museu, dividido nas áreas de Botânica, Geografia, Geologia/Paleontologia, Mineralogia e Zoologia. Na versão original em francês, permite consulta eletrônica a um herbário da flora da região e apresenta uma atividade ecológica do museu: o centro de socorro a animais selvagens doentes ou feridos. Há também versões do site em inglês, alemão ou italiano.
Contato: Museehn@fr.ch

Natural History Museum, Berne – NMBE
http://www-nmbe.unibe.ch/
O Museu de História Natural de Berna (Suíça) foi fundado no início do século XIX pela Comunidade Burgher de Berna. Suas coleções principais contemplam a geologia e zoologia. O site apresenta as coleções de minerais e de animais vertebrados e invertebrados, com inúmeras fotos ampliáveis, e permite fazer um tour virtual ilustrado, conhecendo a história do museu. O internauta pode, ainda, visitar uma coleção de cartazes de antigas exposições. A versão original do site é em inglês, mas algumas páginas – sobretudo a programação atual – estão disponíveis apenas em alemão.
Contato: contact@nmbe.unibe.ch

Fonte: 
Biblioteca Virtual de Museus de Ciência e Divulgação Científica
http://www.prossiga.br/divulgaciencia

Centros e museus estrangeiros que procuram apresentar o desenvolvimento da ciência e tecnologia, com destaque para as realizações científicas e técnicas do homem nas diversas áreas do conhecimento. A lista está organizada por país de origem.

ARGENTINA

Centro Científico Tecnologico Exploratorio
http://www.exploratorio.com/
O Exploratorio é um centro de ciências interativo, que disponibiliza informações, sobre física, biologia, química, informática e astronomia, a estudantes de todos os níveis de ensino e ao público em geral. No site, há seções de fotos das escolas que visitaram o Exploratório, chat, lojinha virtual – onde é possível comprar livros e kits de ciência – e links.
Contato: info@exploratorio.com

Museo Participativo de Ciencias
http://www.mpc.org.ar/
Com o objetivo de proporcionar atividades educativas interativas, o Museo Participativo de Ciências promove jogos e apresenta experiências e mostras nos quais jovens e adultos podem exercitar a curiosidade e descobrir conceitos de ciência. O site traz conceitos e fotos de algumas práticas realizadas nas salas do museu, sugere experimentos caseiros, além de fornecer atividades on-line. Também pode ser encontrado o diário El Curioso, publicado pelo museu.
Contato: info@mpc.org.ar

AUSTRÁLIA

Powerhouse Museum
http://www.phm.gov.au/
Com cerca de 385.000 objetos em suas coleções, o Powerhouse Museum é sediado em Sydney e se apresenta como o maior e mais popular museu da Austrália. Seu acervo abrange história, música, ciência, tecnologia e artes decorativas. Sua página na internet, toda em inglês, apresenta as 22 exposições permanentes e as cinco temporárias em cartaz no museu, além de oferecer acesso às suas coleções, divididas em três seções: ciência e tecnologia, artes decorativas e design e história social. O site apresenta ainda o Observatório de Sydney – a seção de astronomia do museu – e o espaço interativo exclusivo para público infantil do museu.
Contato: jasong@phm.gov.au

QUESTACON, The National Science and Technology Centre
http://www.questacon.edu.au/
O QUESTACON – Centro de ciência e tecnologia de Canberra ( Austrália) apresenta exposições interativas e divertidas, que permitem, em uma abordagem educativa, a experimentação dos temas científicos demonstrados. O site mantém atividades interativas para crianças e adultos além de informações para professores sobre programas, pesquisas e workshops.
Contato: info@questacon.edu.autact/index.cfm

CANADÁ

Calgary Science Centre – CSC
http://www.calgaryscience.ca
O Calgary Science Centre promove a ciência e tecnologia através de exposições interativas que viabilizem o aprendizado enquanto divertem. O site disponibiliza informações sobre as principais atrações e programas do Centro de Ciência.
Contato: discover@calgaryscience.ca

The Exploration Place
http://www.theexplorationplace.com/
The Exploration Place é um museu de ciências inaugurado em 2001 e operado pelo Fraser-Fort George Regional Museum, em Prince George (Colúmbia Britânica/Canadá). Seu site na internet está disponível apenas em inglês e apresenta as principais atrações permanentes do museu – como a Nature Exchange, que gerencia coleções de história natural. O site oferece também exposições exclusivas on-line (algumas mantidas no próprio site do museu, outras em outros domínios), e apresenta ainda as atividades da Science Alliance, organização que visa divulgar a ciência entre o público infantil. A página oferece ainda recursos didáticos para professores e um mecanismo de busca por itens da coleção do museu.
Contato: info@theexplorationplace.com

CHILE

Museo de Ciencia y Tecnología- MUCYTEC
http://www.corpdicyt.cl
Corpdicyt é uma corporação privada voltada para a divulgação de ciência e tecnologia que abrange três museus: Museu de Ciência e Tecnologia, Museu Infantil e Museu Ferroviário. No site, é possível conhecer os espaços dos três museus, verificar os horários de atendimento e solicitar informações por e-mail.
Contato: corpdicyt@corpdicyt.cl

CHINA

Hong Kong Science Museum
http://www.lcsd.gov.hk/CE/Museum/Science/
O Hong Kong Science Museum foi inaugurado em 1991 e apresenta cerca de 500 atrações (a maioria interativa). Seu site é apresentado em chinês, mas conta também com uma versão em inglês, que permite fazer um tour virtual pelas galerias do museu e suas exposições – inclusive a Energy Machine, a maior atração do centro, com 22 metros de altura. A página apresenta também as atividades de extensão organizadas pelo museu (conferências, filmes, cursos, acampamentos) e recursos educativos de apoio ao professor.
Contato: science@lcsd.gov.hk

CINGAPURA

Singapore Science Centre – SSC
http://www.sci-ctr.edu.sg/ssc/ssc.html
Singapore Science Centre é uma instituição de educação não formal voltada para promover o conhecimento sobre ciência e tecnologia junto a estudantes e ao público em geral. O site apresenta agenda de eventos e exposições científicas, páginas especiais sobre projetos escolares e pesquisas educacionais e links para instituições congêneres. Mantém ainda setor de perguntas e respostas sobre questões científicas relacionadas com a vida diária e Young Professors, uma página que oferece sugestões de atividades científicas para crianças.
Contato: webmaster@sci-ctr.edu.sg

COLÔMBIA

Maloka – Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología
http://www.maloka.org/
Criado em dezembro de 1989, o Maloka, na Colômbia, foi o primeiro centro interativo de ciência e tecnologia da América do Sul. O site se propõe a educar e divertir através de exibições interativas, atividades científicas e acadêmicas que desvendem os conceitos da ciência básica e aplicada. Há salas interativas, clube de ciências, cinema e um laboratório virtual, entre outras atividades.
Contato: webmaster@maloka.org

Museo de la ciencia y el juego
http://www.mluduspop.org/museo.htm
Criado em 1984, o primeiro museu interativo da Colômbia é ligado a Universidad Nacional de Colombia. O site apresenta exposições, cursos, programa de formação para docentes e a Sala interactiva, onde as pessoas podem manusear os objetos e aprender enquanto se divertem. O visitante também encontra informações sobre os catálogos publicados, a revista semestral MuseoLúdica e programas educativos como o Re-creo. O Museu faz parte da Rede de Popularização da ciência e da tecnologia na América Latina e no Caribe – Red Pop.
Contato: museocj@mluduspop.org

DINAMARCA

Experimentarium
http://www.experimentarium.dk
Experimentarium é um centro de ciência que aborda a natureza e a tecnologia, o meio ambiente e a saúde por intermédio de exposições temporárias e permanentes. Mantém um centro de atendimento a professores. O site apresenta a exposição especial Sport & The Body e fornece informações sobre as capacidades físicas e limitações do corpo através de 35 experimentos sobre o tema. Permite o acesso a exposições virtuais como Future Body, e também a um setor que disponibiliza artigos sobre o tema, a maioria em inglês, no Science. Mantém versão em dinamarquês, sueco e alemão das informações em inglês.
Contato: info@experimentarium.dk

Steno Museet
http://www.stenomuseet.dk/
O Steno Museet, localizado na Dinamarca, tem como objetivo ensinar sobre a história da ciência e da medicina. A página original é escrita em dinamarquês, mas contém uma versão em inglês que apresenta outras atividades do museu como um planetário, um jardim de ervas medicinais , links sobre a história da medicina, história da ciência e diversos outros links.
Contato: stenomus@au.dk

ESPANHA

Casa de Las Ciencias de La Coruña
http://www.casaciencias.org
Localizado em La Coruña, Galícia (Espanha), este centro de ciências apresenta um site que pode ser visitado em inglês, espanhol ou em galego. A ele se subordinam Planetarium, Domus (Casa del Hombre) e Aquarium (Casa de los Peces), que exibem exposições interativas dedicadas respectivamente às ciências em geral, inclusive humanas, e à vida marinha. Seu objetivo é promover a educação científica através de recursos audiovisuais, atividades e serviços dirigidos a todas as idades, com ênfase na interatividade e na interdisciplinaridade. O internauta pode conhecer detalhes das exposições permanentes, ou comemorativas.
Contato: wicho@casaciencias.org

ESTADOS UNIDOS

A.C. Gilbert´s Discovery Village
http://www.acgilbert.org/
O A.C. Gilbert´s Discovery Village é um museu infantil fundado em 1989 em Salem (EUA). Seu propósito é estimular experiências educacionais e desenvolver a curiosidade das crianças. O site do museu, apresentado em inglês, traz a descrição das exposições em cartaz, permanentes e temporárias, e a instrução para uma série de experimentos que as crianças podem fazer em casa. A página descreve ainda as diversas atividades organizadas pelo museu, que vão de festas de aniversário a acampamentos de verão.
Contato: info@acgilbert.org

Adventure Science Center – Nashville, TN
http://www.adventuresci.com/
Adventure Science Center é o novo nome para o Cumberland Science Museum , museu de ciências para o público infantil criado em 1944 em Nashville (Tennessee/EUA). O site do museu, disponível em inglês, apresenta suas atrações – a principal delas é a Adventure Tower, torre da aventura em que há várias atrações científicas interativas para crianças. O site apresenta também o Planetário Sudekum, também filiado ao museu, e sua programação. A página traz ainda as exposições e outras atividades oferecidas pelo museu, como viagens e acampamentos.
Contato: info@adventuresci.com

AMSE – American Museum of Science and Energy, Oak Ridge, TN
http://www.amse.org/
O American Museum of Science and Energy existe desde 1949 em Oak Ridge (Tennessee/EUA). Seu site, todo elaborado em inglês, apresenta as atrações de cada andar do museu – entre elas, estão uma seção de robôs ou um memorial para as Torres Gêmeas. O site tem também um espaço reservado ao professor, que apresenta os programas educativos promovidos pelo museu, que incluem demonstrações ao vivo e viagens de campo. O site disponibiliza ainda informações práticas de acesso ao museu e a loja de produtos científicos.
Contato: Information@amse.org

Ann Arbor Hands-On Museum
http://www.aahom.org/
Inaugurado em 1982 em Ann Arbor (Michigan, EUA), o Ann Arbor Hands-On Museum é, como o nome indica, um museu interativo de ciências em que os visitantes são incitados a tocar as mais de 250 atrações expostas. Seu site é todo apresentado em inglês e descreve as principais exposições permanentes do museu, que incluem, por exemplo galerias sobre luz e óptica ou como as coisas funcionam. A página apresenta também os programas educacionais desenvolvidos pelo museu e permite que o internauta participe de um quizz científico.
Contato: psmith@aahom.org

Arizona Science Center
http://www.azscience.org/
O Arizona Science Center é um museu científico com mais de 300 atrações interativas situado em Phoenix (Arizona, EUA). Seu site, todo em inglês, traz um panorama das exposições permanentes do museu e descreve os programas educacionais que ele desenvolve, que vão de acampamentos científicos a cursos sobre o vôo. A página apresenta também os filmes científicos em cartaz no museu (sobre o Kilimandjaro ou o corpo humano, por exemplo) e a programação do Planetário Dorrance, ali hospedado.
Contato: info@azscience.org

