O seu portal de centros e museus de ciência

Livros

Publicações sobre popularização da ciência no Brasil e no exterior. Essas obras apontam caminhos para facilitar o acesso ao conhecimento científico, através da atuação de centros  e museus de ciência ou de inovações nos métodos didáticos.
Para  detalhes de cada publicação, clique no título.

Ana María Sánchez Mora – Editora UFRJ

A autora combina seus dois ofícios – ciência e literatura – união que resulta em um instrumento de divulgação científica. No livro, a autora traz também uma breve história da divulgação da ciência desde o século XVII, além de abordar a importância dos textos científicos para a difusão de novas idéias.

A divulgação da ciência como literatura – Ana María Sánchez Mora, Cidade do México, Editora UFRJ, 2003.

Informações: casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br

(Coord.)
Juan Tonda Mazón
Ana María Sánchez Mora
Nemesio Chávez Arredonda
Dirección General de Divulgación de la ciencia – Universidade Nacional Autónoma de México

Esta publicação traz uma antologia com reflexões de divulgadores da ciência no México. Permite que o leitor aprenda mais sobre a expressão “divulgação da ciência”, além de mostrar, aos divulgadores do mundo inteiro, um pouco do que pensam e do que fazem os pesquisadores mexicanos a respeito deste tema.

Antología de la divulgación de la ciencia em México – Coordenado por Juan Tonda Mazón, Ana María Sánchez Mora e Nemesio Chávez Arredonda. Dirección General de Divulgación de la Ciencia – Universidade Nacional Autónoma de México, México DF.

Informações: wwwadm@www.unam.mx

Ronaldo de Almeida
Douglas Falcão
Editora MAST

Produzido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), apresenta cinqüenta e três módulos interativos do “Brincando com a Ciência”, incluindo descrição detalhada da montagem, dos materiais necessários e das possibilidades de uso. Os módulos foram agrupados de acordo com o conteúdo científico abordado e, ao final de cada apresentação, são feitos comentários sobre os princípios científicos básicos observados nas experiências.

Brincando com a Ciência: Experimentos Interativos de Baixo Custo – Ronaldo de Almeida, Douglas Falcão – Rio de Janeiro, MAST, 1996.

Informações: mast@mast.br

CPC
Sibi-USP

Esta publicação traz uma identificação dos bens culturais da USP de forma a garantir seu uso qualificado e sua extroversão para a sociedade. Uma das iniciativas deste programa tem sido a procura em identificar o uso dos acervos museológicos e das coleções especiais da USP na produção de suas teses e dissertações.

Catálogo das Coleções Especiais e Acervos Museológicos da USP – São Paulo, CPC, Sibi-USP, 2003.

Informações: dtsibi@org.usp.br

Org.
Cauê Matos
Vários autores
Editora Terceira Margem

Buscando participar e promover discussões sobre políticas educacionais vigentes no país, a Estação Ciência realizou em 2000 a 5ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências. Esta publicação é resultado deste encontro, que reuniu especialistas de diversas áreas da educação.

Ciência e Arte: imaginário e descoberta – Cauê Matos (org.), São Paulo, Terceira Margem, 2002.

Informações: terceiramargem@uol.com.br

Org.
Caue Matos
Vários autores
Editora Terceira Margem

A publicação é resultado de um grande encontro com especialistas de diversas áreas da educação – a 6ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências – discutindo a respeito da inclusão social, pressupondo a ciência e o conhecimento científico como uma das possibilidades dessa inclusão.

Ciência e inclusão social – Caue Matos (org.), São Paulo, Ed. Terceira Margem, 2002.

Informações: terceiramargem@uol.com.br

Org.
Luisa Massarani
Ildeu de Castro Moreira
Fatima Brito
Editora UFRJ

O livro mostra como iniciativas dispersas tentam articular-se de alguma forma, criando um panorama favorável para esta conscientização no País.

Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil – Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Fátima Brito (orgs.), Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural da Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

Informações: casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br

Len Fischer
Editora Zahar

Explica alguns dos mais profundos problemas científicos usando atividades corriqueiras do nosso dia-a-dia: o café da manhã, as compras do supermercado, pequenos consertos feitos em casa, os esportes ou uma cerveja com os amigos.

