Um grande teatro de estrelas dotado de modernos instrumentos capazes de reproduzir, com precisão, o céu com todos os seus astros e movimentos.
O Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresenta ao público os principais conhecimentos e avanços da astronomia.
Mesmo antes da criação da universidade, em 1960, já estava prevista em seu pré-projeto a construção de um planetário na praça central de seu campus.
Em 1971, a proposta se concretizou com a inauguração do Planetário da UFMS, um dos primeiros do Brasil e pioneiro em se tratando de uma cidade do interior. Atualmente, conta com uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro e uma sala com capacidade para comportar 120 pessoas.
Desde 1998, o planetário mantém, no mesmo prédio, o Museu Interativo de Astronomia, que busca contribuir com o ensino dessa área nas escolas e incentivar a capacidade criativa dos jovens.
O museu apresenta ao público, de forma lúdica e interativa, a origem, a evolução, as características e as leis que regem o sistema solar, bem como a evolução do conhecimento astronômico, desde o início da civilização até a conquista espacial atual e futura.
As visitas ao espaço são guiadas por monitores – estudantes de geografia, física e engenharia da UFSM – e devem ser agendadas previamente.