Austin Children´s Museum
http://www.austinkids.org/
O Austin Children´s Museum foi inaugurado em 1983 e tem como missão estimular a “alegria do aprendizado”. Sua página na internet, disponível em inglês, descreve as exposições permanentes do museu – que apresentam o mundo das águas ou uma cidade em miniatura, por exemplo – e as temporárias. A loja do museu, os eventos promovidos pela instituição e os programas especiais concebidos para famílias e professores constituem outras seções do site.
Contato: webmaster@austinkids.org

Bradbury Science Museum
http://www.lanl.gov/museum/
Situado em Los Alamos (New Mexico, EUA), o Bradbury Science Museum foi fundado em 1963. Vinculado a Los Alamos National Laboratory, ele tem como missão divulgar as atividades desse laboratório para o grande público. O site do museu está disponível em inglês e francês (versão reduzida) e apresenta as exposições do museu, que contam com mais de 40 atrações interativas espalhadas por cinco galerias. As atrações explicam os projetos do laboratório nas áreas de defesa, tecnologia e pesquisa básica. A galeria histórica, por exemplo, relembra a construção da primeira bomba atômica. O site apresenta ainda as condições de visitação e os programas educativos do museu.
Contato: www-bsm@lanl.gov

California Science Center
http://www.casciencectr.org/
Filiado a Smithsonian Institution, este museu tem por objetivo inspirar a curiosidade e o aprendizado da ciência através de experiências divertidas e estimulantes. O site é em inglês e apresenta informações gerais sobre horários e eventos, exposições desde inovações tecnológicas até os processos de sobrevivência de diversos seres, programas educacionais, além de exibições no IMAX Theater e atividades interativas como jogos e experiências. Algumas atividades requerem tecnologia Shockwave, disponível no site.
Contato: 4info@cscmail.org

Capital Children´s Museum
http://www.ccm.org/
Situado em Washington (EUA), o Capital Children´s Museum é um museu científico destinado ao público infantil, com o objetivo de incentivar a imaginação e interatividade. Seu site é todo apresentado em inglês e traz uma breve descrição das exposições temporárias e permanentes do museu, sobre temas tão diversos quanto o México ou a química. O site tem também material de suporte para professores que pretendem organizar visitas ao museu, além de informações sobre os eventos ali organizados (festas de aniversário, acampamentos etc.).
Contato: http://www.ccm.org/feedback1031/feedback.htm

Chicago Children’s Museum
http://www.chichildrensmuseum.org/
O Chicago´s Children´s Museum é um museu interativo de ciências destinado ao público infantil e adolescente. Fundado em 1982, tem 15 exposições permanentes e recebe meio milhão de visitantes anualmente. Seu site na internet é todo em inglês e apresenta brevemente as exposições do museu – sobre dinossauros, invenções ou aviação, por exemplo. A agenda de eventos promovidos pelo museu e seções que mostram como organizar festas de aniversário ou alugar espaços da instituição são outras atrações do site.
Contato: http://www.chichildrensmuseum.org/contact_us.cfm

Children´s Discovery Museum of San Jose
http://www.cdm.org/
O Children’s Discovery Museum of San Jose (Califórnia/EUA) é um museu dedicado à aprendizagem e à descoberta, voltado para público infantil. Seu site, todo em inglês, apresenta as exposições semipermanentes e temporárias em cartaz (sobre telecomunicações ou os correios, por exemplo). Existem seções dedicadas às crianças (com jogos on-line e tour virtual do museu, entre outras atrações), pais (com sugestões de programas) e professores (com recursos para explorar didaticamente as exposições em cartaz). O site traz ainda a programação do Circus Chimera, vinculado ao museu.
Contato: contactus@cdm.org

The Children´s Museum of Denver
http://www.cmdenver.org/
Fundado em 1973, o Children´s Museum of Denver (Colorado/EUA) é um museu interativo de artes e ciências para o público infantil. Seu site apresenta as atrações do museu (minicanteiro de construção, ‘sopa de letrinhas’, minimercado etc.) e oferece uma série de recursos e propostas de atividades para os pais e professores. O site conta ainda com uma série de atividades on-line (jogos e experimentos). O site é todo apresentado em inglês, mas dispõe de uma ferramenta que traduz suas páginas em espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e chinês.

Children´s Museum of Houston
http://www.cmhouston.org/
O Children´s Museum of Houston (Texas/EUA) é um museu infantil interativo nas áreas de ciência, saúde, história, artes e cultura. Seu site, todo em inglês, descreve as 14 exposições permanentes que permitem ao visitante, por exemplo, entender a ciência das bolhas, gravar um programa de TV ou conhecer uma aldeia mexicana. Além de explicar como o interessado pode se tornar amigo do museu, trabalhar como voluntário ou fazer doações, o site traz ainda a seção “O enigma da semana”, com problemas matemáticos atualizados regularmente.
Contato: lraschke@cmhouston.org

The Children´s Museum of Indianapolis
http://www.childrensmuseum.org/
Instituição não lucrativa, localizada em Indianapolis, abriga dez galerias que exploram ciências e outros assuntos. Voltado para crianças, é um local de aprendizado, que estimula a participação e criatividade. O site, em inglês, traz informações sobre algumas exposições, sobre o Space Quest Planetarium, coleções, além de jogos e atividades em que se pode aprender desde ossos até geologia. O visitante da página também pode obter informações sobre projetos educacionais.
Contato: communic@childrensmuseum.org

COSI Toledo
http://www.cositoledo.org/
COSI é um centro interativo de ciências situado em Toledo (Ohio, EUA), que busca ensinar através da imaginação, experiência e exploração. Seu site, todo em inglês, apresenta as principais atrações do museu, que incluem experimentos interativos em diversas áreas (como mecânica ou eletricidade, por exemplo). O site traz ainda um calendário das exposições temporárias e eventos promovidos pelo museu, além de um espaço que oferece recursos didáticos para professores, como sugestões de experimentos, oficinas e viagens de campo.
Contato: cosi@cositoledo.org

Cyber Museum of Neurosurgery
http://www.neurosurgery.org/cybermuseum/
O Cyber Museum of Neurosurgery é um museu virtual que pretende oferecer na internet um panorama dos maiores progressos da neurocirurgia, realizados na maioria no século 20. O cibermuseu, disponível apenas em inglês, conta com uma exposição temporária e dez “salas” virtuais com exposições permanentes que abordam temas como aneurismas, a história das organizações de neurocirurgia ou a neurocirurgia pré-século 20. Cada sala apresenta uma introdução do tema e artigos para maior aprofundamento. O site tem ainda uma galeria de arte e disponibiliza os arquivos de publicações técnicas sobre o tema.

DeWitt Stetten, Jr., Museum of Medical Research
http://www.nih.gov/od/museum/
Situado em Bethesda, Maryland, (EUA) e fundado em 1986 por ocasião do centenário dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), o Museu Stetten tem na história da pesquisa biomédica seu tema principal. Apresentado em inglês, o site mostra as galerias do museu (de instrumentos ou pôsteres médicos, por exemplo) e também exposições virtuais (sobre a história da pesquisa sobre a dor ou a história dos NIH, por exemplo).
Contato: museum@nih.gov

The Dolan DNA Learning Center
http://www.dnalc.org/
O Dolan DNA Learning Center é o primeiro centro de ciências do mundo dedicado à divulgação da genética. Trata-se de uma unidade operacional do Cold Spring Harbor Laboratory. O conteúdo de seu site – todo em inglês – inclui uma série de dossiês on-line com textos, experimentos e recursos interativos sobre temas como clonagem humana, genética clássica ou origens genéticas da espécie humana. O site oferece ainda acesso a recursos como um dicionário de doenças genéticas ou uma série de animações sobre o DNA e produtos educativos (livros ou kits de laboratório, por exemplo) para um melhor ensino da genética.
Contato: dnalc@cshl.org

ECHO Lake Aquarium and Science Center
http://www.echovermont.org/
ECHO é o novo nome do Lake Champlain Basin Science Center. Trata-se de um centro de ciência cujas iniciais querem dizer ecologia, cultura, história e oportunidades. O centro é situado em Burlington (Vermont/EUA) e está vinculado ao Leahy Center for Lake Champlain. O centro conta com um aquário com 2200 espécies de peixes, anfíbios e répteis do Lago Champlain e mais de 100 atrações interativas. Sua página na internet apresenta as principais atrações do centro, que incluem exposições e demonstrações científicas. O site traz ainda uma página especial para professores em que eles podem organizar visitas escolares e obter numerosos recursos didáticos.
Contato: http://www.echovermont.org/contact/index.html

Evansville Museum of Arts and Science
http://www.emuseum.org/
O Museu de Evansville (Indiana, EUA) tem exposições nas áreas de artes, história e ciência. Seu site é todo em inglês e oferece um panorama das exposições que estão, já estiveram e estarão em cartaz no museu, nesses três domínios. O site traz ainda a programação do Planetário Koch, vinculado ao museu, e descreve a ampla gama de atividades promovidas pelo museu – visitas, acampamentos, excursões, programas didáticos. A página conta ainda com um museu virtual que oferece experimentos e exposições exclusivas on-line.
Contato: webmaster@emuseum.org

Explora Science Center & Children´s Museum of Albequerque
http://www.explora.mus.nm.us/
O Explora! é um centro de ciências e museu interativo para crianças situado em Albuquerque (Novo México, EUA). Seu site, disponível em inglês, faz uma descrição panorâmica de suas exposições , apresenta os programas científicos e educativos para crianças de diferentes idades promovidos pelo museu e o calendário de eventos ali organizados. Uma seção exclusiva do site traz o “experimento do mês” e os experimentos de meses anteriores.
Contato: media@esccma.org

Exploration Place
http://www.exploration.org/
Inaugurado em 2000 e situado em Wichita, no Kansas, o Exploration Place é um museu interativo de ciências que tem na aeronáutica e nas ciências da vida seus principais temas. A página da instituição na internet está disponível em inglês e apresenta suas principais atrações, como exposições permanentes sobre a vida humana ou aeronáutica e a Kids Explore, exposição dirigida para o público infantil. O CyberDome Theater e um centro de simulação aeronáutica também são apresentados no site, que oferece ainda um tour virtual pelo museu.
Contato: ldeckinger@exploration.org

Exploratorium – San Francisco´s Museum of Science
http://www.exploratorium.com
Um dos maiores museus interativos do mundo, o Exploratorium, localizado em São Francisco, conta com um dos sites mais premiados da Web, apresentando atividades variadas, desde exposições até visitas virtuais, bastante interativas. Mantém uma seção sobre Memória, com mostras online, curiosidades e recursos on line, como testes e técnicas para treinar a memória. Através do Observatório, além de conferir imagens astronômicas, o visitante aprende a montar um sistema solar e é possível verificar seu peso em outros planetas. Conta com uma revista online, o Exploratorium Magazine. Sua Digital Library (Biblioteca Digital) possibilita o acesso a exposições anteriores, algumas com versão também em francês e espanhol. Através do Learning Studio, é possível acessar várias atividades interativas, exposições virtuais e receitas de experiências científicas. O Teacher Institute apresenta diversos recursos educacionais.
Contato: ronh@exploratorium.edu

Fairbanks Museum and Planetarium – St. Johnsbury, Vermont
http://www.fairbanksmuseum.org
O Museu e Planetário Fairbanks foi fundado em 1889 em St. Johnsbury (Vermont, EUA) pelo industrial Franklin Fairbanks. Inicialmente, tratava-se apenas de um museu de história natural; hoje, a instituição contempla também história e etnografia e dispõe desde 1961 de um planetário – o único do estado de Vermont. Sua página na internet, toda em inglês, traz as exposições em cartaz (permanentes e temporárias) e apresenta as coleções do museu, que contam com cerca de 175.000 espécimes. O site apresenta ainda o programa de observação meteorológica mantido pela instituição. É possível fazer um tour virtual pelo museu.
Contato: http://www.fairbanksmuseum.org/welcome_contact_us.cfm