Ciências do Cotidiano – Len Fischer  – Editora Zahar

Ronaldo Mancuso (coord.)
Valderez Marina do R. Lima
Vera Alfama Bandeira
Editora Cecirs

A obra busca responder questões como ‘o que é um Clube de Ciências?’, ‘como se pode criar um clube?’ e se é possível manter ou dinamizar um já existente. A busca de respostas a questões como essas foi o incentivo a cada capítulo do livro, com base na vivência dos autores em muitos anos de sala de aula e de atividades em Clubes de Ciência.

Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização – Ronaldo Mancuso (coord.), Valderez Marina do R. Lima, Vera Alfama Bandeira, Porto Alegre, Ed. Cecirs., 1996.

 Informações: r.mancuso@uol.com.br

Moacir Loth (Org.)
Associação Brasileira de Jornalismo Científico

Este livro publica, além de breves apresentações e um artigo do jornalista José Hamilton Ribeiro, os resultados científicos apresentados durante o 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, realizado em maio de 2000.

Comunicando a Ciência – Moacir Loth (org.), vários autores – Florianópolis, ABJC, 2001.

Cauê Matos (org.)
Vários autores
Editora Terceira Margem

Esta publicação traz as discussões, reflexões e experiências das atividades acadêmicas desenvolvidas durante a 7ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências. Este evento científico-cultural é realizado anualmente e tem o objetivo de promover e divulgar novos produtos e materiais didáticos, pesquisas e atividades culturais, criados para a melhoria da qualidade do ensino e da difusão do conhecimento.

Conhecimento científico e vida cotidiana – Cauê Matos (org.), São Paulo, Terceira Margem, 2003.

Informações: terceiramargem@uol.com.br

Orgs.
Ildeu de Castro Moreira
Luisa Massarani
Carla Almeida

O livro traz uma coletânea inédita de 22 cordéis que abordam a vida de cientistas brasileiros e estrangeiros (Newton, Einstein, Sabin, Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Galileu, Hipócrates, Arquimedes e Kepler), além de temas como espaço, meio ambiente e saúde.

Cordel e Ciência – Organizadores Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani e Carla Almeida, Rio de Janeiro, Vieira & Lent/ Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2005.

Informações
Editora Vieira & Lent
Tel: (21) 2262-8314
E-mail: editora@vieiralent.com.br

Vários autores
Editora Fapesp

A publicação dá seqüência a uma iniciativa da Fapesp que tomou forma em julho de 1998, com a publicação do livro Vigor e Inovação na Pesquisa Brasileira. O que a Fundação então pretendia – e reafirma com o presente volume – era apresentar, em linguagem clara, concisa e alheia aos jargões dos especialistas, um pouco do que se pesquisa neste País, como e para que se pesquisa.

Do Laboratório à Sociedade – Resultados de Projetos Temáticos em São Paulo – Volume 2, Vários autores, São Paulo, Ed. Fapesp, 1999.

Informações: imprensa@fapesp.br

Org.
Guaracira Gouvêa
Martha Marandino
Maria Cristina Leal
Access Editora

O livro é fruto de um trabalho coletivo de experiências cotidianas e reflexões, realizado pela equipe de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e seus parceiros do Brasil e do exterior há aproximadamente uma década. A publicação revela o esforço de colocar em mãos de diferentes profissionais – cientistas, educadores, curadores, museólogos, divulgadores, entre outros – o resultado de uma produção acumulada no campo da Educação em Museus de Ciências.

Educação e Museu – A construção social do caráter educativo dos museus de ciência – Guaracira Gouvêa, Martha Marandino e Maria Cristina Leal (orgs.), Rio de Janeiro, Access Editora, 2003.

Org.
Silvério Crestana (coord.)
Ernst W. Hamburger
Dilma M. Silva
Sérgio Mascarenhas
Editora Livraria da Física

A publicação representa uma histórica contribuição para os esforços de educação para a Ciência no Brasil e na América Latina. Registra os trabalhos dos conferencistas e participantes do Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciência.

Educação para a Ciência: Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciência. Silvério Crestana (coord.); outros organizadores: Ernst W. Hamburger, Dilma M. Silva, Sérgio Mascarenhas (orgs.), São Paulo, Editora Livraria da Física, 2001.

