O seu portal de centros e museus de ciência

JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA

Quando o arquiteto Lúcio Costa projetou Brasília, já estava nos seus planos a implantação de um jardim botânico.

Mas a sua história antecede à fundação do Distrito Federal: antes de os homens chegarem com as máquinas para construir a capital do país, o Cerrado já estava lá.

É justamente esse tipo de ecossistema que ganha destaque no Jardim Botânico de Brasília. Apesar disso, demorou um pouco para ser implementado na cidade.

O lugar para sua instalação foi repensado, pesquisadores foram buscar ajuda no Jardim Botânico do Rio… Até que, em 1985, nasceu a instituição, um espaço de pesquisa, educação ambiental e lazer para a população.

A área de visitação pública possui 526 hectares, com plantas nativas e exóticas identificadas.

Nesse espaço, o visitante é convidado a percorrer uma trilha ecológica com, aproximadamente, 4.500 metros, onde formações vegetais típicas do Cerrado podem ser observadas.

Há, ainda, o Orquidário, o Herbário, o Jardim Japonês, o Centro de Visitantes, a Casa de Chá, o Jardim de Contemplação, a Biblioteca da Natureza, o Mirante, o Jardim Sensorial… Além desses e outros atrativos, a instituição desenvolve, em seu Laboratório Multidisciplinar, pesquisas nas áreas de botânica, ecologia e manejo de recursos naturais, visando ao conhecimento e à preservação da vegetação do Cerrado.