The Great Lakes Science Center
http://www.glsc.org/index.php3
Funcionando desde 1996 em Cleveland (Ohio, EUA), o The Great Lakes Science Center “é uma instituição educacional sem fins lucrativos cuja missão é estimular o interesse e aumentar o entendimento das ciências, com ênfase particular na interdependência de atividades científicas, ambientais e tecnológicas na região dos Grandes Lagos”. Seu site é todo apresentado em inglês e solicita que o visitante se registre antes de começar a navegar. Suas mais de 400 atrações são descritas em uma seção que dedica uma página para cada andar do museu. Há ainda uma página com a programação do cinema Imax do museu, uma seção que descreve os programas educativos ali promovidos e uma página com oportunidades de empregos no museu.
Contato: info@glsc.org

Grout Museum District
http://www.groutmuseumdistrict.org/
Grout Museum District é formado por quatro museus: Grout Museum of History & Science, o Rensselaer Russell House Museum, Bluedorn Science Imaginarium e a Snowden House. O site, todo em inglês, permite consultar as exposições em cartaz nos quatro museus e sua programação de eventos, além dos serviços por eles oferecidos.
Contato: grout@cedarnet.org

Hagley Museum and Library
http://www.hagley.lib.de.us
O Museu e Biblioteca Hagley situa-se em Wilmington (Delaware, EUA), local onde nasceu a empresa Du Pont. O site é apresentado em inglês e traz as exposições em cartaz no museu, com possibilidade de fazer um tour virtual. Há ainda uma exposição interativa sobre ciências patrocinada pela Du Pont. Oferece também um panorama sobre como eram a sociedade e o trabalho dos norte-americanos no século XIX e apresenta a biblioteca de Hagley, oferecendo a possibilidade de consulta on-line do catálogo.
Contato: http://www.hagley.lib.de.us/contact.html

Hands On! Regional Museum
http://www.handsonmuseum.org/
O Hands On! é um museu regional interativo de ciências situado em Johnson City, Tennessee, que visa estimular o aprendizado, diversão e reflexão através de experiências interativas. Seu site, todo apresentado em inglês, apresenta as exposições temporárias e permanentes do museu. Estas incluem atrações sobre astronomia, zoologia, eletricidade, mineralogia e outros campos. A página apresenta também os eventos organizados pelo museu (como acampamentos) e os serviços por ele disponibilizados, como a organização de festas de aniversário.
Contato: handson@handsonmuseum.org

Hudson River Museum of Westchester
http://www.hrm.org/
O Hudson River Museum é um museu de arte e ciências situado em Yonkers (Nova York, EUA). Seu site é todo em inglês, embora disponibilize um arquivo PDF em espanhol que descreve sucintamente as atrações do museu e requer o programa Acrobat Reader. A página apresenta as coleções permanentes e as exposições em cartaz no museu (que traz sobretudo obras de arte), mas também as atrações científicas – como o Andrus Planetarium. A Glenview Mansion – uma mansão restaurada que recria o clima do fim do século XIX – também é apresentada no site, que oferece ainda recursos educacionais para professores.
Contato: http://www.hrm.org/contacts.html

The Imaginarium Science Discovery Center
http://www.imaginarium.org/
O Imaginarium se apresenta como o único centro interativo de descobertas científicas do Alasca (EUA). Situado na cidade de Anchorage, o centro se dirige especialmente ao público infantil, buscando estimular o interesse e compreensão da ciência através de exibições e programas interativos. Seu site, todo em inglês, apresenta as exposições em cartaz e as atividades promovidas pelo centro, como workshops e festivais científicos ou “noites de descoberta”. Entre esses programas, está a possibilidade de se agendar uma visita ao “planetário portátil” Starlab. O site apresenta ainda outras atividades do Imaginarium – como a organização de festas de aniversário ou acampamentos –, além de sua loja de produtos científicos.
Contato: info@imaginarium.org

Imagination Station Science Museum
http://www.imaginescience.org/
O Imagination Station Science Museum se localiza na cidade de Wilson (North Carolina, EUA). Sua página na internet (toda em inglês) é simples e se estrutura em dez seções em um menu à esquerda. O destaque maior é dado aos programas interativos promovidos pelo museu, concebidos para “promover a curiosidade e estimular a investigação sobre vários conceitos científicos”. Uma seção é dedicada especialmente para o programa Ciência sobre Rodas . As exposições são brevemente descritas em uma página do site, que oferece ainda jogos on-line para o internauta.
Contato: mail@imaginescience.org

Jet Propulsion Laboratory
http://www.jpl.nasa.gov
O Jet Propulsion Laboratory, instituição filiada a National Aeronautics and Space Administration – Nasa e a California Institute of Technology -Caltech, apresenta demonstrações e exposições sobre as pesquisas em andamento em laboratórios de exploração espacial e sobre o universo. O site permite acesso a informações e imagens sobre o universo, o sistema solar, a terra e sobre tecnologia empregada na exploração aeroespacial. Apresenta diversas propostas de atividades educativas como o Teachers Report for a Lesson in Science at JPL.
Contato: jennifer.c.momjian@jpl.nasa.gov

Kalamazoo Valley Museum
http://kvm.kvcc.edu/
O Kalamazoo Valley Museum se define como um museu participativo de história, ciências e tecnologia de alcance regional. O museu – cujas origens remontam a 1881 – é situado em Kalamazoo (Michigan/EUA) e administrado pelo Kalamazoo Valley Community College . Seu site é todo apresentado em inglês e descreve as exposições temporárias em cartaz e as quatro galerias com as coleções permanentes temáticas (sobre múmias, estações do ano, história local e ciência em ação). A programação do planetário do museu, o Centro de Aprendizagem Challenger e outras atividades e eventos organizados pela instituição também compõem o conteúdo do site.
Contato: ebarker@kvcc.edu

Kirby Science Discovery Center
http://www.washpav.org/ScienceDiscoveryCenter/Index.cfm
O Kirby Science Discovery Center é uma das atrações do Washington Pavilion of Arts and Science , e se define como a primeira iniciativa regional interativa de ciências. Seu site, todo em inglês, faz parte do portal do Pavilhão, e descreve as principais atrações do museu, além dos eventos ali organizados. A página apresenta ainda o centro de recursos educativos da Nasa sediado no museu. Localizado em Sioux Falls (Dakota do Sul/EUA), o Washington Pavilion of Arts and Science conta ainda com um centro de artes performáticas , um de artes visuais e uma sala de cinema CineDome .
Contato: info@washingtonpavilion.org

Kohl Children´s Museum
http://www.kohlchildrensmuseum.org/
O Kohl Children´s Museum é um museu de ciências para público infantil situado em Wilmette, na Grande Chicago (Illinois/EUA). Sua página na internet, toda em inglês, apresenta as exposições temporárias e permanentes em cartaz no museu, que incluem uma galeria sobre a água e uma ´zona de construções´ interativa para as crianças. O site traz também a programação das atividades promovidas pelo museu e uma lista de programas educativos por ele organizados, além de um livro de visitas em que o internauta pode deixar suas impressões.
Contato: info@kohlchildrensmuseum.org

Lakeview Museum: Cyberspace Exhibition
http://www.lakeview-museum.org/
O Lakeview Museum of Arts and Sciences se situa em Peoria (Illinois/EUA). Seu site, todo apresentado em inglês, apresenta as exposições temporárias atuais, passadas e futuras do museu, bem como uma seção para professores que traz sugestões de atividades e apresenta os programas educativos ali desenvolvidos. Há também uma seção dedicada ao planetário do museu, que conta sua história e apresenta seus equipamentos e sua programação. A página dá acesso ainda a uma versão em PDF de Lakeviews , publicação editada pelo museu.
Contato: astro@grics.net

Lawrence Hall of Science
http://www.lhs.berkeley.edu/O Lawrence Hall of Science é um museu de ciências para crianças e jovens criado em 1968 na Universidade de Berkeley (Califórnia/EUA). Seu site, todo em inglês, traz as principais atrações do centro, como as exposições temporárias, os laboratórios de biologia e computação ou o planetário , além de apresentar a agenda das inúmeras atividades e eventos promovidos pelo museu. Há ainda um espaço reservado para crianças com dezenas de jogos e atividades on-line. O site tem também uma página com recursos educacionais para professores e permite consultar uma série de publicações sobre ciências para públicos de variadas idades
Contato: lhsinfo@uclink.berkeley.edu

Liberty Science Center
http://www.lsc.org/
O Liberty Science Center é um centro interativo para a educação científica situado em Jersey City (New Jersey/EUA), a minutos de Nova York e da Estátua da Liberdade. Seu site, todo em inglês, descreve suas exposições temporárias e atrações permanentes , que incluem um telescópio solar, um zoológico de insetos ou o “andar das invenções”. A página apresenta também a programação das demonstrações científicas e shows de laser em 3D promovidos pelo museu, bem como a sala de cinema Imax – a maior do país. O site traz ainda exposições exclusivas on-line , sobre o cérebro, o fundo do mar, o espaço e outros temas. Há por fim uma seção com recursos didáticos e dicas para professores.
Contato: webteam@lsc.org

Louisiana Children´s Museum
http://www.lcm.org/
O Louisiana Children´s Museum é um museu para público infantil inaugurado em 1986 em New Orleans (Louisiana/EUA). Seu site, disponível em inglês, apresenta informações gerais sobre o museu e seções distintas para cada tipo de internauta: há uma página para crianças , com quizz, jogos e links; uma página para educadores , que apresenta programas escolares promovidos pelo museu; e uma página para os pais , que podem organizar ali o aniversário de seus filhos.
Contato: events@lcm.org

Maryland Science Center
http://www.mdsci.org/
O Maryland Science Center é um museu interativo de ciências situado em Baltimore (Maryland/EUA). Seu site, todo em inglês, apresenta suas exposições permanentes e temporárias (algumas delas com itens disponíveis apenas on-line), sobre astronomia, biologia e outras ciências. O site também apresenta a programação do Planetário Davis , do cinema Imax , dos shows de laser e das demonstrações científicas e outros espetáculos promovidos pelo museu. O site tem ainda uma página especial para crianças com recursos interativos. Completam o site uma série de recursos didáticos para professores e programas comunitários promovidos pelo museu.
Contato: guestservices@mdsci.org

Mathematics & Science Center
http://ms.mathscience.k12.va.us/
O Mathematics & Science Center é um centro que promove atividades educativas para estudantes, professores e escolas. Seu objetivo é desenvolver as habilidades dos estudantes nas áreas de matemática, ciências e tecnologia, e sua missão, “desenvolver cidadãos do século 21 que possam contribuir produtivamente, eticamente e responsavelmente como membros de uma sociedade global”. O centro é sediado em Richmond (Virginia/EUA), seu site está disponível apenas em inglês e tem estrutura simples. Há uma página para apresentar as atividades organizadas para estudantes (aulas, feira de ciências, atividades de férias), para professores (sugestões de aulas na internet, programas de aperfeiçoamento) e para escolas (kits didáticos e aulas no centro, na web ou na própria escola).
Contato: center@mathscience.k12.va.us

McWane Center
http://www.mcwane.org/
O McWane Center é um centro de atrações científicas interativas situado em Birmingham (Alabama/EUA). Seu site reserva dois itens do menu principal para descrever as atrações: a seção Adventure, em que é possível conferir o calendário de exposições temporárias e outras atrações do centro, como o espaço Just Mice Size ou o World of Water, e a página com a programação do cinema kbrown@mcwane.org

Miami Museum of Science
http://www.miamisci.org
Vinculado ao Science Learning Network (Rede de Ensino em Ciência), o Museu de Miami nos leva em seu site a um passeio virtual por suas salas, com imagens e informações sobre as exposições em curso. Uma das partes mais interessantes fala do Centro do Falcão Peregrino, onde aves de rapina são estudadas, tratadas e devolvidas à vida selvagem. Destacam-se as páginas sobre Ecologia (algumas realizadas por alunos do programa educativo do museu), com mapa da vegetação da Terra e glossário de termos relativos a meio ambiente; Átomos, com sugestões para ilustrar aulas de ciências nos níveis elementar e médio); Furacões; e experimentos para testar o pH de alimentos.
Contato: webmaster@miamisci.org