Informações: livrariadafisica@uol.com.br

Coordenador
Dietrich Schiel
Estação Ciência / Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP / Academia Brasileira de Ciências (ABC)

O objetivo da obra é fornecer uma ferramenta ao professor engajado na renovação do ensino das ciências. Elaborado por especialistas franceses, no Brasil o livro foi testado em sala de aula e foram feitas pequenas adaptações no conteúdo e na bibliografia.

Ensinar as ciências na escola – Coordenador Dietrich Schiel, São Paulo, 2005

Informações: cdcc@cdcc.sc.usp.br

Curt Suplee
Book Division/ National Geographic Society, Washington, D.C.

Este livro busca ajudar o leitor a observar os acontecimentos do cotidiano de forma diferente e, desta forma, entender melhor o como e o porquê dos fenômenos produzidos pela natureza todos os dias.

Everyday Science Explained, Curt Suplee – Book Division/ National Geographic Society, Washington, D.C.

Eduardo de Campos Valadares
Editora UFMG

A idéia é descobrir brincando algumas leis físicas que regem o funcionamento da natureza. As mais de cem experiências descritas no livro podem ser feitas com materiais recicláveis.

Física mais que divertida – Eduardo de Campos Valadares, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2000.

Informações: editora@bu.ufmg.br

Org.
Vanessa F. Guimarães
Gilson Antunes da Silva
Vários autores

Esta publicação é resultado do Seminário Internacional: Implantação de Centros e Museus de Ciência, ocorrido em 2002. O seminário buscou reunir profissionais engajados na área de museus e centros de ciência e discutir temas relevantes às suas atividades cotidianas.

Anais Seminário Internacional de Implantação de Centros e Museus de Ciências – Vanessa Fernandes Guimarães e Gilson Antunes da Silva (orgs.), Rio de Janeiro, UFRJ, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação em Ciência.

Informações: casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br

MAST

Em comemoração ao décimo quinto aniversário do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), esta publicação traz a sua coleção de instrumentos científicos – uma das mais importantes do gênero ao nível mundial. O inventário é a fase final do processo de tratamento de um acervo e a sua publicação permite a divulgação de informações relevantes para consulta por pesquisadores e estudiosos.

Inventário da Coleção de Instrumentos Científicos do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, MAST, 2000.

 Informações: mast@mast.br

María del Carmen Farías (coord.)
Marco Antonio Pulido
Axel Retif
Maribel Díaz
Fondo de Cultura Económica

O livro pertence à série “La ciencia desde México”, na qual propõe meios de se colocar a ciência ao alcance de todos, despertar o interesse – e até mesmo a vocação – dos jovens, assim como sua imaginação, seu espírito crítico e, sobretudo, dar vigor ao pensamento e à leitura científicos.

La ciencia desde México – Una experiencia en la divulgación científica – María del Carmen Farías (coord.), Marco Antonio Pulido, Axel Retif, Maribel Díaz – Fondo de Cultura Económica, 1996

Org.
Eduardo Martínez
Jorge Flores
Fondo de Cultura Económica

Os artigos selecionados para esta publicação expõem modos de estimular e promover tanto a reflexão quanto o debate em torno das questões relacionadas à popularização da ciência e da tecnologia na América Latina.

La popularización de la ciencia y la tecnología: reflexiones básicas – Eduardo Martínez, Jorge Flores, Fondo de Cultura Económica, 1997.

Jim Hartz
Rick Chappell
Dirección General de Divulgación de la Ciencia – Universidad Nacional Autónoma de México

Este livro relata em parte a edificação de um império mundial – o instrumento de investigação científica americano – e seu surgimento como resultado do medo de uma poderosa decisão e vontade coletiva; seu auge, supremacia e liderança, e o começo de sua lenta decadência devido à diminuição do financiamento voltado para seu desenvolvimento.

Mundos Separados – Jim Hartz e Rick Chappell, Mexico DF, Dirección General de Divulgación de la Ciencia – Universidad Nacional Autónoma de México, 2001.

