Um convite para viajar pelo mundo da ciência, um espaço de informação e diversão.
Essa é a ideia por trás do nome do centro interativo de ciências paulista, batizado pelo publicitário Washington Olivetto.
“Estação” também pela sua proximidade com as estações ferroviária e de metrô, no bairro da Lapa. Sua localização também tem história… A estação está instalada em galpões construídos, no início do século XX, para abrigar uma tecelagem.
Ao longo dos anos, foram utilizados por diferentes órgãos do governo para desempenhar diversas funções.
Em 1986, atendendo a uma reivindicação da comunidade científica de São Paulo, o governo do estado cedeu o uso do imóvel ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a criação da Estação Ciência.
Instalado oficialmente em 1987, o centro nasceu com o desafio de divulgar a cultura e a arte para o grande público e oferecer aos visitantes – especialmente estudantes de ensino fundamental e médio – a oportunidade de conhecer e vivenciar aspectos da ciência produzida dentro e fora das universidades.
Para tanto, apresenta exposições permanentes e temporárias em diversas áreas do conhecimento, disponibiliza exposições itinerantes, oferece cursos e promove eventos e atividades de popularização da ciência.