Mid-America Science Museum
http://www.direclynx.net/~masm
Situado no Hot Springs National Park (Arkansas, EUA), o Mid-America Science Museum procura oferecer ao visitante uma experiência da ciência e da natureza por meio de atrações interativas. A estrutura de seu site (que é todo em inglês) é simples: além de uma página introdutória com informações gerais sobre o museu, há quatro páginas temáticas que reproduzem a divisão do museu e descrevem rapidamente suas principais atrações. São elas: Percepção (com atrações como a Sala Distorcida), Energia (com o gerador de Van de Graaff), Matéria (com um balão de ar quente, por exemplo) e Vida (com um esqueleto de mastodonte, entre outras atrações).
Contato: masm@direclynx.net

Milton J. Rubenstein Museum of Science and Technology
http://www.most.org/
O Milton J. Rubenstein Museum of Science and Technology é sediado em Syracuse (New York, EUA). Seu site na internet, todo apresentado em inglês, é vasto e dinâmico. Uma das principais seções é a de exposições, que apresenta as principais atrações do museu: o planetário, as mostras temporárias e as cinco galerias permanentes, divididas tematicamente (sobre assuntos como o corpo humano ou ecologia), além de abordar o centro de computadores e oferecer uma visão do museu por uma webcam 24 horas on-line. Há ainda a seção Cool Stuff, que traz jogos, quebra-cabeças, fotos estranhas e outras diversões, disponíveis on-line, e uma seção dedicada ao Bristol Omnitheater (cinema Imax). O site tem ainda uma seção sobre os programas e atividades promovidas pelo museu.
Contato: klucas@most.org

Montshire Museum of Science
http://www.montshire.net/
Situado em Norwich (Vermont, EUA) e fundado em 1976, o Montshire Museum of Science é um museu que oferece dezenas de exposições relativas às ciências físicas e naturais, ecologia e tecnologia. Sua página na internet, disponível apenas em inglês, apresenta suas cerca de 60 atrações e os programas desenvolvidos pela instituição. O conteúdo das exposições pode ser conferido em uma seção que as apresenta de forma global, complementada por uma biblioteca com recursos suplementares sobre os aspectos científicos das atrações. Há ainda seções ecológicas, como a que apresenta as trilhas organizadas pelo museu ou uma página dedicada ao Rio Connecticut. A seção Montshire Minute transcreve o texto das últimas edições do programa de rádio homônimo sobre o museu, transmitido por estações locais.
Contato: montshire@montshire.org

MOSI (Museum of Science & Industry)
http://www.mosi.org/
Situado em Tampa (Flórida/EUA), o Museum of Science & Industry (MOSI) é uma instituição educativa e comunitária não lucrativa dedicada a “avançar o interesse público, o conhecimento e a compreensão da ciência, indústria e tecnologia”, missão que pretende cumprir tornando a ciência palpável para pessoas de diferentes idades e formações. Suas atrações principais são as exposições, temporárias ou permanentes, contemplando de dinossauros à exploração espacial, passando por insetos e furacões. O MOSI conta ainda com um cinema Imax e é a sede do Planetário Saunders. Além de apresentar essas atrações principais, o site do MOSI, que é todo em inglês, descreve os programas educacionais desenvolvidos pelo museu, a loja de artigos científicos e oferece a possibilidade de cadastro para recebimento de e-mails com novidades.
Contato: tanyav@mosi.org

Museum of Discovery & Science, Inc.
http://www.mods.org
O Museum of Discovery & Science é situado em Fort Lauderdale (Flórida/EUA). Sua missão é “promover e aumentar a compreensão e apreciação da ciência nas crianças e adultos através da interação e diversão com atrações educativas, programas e filmes”. Suas galerias abordam temas variados como a exploração espacial ou ecossistemas da Flórida e incluem atrações interativas sobre luz, cor, som ou energia. Além de descrevê-las, o site do museu, todo em inglês, apresenta o cinema Imax mantido pela instituição, bem como as atividades por ele organizadas e as possibilidades de visitas para escolas e grupos. Completam o site diversas outras seções sobre como se tornar amigo do museu ou trabalhar lá.
Contato: marketing@mods.net

The Museum of Health and Medical Science
http://www.mhms.org/
O John P. McGovern Museum of Health and Medical Science se apresenta como o “mais visitado museu de saúde dos EUA”. Vinculado ao Texas Medical Center , ele fica sediado em Houston (Texas, EUA) e “é dedicado a promover o entendimento e apreciação do corpo humano e a inspirar um compromiso duradouro com a saúde”. A principal atração do museu e de seu site (que é todo em inglês) é o Jim Hickox Amazing Body Pavilion , passeio por um imenso modelo do corpo humano (a página da atração inclui links para diversos órgãos, como coração, rins ou boca). O site traz ainda recursos para professores , atividades educativas e programas para escoteiros, entre outros.
Contato: info@mhms.org

Museum of Science and Industry – MSI
http://www.msichicago.org/
Na cidade de Chicago, o MSI funciona desde 1933, apresentando exposições permanentes e temporárias e demonstrações científicas ao vivo. O site oferece visita online a várias exposições, como All Aboard the Silver Streak, The U-505 Submarine, The Coal Mine e Tales from the Underground. Também são disponibilizados recursos para professores.
Contato: msi@msichicago.org

Museum of Science
http://www.mos.org/
Iniciado a partir do interesse de seis homens em história natural, este museu passou por diversas transformações ao longo de seus aproximados 170 anos. A missão do museu é promover a ciência e tecnologia através da curiosidade, da observação, da educação, de uma forma divertida, incentivando o envolvimento das pessoas através de atividades, exibições e projetos. Vinculado a Science Learning Network (Rede de Ensino em Ciência), o site apresenta calendário de eventos, exibições on line e informações sobre suas atividades, sua história e seus programas educacionais. O site é apresentado em inglês.
Contato: http://www.mos.org/info/contact.html

The National Health Museum – NHM
http://www.nationalhealthmuseum.org/
Fundado em 1996, o museu tem por objetivo despertar o interesse e promover o conhecimento sobre o mundo da ciência e saúde. O site traz artigos, informações sobre associados, atividades, eventos e campanhas. Em Access Excellence, o visitante da página encontra diversos projetos educacionais com imagens, indicações de sites, bibliotecas visuais, apresentações online, ferramentas de busca, entre outras atividades interativas.
Contato: info@nationalhealthmuseum.org

The National Maritime Center – Nauticus
http://www.nauticus.org/
O National Maritime Center – Nauticus é um centro de ciência e tecnologia, dedicado à exploração do mar. Em conjunto com o Hampton Roads Naval Museum e a cidade de Norfolk, administra a visitação ao couraçado Wisconsin, da Marinha americana, construído durante a II Guerra Mundial. Abriga um escritório da National Oceanic Atmospheric Administration e o rebocador Huntington, construído em 1933 e totalmente restaurado. Promove ainda um cruzeiro de duas horas à maior base naval do mundo. O site traz informações sobre visitas e exposições, imagens, descrição de algumas experiências interativas, bem como uma webcam.
Contato: http://www.nauticus.org/contact.php

National Museum of American History – NMAH
http://americanhistory.si.edu/
O National Museum of American History, do Smithsonian, apresenta a história dos Estados Unidos em seus diversos aspectos, inclusive seus avanços científicos e tecnológicos. Abriga um centro interativo de ciências. Entre suas exposições virtuais, destaque para as mostras The Feather Trade and the American Conservation Movement (O Comércio de Penas e o Movimento Ambientalista Americano), Edison After Forty e sobre o projeto Hope/ Health Oppotunities for People Everywhere (Acesso à Saúde para Pessoas em todo o mundo). Na página dedicada ao público infantil, exposições virtuais para estudantes, com recursos educacionais para professores. Em destaque, Mirror Molecules e You Be the Historian (Seja um Historiador). No Timeline, o Museu conta a história dos Estados Unidos, através de suas coleções.
Contato: info@info.si.edu

New York Hall of Science
http://www.nyhallsci.org/
Aberto em 1964, The New York Hall of Science tem por missão promover a compreensão da ciência e tecnologia através da criatividade e do estímulo à curiosidade. Dentre as mais de 200 exibições do New York Hall of Science, pode-se citar Sound Sensations, que explica os mistérios do som; Seeing the light, que permite experimentos com calor, luz e perceção; Hidden Kingdoms: The World of Microbes, focado nos efeitos dos microorganismos na saúde e no meio-ambiente e Window on the Universe, um convite à exploração da astronomia e do universo sob a perspectiva dos cientistas. O site traz informações sobre seus programas, um forum sobre AIDS, além de jogos educacionais que exigem tecnologia Shockwave® Plug-in. O visitante também pode encontrar demonstrações interativas de algumas das exibições, informações sobre futuros eventos e links relacionados.
Contato: http://www.nyhallsci.org/nyhs-visitor-groupinfo/vi-contactus.html#staff

Oregon Museum of Science and Industry – OMSI
http://www.omsi.edu/
Na cidade de Portland, o Museu de Ciências de Oregon, vinculado à Science Learning Network, oferece várias atividades para os visitantes, entre elas um submarino. No site, essas atrações servem de tema para aulas e experimentos úteis no ensino da ciência, como sobre a ciência da água e das fontes em Water Works. Apresenta ainda recursos para professores, atividades on-line e links para diversos assuntos.
Contato: webmaster@omsci.edu

Pink Palace Family of Museums
http://www.memphismuseums.org/
O Pink Palace Family of Museums é uma instituição que reúne diversos museus e atrações históricas, educativas e tecnológicas mantidas pela cidade de Memphis (Tennessee, EUA). Sua missão é “criar uma consciência da história, ciência, tecnologia e natureza” e estimular o interesse pelo aprendizado. O conteúdo do site desse “consórcio de museus” é apresentado apenas em inglês e organizado em função das diferentes atrações. Entre os museus integrantes do Pink Palace Family, estão o Pink Palace Museum (sobre história natural e cultural da região de Memphis), o Planetário Sharpe, o cinema Imax Union Planters ou o Coon Creek Science Center, sobre paleontologia. Completam o site uma seção de informações gerais compartilhadas por todos os museus, que inclui uma página para professores.
Contato: info@memphismuseums.org

Science Center of Iowa
http://www.sciowa.org/
Aberto ao público em 1970, é uma instituição privada criada com o objetivo de estimular o conhecimento científico através de programas educativos interativos e exibições. O site é todo escrito em inglês e oferece informações gerais sobre o centro de ciência, seus programas e os shows espaciais do Sargent Space Theater.
Contato: info@sciowa.org

Science Center
http://sciencecenter.org/
O Science Center é um dos maiores parques tecnológicos urbanos do mundo e se define como um centro formador de “comunidades do saber” baseadas na cultura da inovação. Fundado em 1963 na Filadélfia (EUA), o centro tem como uma de suas principais atividades a criação e operação de parques tecnológicos – como o da University City, na Filadélfia. Seu site, todo em inglês, apresenta os principais parques tecnológicos criados pelo centro. A página apresenta ainda o Science Center Port – a primeira incubadora e aceleradora de negócios da região.
Contato: info@sciencecenter.org

Science Museum of Minnesota – SMM
http://www.smm.org
O Museu, na cidade de Minesota, que tem quase 100 anos (foi criado em 1907), oferece muito material para crianças e professores. Entre seus Online Projects, eles encontrarão experiências interessantes nas páginas educativas Thinking Foutain (Fonte Pensante) e Try These! (Experimente isto), sobre assuntos como: mofo (com experiência, explicada em detalhes, ensinando a produzi-lo), fungos e antibióticos; como fabricar papel indicador e testar substâncias como ácido fórmico (obtido das formigas); Bubbles (a geometria das bolhas de sabão; From windmills (o vento e suas propriedades). Outros temas científicos abordados online, com experiências, visão e memória; densidade e líquidos que não se misturam; minhocas; miragens; e borboletas monarcas. Para os mais velhos, o site traz excelente material sobre o sítio arqueológico de Çatalhöyük, na Turquia. O mecanismo de pesquisa interna Try something new permite buscar outros assuntos (em inglês), como sapos (frogs), que leva a uma bela página sobre estes anfíbios e outros habitantes da floresta tropical.
Contato: webmaster@smm.org