Informações: wwwadm@www.unam.mx

Org.
Ernst W. Hamburger
Caue Matos
Vários autores
Edusp

Este livro aborda parte das idéias discutidas durante a realização da 4ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, realizada na Estação Ciência em 2000. A educação no Brasil ainda apresenta sérios problemas e esforços como os aqui apresentados indicam a possibilidade de sua melhoria qualitativa e quantitativa já no início do século XXI.

O desafio de Ensinar Ciências no Século XXI, Ernst W. Hamburger e Caue Matos (orgs.), São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Estação Ciência, Brasília, CNPq, 2000.

Org.
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Dietrich Schiel
Ed. Vitae/Unimep/USP

Este livro apresenta a Experimentoteca, um laboratório das Ciências da Natureza que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma biblioteca pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um número extenso.

O livro da Experimentoteca – Maria Guiomar Carneiro Tomazello, Dietrich Schiel. Piracicaba, Vitae/Unimep/USP, 1998.

Informações: dietrich@if.sc.usp.br

Vários autores

Esta publicação reúne os trabalhos apresentados, sob forma de comunicação oral, no âmbito do Encontro sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus, realizado em setembro de 2001 pelo Museu da Vida e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.

O Museu e seus públicos – Negociação e Complexidade – Vários autores, Rio de Janeiro, 2001.

Informações: museudavida@coc.fiocruz.br

Org.
Luisa Massarani
Casa da Ciência / Museu da Vida / Vieira & Lent

A edição discute os desafios de divulgar ciência para crianças e buscar estratégias para estimular a curiosidade e o interesse pelo assunto desde a infância.  São oito artigos de autores do Brasil, Chile e México que apresentam iniciativas distintas de se levar temas da ciência ao público infantil, por meio de jogos, museus, revistas, entre outros.

O Pequeno Cientista Amador – Organizador Luisa Massarani, Rio de Janeiro, Vieira & Lent, 2005

Informações
Editora Vieira & Lent
Tel: (21) 2262-8314
Email: editora@vieiralent.com.br

Autores: Débora Peres Menezes e Nelson Canzian da Silva
Editora: Sociedade Brasileira de Física (2013)

O livro traz uma narrativa documentada dos esforços envidados ao longo de mais de oito anos para a estruturação de um centro de ciências em Florianópolis. Traz também uma descrição dos equipamentos e projetos educacionais implantados até o momento.

Clique aqui para fazer download da publicação.

Org.
Eduardo Guimarães
Vários autores
Pontes Editores

O livro reúne textos que refletem sobre aspectos que dizem respeito às relações entre as políticas científicas, a produção do conhecimento e sua circulação pela mídia. Os artigos estão divididos em três partes: A Ciência como Notícia, Produção de Conhecimento e Estado e Jornalismo Científico.

Produção e Circulação do Conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade – Eduardo Guimarães (org.), Campinas, Pontes Editores, 2001.

Informações: ponteseditores@ponteseditores.com.br

Alfredo Luis Mateus
Ed. UFMG

O livro busca guiar o leitor pelo mundo colorido e multiforme da química, trazendo vários experimentos simples e de fácil execução, muitos com grande impacto visual. Desta forma, por trás de vários truques, o autor explica a química de uma forma simples e acessível.

Química na Cabeça – Alfredo Luis Mateus, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2001.

Informações: vendas@editora.ufmg.br

Marzia Mazzonetto
Matteo Merzagora
Elisabetta Tola

Science in Radio Bradcasting – Marzia Mazzonetto, Matteo Merzagora, Elisabetta Tola, Polimetria, 2005.

Clique aqui para fazer download.

Org.
Luisa Massarani
Jon Turney
Ildeu de Castro Moreira
Casa da Ciência / Museu da Vida / Vieira & Lent

Este é o quarto volume da série que busca oferecer ao público brasileiro reflexões sobre a divulgação científica, seus impasses e dilemas. Alguns textos tratam da resposta popular à ciência e à tecnologia, os conhecimentos dos leigos, a participação do cidadão no processo científico e as estratégias para se conhecer melhor as audiências.

Terra Incógnita – a interface entre ciência e público – Organizadores Luisa Massarani, Jon Turney, Ildeu de Castro Moreira, Rio de Janeiro, Vieira & Lent, 2005

Informações
Editora Vieira & Lent
Tel: (21) 2262-8314
Email: editora@vieiralent.com.br