É com muita preocupação e indignação que recebemos a notícia de que o desfecho de um processo administrativo extemporâneo aberto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia contra o nosso presidente Douglas Falcão, ex-Diretor do Departamento de Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia, contra o ex-Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), o professor aposentado Oswaldo Baptista Filho, ex-reitor da UFSC e ex-prefeito de São Carlos, além da servidora Marylin Peixoto da Silva Nogueira, resultou na exoneração dessas 3 pessoas. Isso depois da anulação de um processo anterior que se estendeu por mais de quatro anos e que os inocentou. Decidiram então pela criação de um novo processo, que correu de forma irregular e problemática para impor a pena máxima, de demissão e desaposentadoria. Pena que nos parece absolutamente desproporcional a eventuais falhas administrativas em prestações de contas de um processo grande e complexo.
Tendo em vista o histórico do Douglas, de um profissional extremamente preparado e íntegro, um verdadeiro militante da divulgação científica e da educação; pela qualidade do seu relacionamento com a ciência, com os seus pares e com o público ao longo de mais de 34 anos; e especialmente pela retidão do seu caráter, somos unânimes em considerar que não nos é possível admitir qualquer desvio de conduta do nosso presidente e amigo.
Assim, vimos nos solidarizar com o Douglas e demais colegas e esperar que a justiça seja feita o mais breve possível, para que esses profissionais tenham suas histórias de vida recompostas, sendo reincorporados às suas instituições e voltarem a ter condições de arcar com o sustento de suas famílias.
Toda nossa solidariedade a Douglas Falcão e demais colegas.
DIRETORES DA ABCMC:
Vice-Presidente: Rodrigo Arantes Reis
1º Secretário: Lúcia das Graças Santana da Silva
2º Secretário: Antonio José Silva Oliveira
1º Tesoureiro: Tania Margarida Maria Costa
2º Tesoureiro: Diego Bevilaqua