The Tech Museum of Innovation
http://www.thetech.org
TheTech Museum of Innovation, situado em San Jose, Califórnia, mantém exposições, teatro IMAX®, laboratórios de ciência e de computação para seus visitantes. O site disponibiliza suas exposições em Online Exhibits, tais quais DNA: the Instruction Manual for All Life e um tour interativo pelo Everest. O site dispõe de recursos de educação em ciência e tecnologia para uso online ou para a preparação de visitas.
Contato: info@thetech.org

FINLÂNDIA

Tampereen Särkänniemi
http://www.sarkanniemi.fi/
O Tampereen Särkänniemi é um centro de lazer situado na cidade de Tampere, Finlândia, que recebe cerca de 1,4 milhões de visitantes por ano. Sua página na internet está disponível em finlandês e inglês. A versão em inglês traz uma breve descrição de cada uma de suas seis atrações principais: o maior aquário público da Finlândia, com mais de 3000 espécimes; o planetário, inaugurado em 1969; o zoológico infantil, com cerca de 30 espécies; a mais alta torre de observação da Escandinávia, com 168 metros; o parque de diversões, com mais de 30 atrações; e um aquário de golfinhos.
Contato: myyntipalvelu@sarkanniemi.fi

FRANÇA

Cité des Sciences et de l´Industrie
http://www.cite-sciences.fr
A Cité des Sciences et de l´Industrie, situada no Parc de La Villette, é um dos maiores museus interativos do mundo, recebendo anualmente mais de 3,5 milhões de visitantes. Mantém exibições permanentes e temporárias, programas educacionais, espetáculos, congressos, eventos e serviços como a biblioteca multimídia direcionada à ciência e à tecnologia. O site apresenta um mapa interativo, atividades para crianças no banco de informações Brico-Cité , jogos e fóruns de discussão. É possível fazer visitas virtuais, com destaque para o Explora. O site pode ser também consultado em inglês e espanhol e mantém versões reduzidas.
Contato: b.benita@cite-sciences.fr

Explor@dome
http://www.exploradome.com/
Situado em Paris, o Explor@dome é um espaço interativo de descoberta da ciência, das artes e da multimídia criado pela associação Savoir apprendre com o objetivo de estimular a educação científica. O site, disponível apenas em francês, apresenta as exposições temporárias e permanentes no museu – que exploram a percepção visual, os estados da matéria ou os princípios da mecânica. Traz ainda vídeos de atrações do museu, exposições interativas eletrônicas e dicas de experimentos que o internauta pode fazer em casa.
Contato: brigitte@exploradome.com

Futuroscope
http://www.futuroscope.fr
Criado em 1987, Futuroscope busca oferecer viagens divertidas e educativas pelo Cosmos, pelo oceano, entre outros assuntos. Disponível em espanhol e inglês, além da versão original em francês, o site traz informações sobre as atividades e exposições desenvolvidas pelo parque.
Contato: Webmaster@futuroscope.org

Palais de la Découverte
http://www.palais-decouverte.fr
O Palais de la Découverte, em Paris, divide o espaço do Grand Palais com a Université de Paris IV. Suas exposições permitem conhecer melhor nosso meio ambiente através da experimentação das grandes leis que regem a ciência, incluindo as bases da eletrostática, a radioatividade, a química. Sob sua cúpula, está instalado um grande planetário.
Contato: webmaster@palais-decouverte.fr

GRANADA

Parque de las Ciencias d Granada
http://www.parqueciencias.com
O Parque de las Ciencias é um museu interativo de ciências situado em Granada (Espanha) e mantido por um consórcio de instituições públicas daquele país. O site descreve as principais salas do museu (Biosfera, Eureka, Explora, Planetario e Percepción), enumera suas atrações e traz vídeos de experimentos interativos de algumas delas. Apresenta ainda as exposições em cartaz, os cursos oferecidos pelo museu e as publicações ali editadas. O site original é em espanhol, mas algumas páginas estão disponíveis em inglês.
Contato: cpciencias@parqueciencias.com

HOLANDA

NEMO
http://www.e-NEMO.nl
Localizado em Amsterdam, Holanda, este centro busca estimular o interesse por ciência e tecnologia através de atividades divertidas e educativas. Disponível em holandês e inglês, o site traz informações desde os genes até a mente humana. A versão em inglês traz informações sobre o centro, suas exibições e programas educacionais.
Contato: info@e-NEMO.nl

ISRAEL

Bloomfield Science Museum, Jerusalem
http://www.mada.org.il/
Situado em Jerusalém (Israel), o Bloomfield Science Museum é um museu que pretende levar ao grande público os princípios da ciência e tecnologia. A versão original de seu site é em hebraico, mas há também versões em russo e inglês. A versão em inglês permite conferir um resumo das exposições em cartaz, bem como das exposições temporárias – inclusive as que já não estão mais no museu. Essa versão descreve também uma série de experimentos para a formação de jovens cientistas e apresenta biografias de nomes importantes da história da ciência.
Contato: mada@mada.org.il

Garden of Science
http://www.weizmann.ac.il/diff_angle/garden/home.php
Clore Garden of Science é o “museu sem muros” para pessoas de todas as idades mantido pelo Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, Israel. O site está disponível em hebraico e inglês. A versão em inglês apresenta as atividades do museu e descreve a programação com as exposições atualmente em cartaz. Na versão em hebraico é possível fazer um tour virtual do museu. O site tem também um site-irmão: trata-se de Young@Science, que oferece notícias sobre ciências e eventos científicos, leituras e jogos científicos on-line e atividades similares.
Contato: http://www.weizmann.ac.il/diff_angle/garden/about_e.php?action=2

Israel National Museum of Science
http://www.netvision.net.il/~sci_muse
Está localizado na cidade de Haifa, no edifício do Technion -Instituto de Tecnologia de Israel. O site, em hebraico, é hospedado pelo Technion e tem acesso em inglês. Possui uma versão mais antiga, que traz apenas fotos e informações gerais sobre suas exposições (Primeiros Dias do Rádio, Quebra-cabeças mecânicos, Ilusões ópticas e Exposições Interativas).
Contato: sci_muse@netvision.net.il

ITÁLIA

Istituto e Museo di Storia della Scienza – IMSS
http://www.imss.firenze.it
Fundado em 1927 numa iniciativa da Università di Firenze, o instituto realiza programas de pesquisa e possui uma grande biblioteca. A coleção do museu inclui cerca de 5000 instrumentos originais. Seu principal objetivo é despertar o interesse pela ciência e sua história, além de promover a preservação do patrimônio científico. O instituto publica estudos de história da ciência, especialmente Nuncius – Anais da História da Ciência. O site do Museu, em italiano e inglês, apresenta suas salas e permite uma visita virtual à Sala de Galileu, que contém os únicos instrumentos originais utilizados pelo cientista ainda existentes. O Museu apresenta ainda várias exposições virtuais, entre as quais, Horror Vacui (sobre a descoberta da existência do vácuo).
Contato: marco@galileo.imss.firenze.it

JAPAO

JST Virtual Science Center – JVSC
http://jvsc.jst.go.jp/
JST Virtual Science Center está vinculado a Japan Science and Technology Corporation – JST. O Centro de Ciência tem por princípio ensinar através do cotidiano das pessoas, aproximando conceitos de uma forma fácil e divertida. O site original é em japonês, mas apresenta versão em inglês. Nesta versão, The Mysteries of the body mostra diversas informações sobre o cérebro, o DNA e o sistema de defesa do corpo humano. Idéias ligadas à energia apresentadas através de modalidades de esporte, explicações sobre fenômenos de física nos parques de diversões, curiosidades sobre o universo, comunicação ótica, o fenômeno da oxidação, também podem ser encontrados. Desenhos, esquemas, questionamentos e animações ajudam o visitante a entender e esclarecer dúvidas. Science Museum of Japan traz uma lista de instituições ligadas à divulgação científica no Japão. Algumas apresentações requerem Flash 4.0.
Contato: rz-jvsc@tokyo.jst.go.jp

Science Museum, Tokyo Japan Science Foudantion
http://www.jsf.or.jp/
O Museu de Ciências de Tóquio foi fundado em 1964 por Japan Science Foundation, com o objetivo de popularizar a ciência, especialmente entre o público jovem, por meio de exposições interativas. Seu site existe nas versões em japonês e inglês. Na versão em inglês, é possível conferir fotos das principais atrações das exposições permanentes do museu. A página apresenta ainda o Clube de Ciência criado pela organização para promover atividades de divulgação científica.
Contato: webmaster@jsf.or.jp

MEXICO

Centro de Ciencias de Sinaloa – CCS
http://www.ccs.net.mx/
Na cidade mexicana de Culiacán, estado de Sinaloa, o Centro de Ciencias de Sinaloa tem como objetivos centrais popularizar a ciência e aprimorar a qualidade do ensino científico. Para isto, recebe alunos da rede básica e secundária, aos quais oferece minicursos e atividades em laboratório. O site apresenta as atividades do seu Museu Científico e do Planetário.
Contato: fausto@computo.ccs.net.mx

Museo del Niño – Papalote
http://www.papalote.org.mx
O museu, na capital do México, apresenta exposições permanentes e conta com sala de projeção IMAX. Exibições interativas com aparelhos que reproduzem fenômenos físicos facilitam a compreensão do funcionamento das coisas, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade e a imaginação, adaptando-se ao usuário. No site, o Museu disponibiliza uma visita virtual a mostras permanentes e informa sobre suas atividades e exposições, entre as quais Que Rico Pan!
Contato: info@papalote.org.mx

Universum – Museu de las Ciencias
http://www.universum.unam.mx/
Vinculado à Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, este museu possui diversas salas abrangendo assuntos como biodiversidade, química e energia, entre outros. O site traz um mapa e descrições dos equipamentos e atividades destas salas. Além da biblioteca, informações sobre o teatro, a programação, cursos, também podem ser encontrados na página.
Contato: visitante@universum.unam.mx

NOVA ZELANDIA

Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa
http://www.tepapa.govt.nz
Inaugurado em 1998, em Wellington, Te Papa é o museu nacional da Nova Zelândia. Contando com quatro Discovery Centers, dedica-se à preservação e exploração da cultura e do ambiente natural do país. Além de informações sobre visitação, programas escolares e sobre as exposições e atividades do museu, o site traz recursos educacionais on line, ajudando professores a integrar a visita às exposições ao currículo escolar. Apresenta ainda exemplares de sua coleção de imagens. Entre as coleções do museu, encontra-se uma página sobre as aranhas da Nova Zelândia.
Contato: mail@tepapa.govt.nz

Science Alive!The New Zealand Science Centre
http://www.science-alive.org.nz/
Criado em 1992 em Christchurch (Nova Zelândia), o New Zealand Science Centre é uma iniciativa sem fins lucrativos que visa promover a valorização da ciência e da tecnologia por meio de experimentos interativos. Seu site, todo em inglês, apresenta as diferentes exposições que podem ser visitadas, a loja de artigos científicos do centro e as diferentes atividades organizadas pela instituição: oficinas interativas, programas didáticos para alunos de idades variadas e até festas de aniversário científicas.
Contato: info@sciencealive.co.nz

PORTUGAL

Centro Ciência Viva do Algarve – CCVA
http://www.ualg.pt/ccviva/
Localizado em Lisboa, o Centro Ciência Viva do Algarve – CCVA é um espaço de cultura científica e tecnológica, idealizado para estimular a interação, a observação e experimentação da ciência. O site apresenta versão em inglês e um panorama do Centro. Traz, ainda, informações sobre exposições temporárias e itinerantes, um aquário temático, além de atividades como O Tesouro do pirata K e as Oficinas de Ciência. Há também um link para o Núcleo de Astronomia vinculado ao Centro.
Contato: info@ciencia-viva-alg.rcts.pt

Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
http://www.museu-de-ciencia.ul.pt
Pertencente a Universidade de Lisboa, este Museu de Ciência tem por objetivo a divulgação científica e a contribuição para a aquisição de uma cultura básica no domínio da ciência. O Museu de Ciência é membro do ECSITE (European Collaborative for Science & Technology Exhibitions), The Planetary Society, MA (The Museums Association) e Red-Pop (Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnologia en America Latina y el Caribe). O museu dispõe de 60 módulos participativos de Física que estimulam o aprendizado através de experiências divertidas. Também são oferecidas oficinas pedagógicas para expandir o conhecimento em assuntos como Astronomia e Química. O site traz fotos e informações sobre estas atividades, além de informar sobre cursos, eventos, visitas e bases de dados de museus. O visitante da página tem acesso a boletins informativos sobre Museologia e do próprio Museu de Ciência em Publicações. Existe uma versão em inglês.
Contato: mc@museu-de-ciencia.ul.pt

Museu de Física da Universidade de Coimbra
http://www.fis.uc.pt/museu/index.htmConstituído por instrumentos utilizados no Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra, o espólio do museu possui valiosas coleções de instrumentos científicos e didáticos de Física dos séculos XVIII (considerados obras de arte) e XIX (representações do desenvolvimento da física experimental). Em O Engenho e a Arte, alguns destes instrumentos estão num catálogo com fotos e explicações. Passeio Virtual permite conhecer espaços e objetos do museu através de alguns filmes que exigem a instalação do Quicktime. Também se pode encontrar uma Biblioteca Digital e uma Base de dados bibliográfica de História da Física, além de links para outros museus de ciência. O site apresenta versão em inglês.
Contato: museufisica@ci.uc.pt

Visionarium – Centro de Ciência do Europarque
http://www.visionarium.pt/
O Visionarium é um museu de ciência interativo, situado em Santa Maria da Feira em Portugal. Na seção Informações do site, você encontra um mapa com a localização do museu, preços das visitas, programas educativos, novidades e o boletim Informactivo. Na seção Atividades você fica sabendo tudo sobre as viagens científicas promovidas pelo Visionarium, se informa sobre as exposições temporárias e conhece Birillo, um robô interativo que serve de interlocutor aos visitantes. Se você deseja conhecer os espaços Odisséia da Terra, da Matéria, do Universo, da Informação e da Vida é só entrar na seção Visita Rápida.
Contato: rsrocha@aep.mailpac.pt

REINO UNIDO

The Exploratory
http://www.exploratory.org.uk
Fechado em 1999, o Exploratory continua seu trabalho de incentivar a ciência através da apresentação de seus princípios e aplicações na tecnologia. O site traz informações sobre as diversas exibições realizadas como Senses e Mirrors, além da história e ideais do Exploratory. Em Illusions, o visitante pode testar sua percepção através de diversas imagens.
Contato: mail@exploratory.org.uk

Museum of Science and Industry in Manchester
http://www.msim.org.uk/
O Museum Of Science & Industry In Manchester mantém exposições permanentes sobre transportes e energia, indústria e instrumentos tecnológicos e programas especiais para visitas escolares. O site pode ser visualizado em versão shockwave ou não e disponibiliza vídeos e arquivos vrml de algumas de suas exposições. Em Hands On, acesso a experiências interativas. Em Education, podem ser encontrados recursos para alunos e professores.
Contato: info@msim.org.uk

Museum of the History of Science
http://www.mhs.ox.ac.uk/
Inaugurado em 1683 em Oxford, na Inglaterra, o Museum of the History of Science tem em suas coleções várias relíquias, que incluem antigos instrumentos científicos, livros e fotos. Seu site, todo em inglês, tem exposições exclusivas on-line (sobre instrumentos científicos medievais ou cientistas como Tycho Brahe). O site apresenta ainda a biblioteca do museu e os cursos por ele oferecidos, com espaço para as exposições de estudantes. O site dá acesso ao banco de dados eletrônico das coleções do museu e ao catálogo da biblioteca. Um banco de imagens completa os recursos disponíveis na página.
Contato: http://www.mhs.ox.ac.uk/about/staff.htm

National Museum of Photography, Film & Television
http://www.nmpft.org.uk/home.asp
Dedicado à história, arte e ciência da fotografia, cinema e televisão, o museu conta com galerias permanentes, exposições temporárias e três cinemas. O site traz informações sobre o Museu e atividades para grupos escolares. No Museum Guide, é possível conhecer a programação do Museu e ter acesso a algumas atividades interativas online, entre as quais a Magic Factory. Em seu centro de pesquisas Insight, é possível conhecer as coleções do museu.
Contato: talk.nmpft@nmsi.ac.uk.

National Museum of Science & Industry – NMSI
http://www.nmsi.ac.uk/
Sob este nome reúnem-se três museus britânicos: o National Museum of Science, com sede em Londres, foi o primeiro a ser criado, em 1857, com um pequeno núcleo de peças, e ainda está em expansão; o National Railway Museum, em York (de 1975); o National Museum of Photography, Film & Television, em Bradford (de 1983), que estuda a arte e a ciência das imagens. O site é um portal para os sites destes museus. O Museu promove o Stem Project, uma base de dados de recursos educacionais desenvolvidos por estudantes e professores.
Contato: k.streten@nmsi.ac.uk

National Museum of Science
http://www.sciencemuseum.org.uk/
Este museu faz parte de um conjunto de museus desenvolvidos ao longo de alguns anos que vieram a compor, em 1986, o National Museum of Science & Industry. Algumas das peças da coleção de mais de 300 mil objetos são apresentas no site do museu, abrangendo toda a história da ciência, medicina e tecnologia ocidental. Priorizando a educação, o site apresenta exposições permanentes, as exhiblets (pequenas mostras digitais em torno das coleções do museu), atividades interativas, além de recursos educacionais.
Contato: k.streten@nmsi.ac.uk

National Railway Museum
http://www.nrm.org.uk/html/home_pb/menu.asp
O Museu reúne uma expressiva coleção de objetos ligados à história das ferrovias, entre os quais 103 locomotivas. Além de informações sobre visitação e sobre suas coleções, o site permite uma visital virtual às exposições do Museu e mantém mostras fotográficas virtuais. Conta ainda com um espaço para professores, com sugestão de atividades, e uma seção de perguntas mais freqüentes.
Contato: nrm@nmsi.ac.uk

The Science Museum
http://www.sciencemuseum.org.uk/
O Science Museum é um museu de ciências sediado em Londres que apresenta coleções que remontam ao século XIX. Seu site, todo em inglês, traz as coleções do museu, oferece exposições on-line e apresenta as publicações editadas pela instituição e seus produtos científicos. A página mostra ainda notícias e textos de divulgação científica em sua página de abertura e expõe os debates organizados pelo museu, além dos debates científicos on-line na forma de fóruns. O site permite também enviar cartões eletrônicos científicos.
Contato: http://www.sciencemuseum.org.uk/lets_talk/comments.asp

REPÚBLICA TCHECA

Mendel Museum of Genetics
http://www.mendel-museum.org/
Ligado a Unesco e a Vereinigung zur Förderung der Genomforschung – VFG, uma organização fundada em 2000 com o objetivo de estimular pesquisas sobre genética e encorajar discussões sobre o assunto, o museu é uma das iniciativas da organização e seu site traz exibições on line sobre Mendel e seus experimentos e leis, além de assuntos e links relacionados. Também podem ser encontradas informações sobre o museu, conferências e eventos. O site apresenta uma Galeria de Arte Contemporânea com trabalhos de artistas explorando os animais e a natureza.
Contato: http://www.mendel-museum.org/eng/6contact/

SUÉCIA

Nobel e-Museum
http://www.nobel.se/
No site do Museu eletrônico da Fundação Nobel, é possível ter informações sobre cada um dos premiados, como biografias, conferências, entrevistas, trechos de obras e até dados sobre Alfred Nobel e a Fundação Nobel. O site contém ainda artigos escritos pelos detentores do prêmio e outros autores convidados. Mantém diversas atividades na área educacional, como o Virtual Biochemistry Lab, a Estrutura da Matéria , DNA- RNA-Protein, entre outros.
Contato: webmaster@www.nobel.se

Verkehrshaus der Schweiz
http://www.verkehrshaus.ch/
Localizado em Lucerna, o Museu Suíço dos Transportes e Comunicações foi inaugurado em 1959 e se apresenta como o mais completo do seu gênero na Europa. Entre suas principais atrações, estão o primeiro cinema Imax da Europa e o único grande planetário da Suíça, inaugurado em 1969 e já visitado por 6,7 milhões de pessoas. O site do museu está disponível em quatro versões: inglês, francês, alemão e italiano. A versão em inglês apresenta os principais departamentos do museu, como a seção de comunicações ou de transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. O site disponibiliza ainda uma seção exclusiva para crianças.
Contato: mail@verkehrshaus.org

SUIÇA

Verkehrshaus der Schweiz
http://www.verkehrshaus.ch/
Localizado em Lucerna, o Museu Suíço dos Transportes e Comunicações foi inaugurado em 1959 e se apresenta como o mais completo do seu gênero na Europa. Entre suas principais atrações, estão o primeiro cinema Imax da Europa e o único grande planetário da Suíça, inaugurado em 1969 e já visitado por 6,7 milhões de pessoas. O site do museu está disponível em quatro versões: inglês, francês, alemão e italiano. A versão em inglês apresenta os principais departamentos do museu, como a seção de comunicações ou de transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. O site disponibiliza ainda uma seção exclusiva para crianças.
Contato: mail@verkehrshaus.org

FONTES DE REFERÊNCIA

Australian Museums Online
http://amol.org.au/
O site reúne vários registros de museus e galerias da Austrália. Em Open Collections, pode-se encontrar objetos e peças de algum museu. Discovernet é voltado para crianças e professores e possui uma ferramenta de busca que pode auxiliar nos estudos. A seção Museum Craft traz listas de discussão.
Contato: amol@amol.org.au

Maritime and Naval Museums
http://www.cus.cam.ac.uk/~mhe1000/
Índice de museus marítimos e de navios históricos das ilhas britânicas. Contém a lista de museus por categoria (com horários de visitação e informações para contato), links para outros sites de história marítima, um guia indexado e outras ferramentas de busca para os pesquisadores da área.

Tryscience
http://www.tryscience.org/fieldtrips/fieldtrip_home.html
Neste site, o visitante poderá localizar centros de ciência de todo o mundo numa lista trazida por ASTC – Association of Science- Technology Centers.
Contato: http://www.tryscience.org/contactus.html

Fonte: 
Biblioteca Virtual de Museus de Ciência e Divulgação Científica
http://www.prossiga.br/divulgaciencia

Centros e museus de astronomia e aeroespaciais, planetários e observatórios estrangeiros, apresentados por país de origem.

ARGENTINA

Planetario de la Ciudad de Buenos Aires “Galileo Galilei”
http://www.buenosaires.gov.ar/cultura/planetario/cultura_museoplanetario.asp
O Planetário Galileu Galilei é uma instituição do Governo de Buenos Aires, Argentina. O planetário possui um museu com exposições permanentes sobre astronomia e astronáutica, promove conferências internacionais e espetáculos. O site apresenta informações gerais sobre o planetário e links para diversos setores governamentais.
Contato: planetar@peoples.com.ar

Planetario Móvil de Astronomia Educativa
http://go.to/astroedu
Um planetário que pode ser transportado para instituições educativas. Este serviço educativo é oferecido pelo Astronomia Educativa, através de atividades que levam os participantes a viagens virtuais pelo espaço. O site traz informações gerais sobre o planetário, suas atividades e como solicitar o serviço.
Contato: jczab@hotmail.com

AUSTRÁLIA

Adelaide´s Planetarium
http://ching.apana.org.au/~oliri/planet.html
O planetário australiano, que possui um projetor Zeiss Jena para a exibição das estrelas, apresenta em seu site, link para a Swinburne Centre for Astrophysics and Supercomputing, que mantém cursos sobre astronomia, além da página Clear Skies! que fornece informações sobre lançamentos em CD-ROMs de astronomia .
Contato: oliri@ozemail.com.au

Canberra Space Dome and Observatory
http://www.ctuc.asn.au/planetarium/
O Canberra Space Dome and Observatory possui um planetário e oferece diversos entretenimentos e shows educativos utilizando-se de equipamentos de última geração. O planetário é um projeto criado e mantido pelo Construction Forrest Mining & Energy Union, o principal sindicato de trabalhadores de construção e energia da Austrália e o Canberra Trademan´s Union Club. Além disso, o Canberra Space Dome and Observatory possui desde 1998 uma parceria com o The Owase Municipal Observatory, localizado no Japão.Esse intercâmbio cultural entre os dois observatórios estende-se por trocas de fotos espaciais, publicações,reportagens, atividades especiais, eventos e cria uma ponte de informações sobre o Hemisfério Norte e Sul do céu. O site do Canberra Observatory, todo escrito em inglês, dá acesso direto à página do Owase Observatory e a uma enorme lista de links sobre Astronomia. Possui também um link sobre planetas, além de diversas outras informações.
Contato: cwillians@ctuc.asn.au

The Launceston Planetarium
http://www.vision.net.au/~peter/AST/launplan/launplan.htm
O Planetário Launceston é parte do Queen Victoria Museum & Art Gallery em Launceston, Tasmânia, Austrália. Com lugar para 45 espectadores, ele oferece espetáculos audiovisuais sobre diversos aspectos da astronomia. Sua página na internet apresenta um breve panorama da história dos planetários no mundo e descreve a rotina de elaboração dos espetáculos exibidos – todos produzidos no próprio planetário. O site, que é todo apresentado em inglês, traz ainda preços e horários dos espetáculos e uma página com links diversos.
Contato: martin@qvmag.tased.edu.au

Sydney Observatory and Planetarium
http://www.phm.gov.au/observe/
O Observatório de Sidney, na Austrália, é um museu sobre a história da astronomia e mantém, aliado à oportunidade de observar o universo, a memória desta ciência. O site fornece informações sobre o observatório, suas atividades e programas e inclui o Teachers Guide, uma publicação direcionada aos professores contendo diversos meios de explorar as atividades do Observatório com estudantes de diferentes séries escolares.

CANADÁ

Doran Planetarium
http://laurentian.ca/physics/PLANETARIUM/Planetarium.html
O Planetário Doran se apresenta como “o maior do norte de Ontário (Canadá)” e promove apresentações com fins educativos para adultos e crianças. O centro promove cursos de astronomia para turmas escolares de diferentes níveis. O site do observatório pode ser consultado em inglês ou francês e apresenta o conteúdo desses cursos e das apresentações especiais do museu. Permite ainda a consulta a mapas do céu.
Contato: plegault@nickel.laurentian.ca

Montréal Planetarium
http://www.planetarium.montreal.qc.ca/
O Planetário de Montreal, no Canadá, instituição vinculada à cidade de Montreal, apresenta exposições e workshops de diversos temas astronômicos e programas especiais direcionados ao público escolar. “Céu Claro”, uma das exibições permanentes do Teatro das Estrelas, mostra grande número de informações sobre o sistema solar e meteoritos. O site disponibiliza as informações em francês e inglês e mantém uma loja virtual com produtos relacionados à astronomia.
Contato: info@planetarium.montreal.qc.ca

Musée de l´aviation du Canada
http://www.aviation.nmstc.ca/
Este site possui onze seções onde você encontra informações gerais sobre o museu, calendário de atividades, uma coleção com ensaios fotográficos e uma loja virtual. Através da seção Flightdeck você descobre a escola de aviação, acessa notícias, conhece a história de alguns dos grandes aviadores e pode registrar sua opinião ou sugestão na seção Feedback.
Contato: aviation@nmstc.ca

CHILE

Observatorio Comunal Cerro Mamalluca
http://www.angelfire.com/wy/obsermamalluca/
Com versão em espanhol e inglês, o site do Observatório de Mamalluca disponibiliza informações sobre atividades desenvolvidas, projetos voltados para educação e cultura, uma galeria de imagens, mapas do céu, publicações e bases de dados. Na seção Util há ferramentas que podem complementar a sua visita, nela você descobre também curiosidades sobre as constelações, as 25 estrelas mais brilhantes e um breve glossário astronômico.
Contato: obser@mamalluca.org

Planetario de la Universidad de Santiago de Chile
http://www.usach.cl/info/planetar.htm
O Planetário da Universidade de Santiago do Chile foi construído entre 1982 e 1984, sendo o mais moderno e avançado centro audiovisual existente no Chile. Com suas características únicas e potencialidades, objetiva oferecer à comunidade deste país e internacional uma programação cultural, científica e tecnológica, com intuito de promover a educação através de uma apresentação didática e lúdica a estudantes e ao público. O site apresenta a programação do Planetário e descreve suas principais atividades.
Contato: webmaster@lauca.usach.cl

ESPANHA

Planetario de Madrid
http://www.planetmad.es/
O Planetário de Madrid, na Espanha, é uma instituição do Conselho de Cultura, Educação, Juventude e Desportos da cidade e tem como objetivo principal a cultura e a difusão da Astronomia e da Ciência. O site fornece acesso aos Centros Interativos de Ciência e Planetários da Espanha.
Contato: buzon@planetmad.es

ESTADOS UNIDOS

Adler Planetarium and Astronomy Museum
http://www.adlerplanetarium.org
O Adler Planetarium & Astronomy Museum mantém diversas formas de exploração e de aprendizado de ciência e astronomia, fornecendo ao público o acesso a pesquisas científicas e educacionais. Traz notícias ligadas a astronomia e informações sobre seu departamento de educação.
Contato: info@adlerplanetarium.org

Astronaut Memorial Planetarium
http://www.brevard.cc.fl.us/~planet/
O Astronaut Memorial Planetarium & Observatory, em Cocoa, na Florida, mantém o Teatro das Estrelas e o Teatro da Descoberta, a Galeria dos Exploradores do Espaço, além das salas com telescópios de 12″ e 24″. Um dos maiores interesses do observatório é a astrometria, a medição da posição de asteróides e cometas, principalmente objetos próximos da terra, conhecidos como NEO (NEAR EARTH OBJECTS).
Contato: greenwoodc@brevard.cc.fl.us

Buehler Challenger & Science Center
http://www.bcsc.org/
Criado em 1994, o Buehler Challenger & Science Center é um centro dedicado à educação científica que tem na simulação de missões espaciais sua principal atração. O site do centro, todo em inglês, apresenta as missões que os grupos de visitantes podem escolher, como um encontro com o cometa Halley, por exemplo. Viagens à Lua ou a Marte também estão nos pacotes oferecidos a grupos escolares. O site tem ainda uma página com jogos como palavras cruzadas ou contagem regressiva.
Contato: sgloss@bcsc.org

Challenger Center for Space Science Education
http://www.challenger.org
O Challenger Center for Space Science Education foi fundado em 1986 pelas famílias dos tripulantes do fatídico vôo 51-L do ônibus espacial americano Challenger. Tem como objetivo utilizar o entusiasmo natural dos estudantes com relação às ciências espaciais para modificar a maneira como professores ensinam e os estudantes aprendem. O centro é antes de tudo uma homenagem e uma continuidade da missão 51-L (uma missão educativa). O site apresenta links para toda a rede de museus e centros de ciência associados e sub-sedes em todo os EUA, além de recursos para professores.
Contato: http://www.challenger.org/cc/mailbox.htm

The Christa McAuliffe Planetarium
http://www.starhop.com/
O Planetário Christa McAuliffe foi criado pela legislatura de New Hampshire (EUA), em memória da professora homônima, morta na explosão do ônibus espacial Challenger em 1986. O centro pretende educar e iniciar pessoas de todas as idades às ciências e humanidades a partir da exploração da astronomia e das ciências espaciais. O museu possui um teatro onde são realizados diversos shows, proporciona visitas guiadas, inclusive escolares, por guias treinados pela NASA. Em seu site, pode-se encontrar diversas informações sobre seu funcionamento geral, além de programas educacionais e links sobre astronomia. A versão original do site é em inglês.
Contato: info@starhop.com

Clark Planetarium
http://www.hansenplanetarium.net/
Conhecido como Planetário Hansen, foi reaberto como Clark Planetarium. Vinculado ao Condado de Salt Lake City (Utah, EUA), seu site traz a programação completa dos eventos e exibições organizados pela instituição, além de informar horários de abertura, preços das entradas etc. Apresenta ainda informações astronômicas de referência, como calendários das fases lunares, das estações e das horas do nascer e pôr-do-sol, por exemplo, e indicações de outras páginas relacionadas. O site é apresentado em inglês.
Contato: rcox@co.slc.ut.us

The Kennedy Space Center Visitor Complex. National Aeronautics & Space Administration – KSCVC-NASA
http://www.kennedyspacecenter.com
O Kennedy Space Center Visitor Complex da NASA tem por objetivo apresentar ao visitante os feitos obtidos pelo programa espacial americano. Para isto, estão disponíveis filmes IMAX®, passeios por réplicas de naves e módulos, visitas a área de produção de componentes e galerias dedicadas ao programa Mercury, Gemini, Apollo e Ônibus Espacial. O visitante do site pode se informar sobre os próximos lançamentos previstos, permitindo planejar uma visita ao centro. Além disso, uma área especialmente dedicada aos professores fornece fontes de referência e links para outros sites dedicados à história do programa espacial americano.
Contato: http://www.kennedyspacecenter.com/html/general_questions.html

Land Between the Lakes – Golden Pond Planetarium
http://www2.lbl.org/lbl/PLGate.html
O Golden Pond Planetarium and Observatory está vinculado à Land between the Lakes, área de recreação mantida pelo serviço florestal norte-americano. O planetário oferece diversos espetáculos por dia entre março e dezembro, e o observatório promove sessões de observação de planetas e estrelas abertas ao público. A página da instituição apresenta a programação e os horários dos espetáculos, além de trazer um almanaque com curiosidades sobre o céu da estação do ano em curso e uma lista de links afins. O site é todo apresentado em inglês.
Contato: rweakley@fs.fed.us

Lane Planetarium
http://www.lane.k12.or.us/planetarium
O Lane Planetarium é um museu de astronomia vinculado ao Lane ESD(Educacional Service District), uma comissão que visa atuar em parceria com as escolas e famílias de Oregon, EUA, para melhorar a educação da comunidade. Dentro do planetário, ocorrem shows sobre o espaço para escolas e também para o público em geral. Estes eventos são realizados por 12 projetores de slides, projetores de vídeo, laser disk-players e demais equipamentos que produzem efeitos especiais e a visão do céu. Neste site, todo escrito em inglês, pode-se encontrar, além de informações gerais sobre o funcionamento do Lane Planetário, diversos links sobre astronomia.
Contato: planetarium@lane.k12.or.us

Maine, EUA – Northern Stars Planetarium
http://www.northern-stars.com/
Criado em 1987 por John Meader, Northern Stars Planetarium é um planetário inflável que viaja para escolas, livrarias, museus e variados eventos entre o Centro e a Costa-Média do Estado de Maine, EUA. Este planetário possui dois módulos infláveis; um com capacidade para 25 a 30 estudantes e outro para 60. Existem diversos temas de apresentação, utilizados com projetor, slides, vídeo, música e outros efeitos especiais. As atividades são pagas e voltadas para crianças do jardim de infância até 8 anos. No site deste planetário, pode-se colher informações gerais sobre os preços e apresentações e de workshops para professores, além de fornecer gratuitamente material didático explicativo sobre cada uma das apresentações oferecidas pelo planetário.
Contato: info@northern-stars.com

Marlyland Science Center
http://www.mdsci.org/
Maryland Science Center é uma organização privada sem fins lucrativos localizada na cidade de Maryland, EUA. Seu objetivo é estimular e cultivar a curiosidade, o interesse e o conhecimento da ciência a todos os moradores e visitantes da cidade de Maryland. Como maneira de atingir seu propósito, o Maryland Science Center utiliza-se de programas educacionais, exibições, fimes com tecnologia IMAX 3D e diversos programas voltados para a educação. O museu é composto ainda do Davis Planetarium, um observatório que ensina sobre o Universo. O site é apresentado em inglês.
Contato: guestservices@mdsci.org

Morehead Planetarium and Science Center
http://www.morehead.unc.edu
Localizado ao norte do campus da UNC – University of North Carolina, no município de Chapel Hill,o Morehead Planetarium se intitula um dos maiores museus de astronomia do EUA. Através de seu Star Theater e outras atividades, este espaço tem por objetivo a educação, desde crianças e famílias até o treinamento de astronautas americanos provenientes do Mercury Program para o Apollo-Soyus Program. Além de trazer informações gerais sobre seu funcionamento, o site deste planetário apresenta ainda links e notícias sobre astronomia e um link para as mais variadas atrações de Chapel Hill.
Contato: mhplanet@unc.edu

National Air And Space Museum – NASM
http://www.nasm.si.edu
Localizado em Washington e filiado ao Smithsonian , além de possuir importantes coleções, é também um centro de pesquisa sobre a história, ciência e tecnologia de aviação e vôos espaciais. O site traz um Mapa do Museu e informações sobre as diversas exibições, que exploram o desenvolvimento de tecnologias de aviação, astronomia, entre outras, e mostram o impacto na arte e na cultura. Para algumas exibições, são necessários programas como Flash Player 4.0 e QuickTime 3.0. Algumas exposições foram concebidas para visita exclusiva através da Web sob o título Commemorations in the Archives. Também se pode ter acesso ao Albert Einstein Planetarium e aos programas educacionais do museu.
Contato: info@info.si.edu

The Planetarium at Raritan Valley Community College
http://www.raritanval.edu/planetarium/
O planetário do Raritan Valley Community College (situado em Somerville, no estado de New Jersey, EUA) foi inaugurado em 1990, e já recebeu desde então mais de 200.000 visitantes. Seu site está disponível em inglês e traz a descrição e programação dos espetáculos apresentados no planetário, dos shows de laser ao som de música rock e dos espetáculos apresentados para grupos escolares. A página tem ainda informações sobre visitas de grupos e escolas, além de um programa de treinamento de professores.

Space Center Houston
http://www.spacecenter.org
O Space Center Houston é o centro de atendimento aos visitantes do Johnson Space Center da NASA. O complexo contém atrações auto-explicativas e realísticas fundamentadas através de estreito contato com a Agência Espacial Americana (NASA). O site apresenta, além de informações sobre visitas escolares e de grupos, fatos históricos, links para outras páginas da NASA e um calendário de eventos.
Contato: schinfo@spacecenter.org

University of Wisconsin – La Crosse Planetarium
http://perth.uwlax.edu/planetarium/
O Planetário da Universidade de Wisconsin-La Crosse – UW, nos EUA, oferece programas para públicos de 40 a 60 pessoas de todas as idades. Seu site é todo elaborado em inglês e descreve a localização e os equipamentos do planetário. A página traz os programas em cartaz, oferece o horário dos espetáculos e apresenta os programas disponíveis para visitas em grupos. O site apresenta por fim a newsletter do planetário e a programação dos shows de laser ao som de rock´n´roll organizados mensalmente nas instalações da instituição.
Contato: allen.robe@uwlax.edu

FRANÇA

Cité de l´espace Planetarium
http://www.cite-espace.comO Cité de l´espace, na cidade de Toulouse, na França, é um parque científico e educativo que visa proporcionar um maior nível de compreensão sobre uma das maiores aventuras humanas de nosso tempo – o espaço, através de cerca de 170 exibições interativas. O site tem versão em inglês e permite links interessantes como o Studyweb, especializado em educação.
Contato: http://www.cite-espace.com/formulaire/form1.htm

Planétarium de Saint-Etienne
http://www.sideral.com
O Planétarium de Saint-Étienne, na França, divulga a astronomia para públicos variados na forma de espetáculos, conferências e animações externas. O site da instituição é todo em francês e traz uma breve descrição dos diferentes espetáculos projetados no planetário, horários e condições de visita. Há ainda uma galeria de imagens astronômicas e uma seção de novidades astronômicas, que aborda fenômenos como a passagem de cometas ou chuvas de estrelas cadentes. O site apresenta ainda as missões de observação que o planetário promove em parceria com a Estação de Planetologia dos Pirineus.
Contato: girin@sideral.com

Planétarium de Vaulx-en-Velin
http://www.planetariumvv.com
O Planetário de Vaulx-en-Velin se apresenta como um dos maiores da França. A instituição oferece espetáculos que fundamentam diversos programas pedagógicos. Seu site, que tem versão apenas em francês, apresenta a descrição e a ficha técnica dos espetáculos em cartaz. A página traz ainda a programação dos cursos e eventos organizados pelo planetário, que incluem oficinas para crianças de idades diferentes. Há ainda um quizz sobre o espaço.
Contato: stars@planetariumvv.com

ÍNDIA

M. P. Birla Planetarium
http://education.vsnl.com/planetarium
Situado em Calcutá e inaugurado em 1963 pelo governo indiano, o Planetário M.P. Birla se apresenta como o “primeiro planetário de seu tipo na Índia e o maior da Ásia”. Além da educação e divulgação científica, a instituição tem na pesquisa científica um de seus principais objetivos. O site traz informações sobre a programação do planetário, cursos oferecidos, programas educacionais e links sobre astronomia. Apresenta ainda as manchetes de seu informativo institucional e calendário dos principais eventos astronômicos do ano. A versão original do site é em inglês.
Contato: planetarium@vsln.com

ITÁLIA

Museo della Specola di Padova
http://www.pd.astro.it/visita/default.htm
O Museo della Specola di Padova é parte do Departamento de Astronomia da Universidade local. O site tem versão em inglês e italiano. Oferece uma visita virtual ao museu, acesso ao arquivo fotográfico e informações para visitação.
Contato: pigatto@pd.astro.it

JAPÃO

Misato Observatory
http://www.obs.misato.wakayama.jp/mo.html
Misato Observatory do Japão mantém como objetivos principais a pesquisa astrofísica e a educação e popularização da astronomia. O site fornece, entre outras coisas, uma lista de observatórios japoneses e imagens da Lua.
Contato: info@obs.misato.wakayama.jp

MEXICO

Observatorio Astronómico Nacional. Universidad Nacional Autónoma de México – OAN-UNAM
http://bufadora.astrosen.unam.mx/
Este observatório pertencente ao Instituto de Astronomía da Universidad Nacional Autónoma de México, apresenta em seu site informações gerais da instituição, além de imagens das nebulosas, incluindo outros dados sobre eventos planetários.
Contato: htmladm@bufadora.astrosen.unam.mx

Planetario Alfa
http://www.planetarioalfa.org.mx/
O Planetario Alfa é um museu mexicano de ciência e tecnologia fundado em 1978 em Monterrey. Trata-se de um museu interativo destinado a promover o avanço social dos mexicanos. O site traz informações práticas sobre a visita do planetário e apresenta as diferentes exposições temporárias e permanentes em cartaz no museu. Entre as exposições permanentes, estão Ilusão e razão, Física recreativa e Antigos mexicanos. O site, que é todo em espanhol, traz ainda jogos interativos para o público infantil.
Contato: info@planetarioalfa.org.mx

NOVA ZELÂNDIA

Stardome Observatory
http://www.stardome.org.nz/
Situado em Auckland, Nova Zelândia, o Observatório Stardome é um planetário com espetáculos para adultos e crianças. Sua página na internet, disponível em inglês, traz informações práticas para o visitante, apresenta os diferentes espetáculos em exibição e disponibiliza guias do céu e uma galeria de imagens astronômicas. O site traz ainda notícias sobre astronomia para público leigo e apresenta as publicações editadas pelo Stardome, além de oferecer a possibilidade de se adotar uma estrela.
Contato: info@stardome.org.nz

PORTUGAL

Observatório Astronómico de Lisboa
http://www.oal.ul.pt/
Construído entre 1861 e 1867, o Observatório Astronômico de Lisboa foi integrado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – UL em 1995. Com diversos equipamentos, as instalações do observatório passaram a incluir a sede de um centro de investigação, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa – CAAUL, que visa promover a investigação, educação e divulgação científica. O site traz informações sobre a história do observatório, dados astronômicos, o boletim O Observatório, uma lista de notícias atualizadas, além de assuntos em debate e informações sobre palestras.

Planetário do Porto – Universidade do Porto – UP
http://www.astro.up.pt/planetario/index.html
A versão online do Planetário do Porto oferece informações sobre o fantástico mundo da astronomia. No site você pode fazer marcações de visitas, verificar o preço das visitas, e conhecer a história de Vítor, um garoto de 6 anos que vai a lua. Na sessão Visão do Cosmo há textos sobre o sol e as estrelas. O planetário oferece uma programação geral, voltada para o público adulto, e uma programação só para crianças.
Contato: planetario@astro.up.pt

Planetário online
http://planetario.online.pt/
O centro científico e cultural integrado do Museu de Marinha, denominado Planetário Calouste Gulbenkian, foi inaugurado em 1965, em Lisboa. O site possui informações sobre as sessões públicas e escolares realizadas pelo planetário, os planetas do sistema solar e animações, além de informações sobre o centro e fóruns de debates.
Contato: planetario@planetario.online.pt

REINO UNIDO

Armagh, Northern Ireland – Armagh Planetarium
http://www.armagh-planetarium.co.uk/
O site do Planetário Stardome oferece informações sobre uma variedade de atividades educativas voltadas para estudantes da escola primária, fotos das áreas de exposição e disponiliza cartas escritas pelas crianças que, através do telescópio, puderam ver a magnitude o universo. Na seção Admission há informações detalhadas sobre o sistema de visitas e os contatos do planetário. Você encontra um shop on-line onde é possível adquirir fitas de vídeo, mapas, globos e posters coloridos.
Contato: info@armagh-planetarium.co.uk

The Orange Imaginarium
http://www.at-bristol.org.uk/explore/planetarium.htm
Localizado na cidade de Bristol, Inglaterra , Orange Imaginarium é um planetário composto de uma enorme esfera metálica com 100 poltronas, fornecendo moderna tecnologia através de experiências sensoriais com projeções de raio laser, filmes IMAX 3D, sons com efeito surround, entre outras coisas. Sua proposta é educar de uma maneira divertida, surpreendente, proporcionando um bom entretenimento. O site mostra simuladores que utilizam tecnologia QUICKTIME. A página traz ainda outros links, programas educacionais e notícias sobre ciência, tecnologia, assuntos espaciais e saúde.
Contato: education@at-bristol.org.uk

RÚSSIA

The Memorial Museum of Cosmonautics
http://www.museum.ru/kosmonav/
O Memorial da Cosmonáutica apresenta salões com peças autênticas e réplicas de naves e trajes espaciais
O site do Memorial da Cosmonáutica apresenta resumidamente em russo ou inglês as galerias de exposição da história da cosmonáutica russa.

FONTES DE REFERÊNCIA

NASA Spacelink
http://spacelink.nasa.gov/index.html
Mantida desde 1988, a página é um serviço da Educacional Division (divisão educacional) da National Aeronautics and Space Administration – Nasa para auxiliar professores. Fornece sugestões para o uso do material de divulgação da agência espacial na sala de aula e dá acesso a seus recursos eletrônicos de ensino. Em The Library, são apontados projetos, serviços educacionais, novidades, publicações eletrônicas e outros recursos da agência, funcionando como guia dos recursos de Internet da NASA, com centenas de páginas orientadas para os usuários.
Contato: http://spacelink.nasa.gov/xh/comments.html

Fonte: 
Biblioteca Virtual de Museus de Ciência e Divulgação Científica
http://www.prossiga.br/divulgaciencia